Visitando o MAAT com criança em Lisboa

O MAAT é o Museu de arte, arquitetura e tecnologia em Lisboa. A primeira impressão minha é de que a filha não ia amar o passeio, mas resolvi insistir comigo mesma e tiramos a tarde para visitar o MAAT.

O tempo passou rápido, foi curto para ver tudo e esperamos voltar em breve.  Adoramos o Museu. O dia estava lindo e o Museu tem uma proposta cultural diferente.  Fica em um lugar maravilhoso em frente ao Tejo (Estação de Belém).  É muito fácil chegar.  (Na verdade, fomos de Tuk Tuk do centro até lá e foi super divertido).

Uma coisa boa é que fica aberto até as 20 horas (confira no site a programação) e com isso, a visita não precisa ser tão corrida.

Central Tejo

São espaços diferentes a serem visitados. Começamos pelo Edifício da Central Tejo.  Só o edifício já é um passeio.  É um patrimônio histórico totalmente conservado e com a maquinaria original da Fundação EDP de eletricidade.   

Integrada no MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, a Central Tejo continua a contar história da eletricidade, evocando o funcionamento e o ambiente de trabalho da antiga fábrica. Através do maior acervo nacional sobre a história da eletricidade em Portugal e de um conjunto de propostas expositivas que percorrem a evolução da eletricidade até às energias renováveis, disponibilizam-se ao público conhecimentos fascinantes sobre este tema.

 

Adoramos estar dentro de uma central elétrica mas com toda a modernidade e conforto do Museu.

O novo edifício

Em 5 de outubro de 2016, o novo edifício foi inaugurado.

A arquiteta britânica Amanda Levete quis criar espaços que levem as pessoas a encontrarem-se, que mescle com a paisagem e deixe a vista livre para a cidade e para o rio. A ideia estar criar um espaço onde as pessoas pudessem vir para o museu mas também para um local de espaços públicos.

 

 

São sete mil metros quadrados de construção e um jardim público. Foram gastos mais de 19 milhões de euros

A cobertura do MAAT une-se às zonas comuns e pode ser atravessada e usada, como zona pública.  Os azulejos vêm de Barcelona . Têm 60 centímetros de altura e estão assentados em placas de metal e são perfurados.

 

Maat com crianças

Muito bom legal levar as crianças no Maat, principalmente as de 5 a 10 anos.   Para os pequenininhos, também é um passeio interessante e acessível.  Visualmente bonito.  Há algumas obras que são interativas e as crianças vão gostar.

O prédio novo tem um mirante maravilhoso onde pode-se admirar o Tejo e a cidade.  Minha filha adorou o lugar, o espaço amplo, as exposições e o fato de estar dentro de uma caldeira.  Quanto maior a idade, mais compreensão do que se trata o acervo do prédio central.

Para pequenininhos, o carrinho de bebê é bom porque anda-se muito.

 

 

Mais informações

A Central e o MAAT estão abertos ao público das 12h às 20h.
Encerram às terças-feiras e nos dias 25 de dezembro, 1 de janeiro e 1 de maio.
Confira as atualizações no site antes de ir

https://www.maat.pt/

Fundação EDP
Av. Brasília Central Tejo, Belém   1300-598 Lisboa

Autocarros: 728, 714, 727, 729, 751
Elétrico: 15
Comboio: Linha de Cascais, Estação de Belém
Barco: Estação Fluvial de Belém

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!