10 Lugares imperdíveis para conhecer em Moscou

Conhecer Moscou foi uma experiência incrível. A cidade tem muitos atrativos. Fundada em 1147, tornou-se capital da então União Soviética em 12 de março de 1918. Hoje é a cidade mais populosa da Rússia.

Ao longo dos séculos a cidade foi foco de tradições culturais russas que ainda são cuidadosamente conservadas no país.

Passear pela cidade é vivenciar um pouco da nossa história recente. Muitos dos pontos turísticos fazem parte do legado da era comunista. Alguns são reconstruções do que foi destruído durante as guerras. E tudo é muito grandioso na cidade.

São vários passeios imperdíveis, mas aqui está uma lista dos 10 pontos que não podem faltar na sua lista quando visitar a cidade.

 

1. Praça Vermelha

No coração da cidade está a famosa Praça Vermelha. Lugar de importantes manifestações durante toda a história da Rússia. Aqui fica o Kremilin, sede do governo russo, o Mausoléu de Lenin, a GUM, o Museu Histórico do Estado da Rússia e a Catedral de San Basílico.

 

Parada mais do que obrigatória, assim como todos os locais a sua volta. A Praça Vermelha é considerada patrimônio mundial da UNESCO.

 

2. O Kremilin

Kremilin significa fortaleza em russo, e várias cidades tem seu próprio kremilin. Mas o Kremilin de Moscou é um dos maiores símbolos da Rússia. É a parte mais antiga da cidade fundada em 1147 e sede do governo.

Ao longo dos séculos fez parte das tradições culturais russas e sofreu diversas modificações e construções. Durante o regime soviético mosteiros e templos foram demolidos. O Palácio do Congresso e hoje funciona como uma sala de espetáculos e concertos. As muralhas e torres seguem um estilo de construção da Europa Medieval e lembram uma fortificação.

Sendo sede do governos e residência oficial do governante russo, a visita é permitida apenas em parte de sua extensão. Mesmo assim vale a pena separar um dia inteiro para conhecer o Kremilin.

Visitar o Kremilin foi uma experiência fantástica. E é bem tranquilo e organizado. Claro que segurança é grande, e não é permitido entrar com bolsas grandes ou mochilas. Observe as regras e não saia do caminho da visita, pois logo um apito dos seguranças irá indicar que algo está errado e o turista pode levar uma “simpática bronca”.

São vários pontos para visitar entre os grandes destaques estão a Catedral da Dormição e a Armaria.

A Catedral da Dormição é o principal templo do Estado Russo, e foi erguida entre 1475 e 1479. Aqui foram coroados todos os monarcas russos. A catedral foi também palco da celebração de diversas vitórias militares nos reinados de Pedro, o Grande e Catarina II.

A Armaria, uma construção datada de 1547 é o museu mais antigo da Rússia e abriga a fabulosa coleção de Ovos Fabergé. Imperdível!

 

3. Mausoléu de Lênin

No imponente mausoléu de granito situado na Praça Vermelha está o corpo de Lênin, uma das personalidades políticas mais famosas da Rússia, que foi o chefe de Estado e líder da Revolução Russa.

A visita ao mausoléu não demora mais do que 5 minutos, mas a fila para entrar tende a ser longa e demorada, principalmente no verão, pois você deve passar por um detector de metais e revista rigorosa, além de não serem permitidas mochilas e bolsas grandes, fotos dentro do local ou uso de celulares.

A dica para os que desejam evitar filas é chegar cedo ao local.

 

4. A Catedral de São Basílio

Uma das mais belas construções da capital russa, com suas cúpulas coloridas e com as torres de tijolos vermelhos, a Catedral de São Basílio se destaca na Praça Vermelha.

Fiquei bastante impressionada com sua imponência e beleza. O interior é igualmente fascinante com arte por todos os lados, pinturas e afrescos do século XIX e outros tesouros.

A igreja foi construída a mando de Ivan, o Terrível, em comemoração à vitória na batalha Kazan, em 1552 e a unificação das terras russas em torno de Moscou.

 

5. O Metro de Moscou

Andar de metro em Moscou é mais do que um meio de locomoção. O metro e suas estações são uma atração turística extraordinária! Conhecido como Palácio Subterrâneo, foi inaugurado na era Stalin em 1935. Suas estações são verdadeiros museus com esculturas, pinturas, mosaicos e vitrais e uma fascinante arquitetura.

E vale ressaltar que é mesmo um Palácio Subterrâneo, com escadas rolantes quase intermináveis. Realmente impressionante.

A parte complicada é ler as placas e nomes das estações em cirílico. Mas se você se perder por ali, considere estar perdido por algum tempo dentro de um museu. Aprecie e tudo bem!

