Viagem ao Alentejo: 12 razões para visitar Évora

A cidade de Évora fica no Alto Alentejo e é a unica cidade portuguesa membro da Rede de cidades europeias mais antigas (nem sabia que existia essa rede, agora já sei!  Lisboa parece que também é bem antiga, a lista é dinâmica.  Mantova também está na lista e várias cidades da Grécia também, obviamente)

Évora fica entre Arraiolos, Estremoz, Viana do Alentejo.. ou seja, cercada de lindas cidades.  Vale a pena um passeio pela região do Alentejo.  Évora é bastante especial porque tem um centro histórico muito bem-preservado, quase uma Cidade-Museu. Em 1986, o centro histórico da cidade foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Veja 12 razões para ir a Évora (embora existam muitas outras mais)

1. Praça do Giraldo

Apesar de tantos locais históricos, a Praça do Giraldo é o lugar que concentra restaurantes, sorveterias, lojinhas e gente.  Com certeza será um dos lugares que você irá mais de uma vez enquanto estiver em Évora.

Praça do Giraldo
Praça do Giraldo
Praça do Giraldo
Praça do Giraldo

 

2. Catedral da Sé

Construída entre os séculos XIII e XIV é uma das mais importantes do país em estilo Medieval. No século XVIII a capela-mor foi reconstruída em estilo barroco.

 

3. Muralhas

Tiveram início no século XIV, por ordem de Afonso IV de Portugal e duraram até o reinado de Fernando I de Portugal.

O conjunto é constituído pelas:

  • torres e panos de muralha
  • as torres da Rampa dos Colegiais,
  • do Baluarte de São Bartolomeu,
  • do Jardim Público,
  • das Portas de Aviz,

As Muralhas de Évora (da cerca medieval), são também conhecidas como Cerca Nova de Évora ou Muralhas Fernandinas de Évora.

 

Evora - Muralha
Evora – Muralha

 

4. Universidade de Évora

A Universidade de Évora foi fundada em 1559 pelo Cardeal D. Henrique, Arcebispo de Évora, mais tarde Rei de Portugal. Em 1759 foi encerrada por ordem do Marquês do Pombal, aquando da expulsão dos Jesuítas. Voltou a ser reaberta em 1973, por decreto do então ministro da Educação, José Veiga Simão.

O prédio é muito bonito e a Universidade tem uma grande importância para a cidade.

Evora - Universidade de Évora
Evora – Universidade de Évora

5. Templo de Diana

Ou Templo romano de Évora, é um dos monumentos romanos mais importantes de Portugal. Fica no ponto mais alto da cidade e foi parte do forum romano. Há uma praça na frente, o Jardim de Diana, onde há também um quiosque com mesinhas.  Então você pode aproveitar a paisagem tomando um chocolate quente ou gelado.   O Convento fica na frente e o museu logo ao lado.  Muitas atrações turísticas em um único lugar.

Evora - Templo de Diana
Evora – Templo de Diana

 

6. Jardim de Diana

O Jardim fica junto ao Tempo.  Um pequeno mirante no Jardim de Diana dá vista para esse gramado lindo.

Évora - Jardim de Diana
Évora – Jardim de Diana

7.Jardim Público de Évora

Caminhando pela cidade, chega-se ao Jardim Público.  Um lugar ótimo para passear e para levar as crianças.  Flores, aves, quisque, bancos e muitas árvores. Um lugar super agradável para começar ou terminar um dia de passeio.

Évora - Jardim de DianaÉvora – Jardim de Diana

Evora - Jardim Público de Évora
Evora – Jardim Público de Évora
Evora - Jardim Público de Évora
Evora – Jardim Público de Évora

 

8.Aqueduto

Tem aqueduto em um monte de cidades e como atração turística não é tão interessante, mas o Aqueduto da Água de Prata, ou Aqueduto da Prata é uma complexa obra de engenharia hidráulica renascentista. Inaugurado no ano de 1537, no reinado de D. João III, faz parte do Patrimônio Histórico de Évora e por isso é importante nota-lo e saber um pouco sobre ele.

Aqueduto
Aqueduto

 

9.Museu de Évora

Infelizmente não pude visitá-lo. Fica para a próxima, mas com certeza é um ótimo Museu.  Visite o link para mais informações http://www.visitevora.net/museu-evora/

Museu de Évora
Museu de Évora

10.Igreja de São Francisco

Foi reconstruída durante o reinado de D. João II até o de D. Manuel.  A nave coberta por uma abóbada de pedra é uma obra-prima da arquitetura gótica portuguesa.

 

11. Capela dos Ossos

Fica dentro da Igreja de São Francisco, foi construída no século XVIII e é forrada com ossos humanos. É conhecida pela famosa frase escrita à entrada “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”

Capela dos Ossos
Capela dos Ossos

12. Convento dos Lóios

Atualmente o convento abriga uma pousada administrada pelo grupo Pestana. Pousada para Brasileiros pode parecer como sendo uma hospedagem mais simples, mas na verdade é um hotel considerado fabuloso no booking e o preço, apesar de não ser dos mais altos, fica em torno de R$ 500,00 a diária (consulta nesta data)  São 36 quartos apenas.

Évora
Évora

 

Vista panorâmica de Évora

 

Evora (22)

 

Como chegar

Há trens ligando Évora a Lisboa e ao resto do país. Há estradas ótimas também.  Este site dá vários detalhes de como chegar.

Quanto visitar Évora

Isso é um assunto importante.  A cidade passa de um extremo a outro. Com clima mediterrâneo, o verão é muito quente, chegando a 44 graus. Assim como possui invernos de -5 graus. Fomos em abril, uma época sempre boa para passear na Europa.

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏨Hoteis.com
🏠 Guias de Viagem PDF - Campos do Jordão, Penedo, Foz
🎟️GRUPOS PARA DUBAI
🎟️GRUPOS PARA PATAGONIA
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

Instagram @maripelomundo.blog Facebook Mari Pelo Mundo Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!