A dica é levar aquele livrinho com palavras em cirílico!

 

6. Convento Novodévitchi

Um dos mais belos conventos de Moscou, que também é Patrimônio Mundial da Unesco.

Fundado em 1524 o convento desempenhou função de Forte avançado na defesa da capital russa por diversas ocasiões. Está diretamente ligado a história politica, cultural e religiosa da Rússia, usado pelas mulheres das famílias da mais alta nobreza feudal e da família soberana.

Entrando no convento visite a belíssima catedral ortodoxa dedicada a Nossa Senhora de Smolensk. O cemitério do convento também costuma atrair muitos turistas. Ali estão os túmulos de personalidades como o escritor russo Bulgakov, o ator e diretor Constantin Stanislavski, o ex-presidente Boris Yeltsin, entre outros.

O convento fica a 900 metros da estação do Metrô Sportivnaya, e está aberto a visitação das 7:00 às 19:00 horas todos os dias da semana. O cemitério abre das 9:00 às 17:00h.

 

7. Catedral de Cristo Salvador

A Catedral do Cristo Salvador é considerada um ícone do renascimento cristão ortodoxo na Rússia e é um marco na cidade, não apenas pela sua grande beleza e riqueza, mas também por sua história.

Sua construção tem início no século XIX, quando o então imperador Alexandre I decidiu fazer uma homenagem aos soldados mortos na guerra após a vitória do exército russo sobre as forças napoleônicas.

Mas a igreja que visitamos não é a mesma construção do século XIX.

Inaugurada em 1883 foi dinamitada em 1933 durante a era do comunismo no país, pois era considerada um símbolo do Império Czarista da Rússia.

O partido soviético queria construir em seu lugar o Palácio dos Soviets. Ele deveria ter uma torre de 400 metros de altura com a estátua Lênin no topo. Um projeto ambicioso para dizer pouco. Mas por causa das dificuldades técnicas nunca saiu do papel.

Durante o regime comunista no lugar da catedral funcionou uma espécie de piscinão público. Confesso que é difícil imaginar um piscinão nesse mesmo local.

Nos anos 90, após a queda da URSS, a Catedral foi reconstruída de forma idêntica a original e reinaugurada no ano 2000.

 

8. Teatro Bolshoi

Um dos teatros mais famosos do mundo. Um símbolo do balé clássico, da disciplina e beleza que a dança representa.

Assistir a um espetáculo do balé Bolshoi no Teatro Bolshoi é um raro privilégio.

O site oficial do teatro traz a programação os ingressos podem ser adquiridos on-line. Programe com antecedência.

http://www.bolshoi.ru/en/

 

9. G.U.M.

Construída durante o regime socialista soviético a GUM era a grande loja de departamento de produtos do ocidente disponíveis para os governantes e pessoas do alto escalão do partido soviético.

Hoje é um shopping center com diversas lojas e uma arquitetura impressionante.

 

10. Universidade Estadual de Moscou

Construído numa combinação de estilos barroco e gótico, o enorme edifício da Universidade de Moscou foi erguido durante a época do regime socialista.

Para comemorar a vitória da União Soviética na II Guerra Mundial, Stalin ordenou a construção de sete arranha-céus no mesmo estilo na cidade de Moscou. Eles ficaram conhecidos como “as sete irmãs de Stalin”. Entre eles está o edifício da Universidade.


Se você está planejando sua viagem para Rússia acompanhe as dicas dos próximos posts no blog. Confira também como ficar conectado durante todo o tempo com o chip da MySimTravel. Clique aqui para detalhes.

Para reservar e consultar os melhores hotéis clique aqui.


Gostou das informações que juntamos para você? Nosso post foi útil para seu planejamento de viagem?  Para saber mais sobre os hotéis e restaurantes, consulte os comentários no TripAdvisor

Então deixe o seu like ou um comentário, a gente gosta muita da interação com o leitor! Sua opinião é muito importante para nós e nos ajuda a melhorar ainda mais o nosso conteúdo!

Acompanhe nossas viagens pelo Instagram @maripelomundo.blog e na nossa página do Facebook Mari Pelo Mundo.

E se você está planejando sua viagem confira nessa página os links dos nossos parceiros e páginas para reservar seus hotéis, alugar carro, pedir seu chip de internet, fazer o seguro de viagem e comprar passagens aéreas. Para roteiros personalizados que detalham dia a dia sua viagem com sugestões dos melhores pontos a serem visitados nos consulte pelo e-mail: contato@maripelomundo.com.br

Cada vez que você contrata um serviço usando os nossos links está ajudando a manter nosso blog. Procuramos sempre trazer novos destinos e experiências vividas por nós que poderão contribuir para que a sua viagem seja ainda melhor.

 

 

 

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.