Suécia: O que fazer em Umea

Há muitos posts sobre Estocolmo  e provavelmente você vai nos perguntar porque estamos falando sobre Umeå (fala-se Úmeo). A verdade é que ficamos 15 dias em Umeå e, quando estávamos planejando a viagem, tinhamos poucas informações a respeito. Umeå não é um destino famoso e que todos querem conhecer, mas se você estiver a Suécia, certamente é um dos lugares que vale a pena se aventurar.   Umeå fica a 600 km ao norte de Estocolmo, a cerca de 400 km ao sul do círculo polar Ártico!

Umeå
Umeå

 

Universidade de Umeå

Umeå está localizado em uma baía do Golfo de Bothnia; norte da Suécia, com uma população de 120 mil habitantes,sendo 36 mil alunos que estudam na Universidade de Umeå.

Universidade de Umea
Universidade de Umea

 

Os novos edifícios estão surgindo pela cidade e há algumas coisas muito interessantes em Umeå que valem a pena a visita.

 

Quando ir

A melhor época para ir é no verão. Como a cidade fica próxima ao circulo polar ártico, no verão o sol de põe em torno das 23 horas da noite e reaparece as 2 horas da manhã aproximadamente, ou seja, é dia o tempo inteiro. Fomos no final de Maio e já estava escurecendo próximo a este horário.  As 10 da noite as pessoas ainda andavam de bicicleta no parque.  Adorei esta parte. No hotel e nas casas há cortinas especiais para bloquear a luz. Afinal dormir é preciso.

No inverno é neve para todo lado e escuridão.  Para quem gosta, é uma beleza.. não é o meu caso.

Umea
Umea

 

Nos finais de semana há muitas bicicletas, muita gente na rua tomando sol, passeando e descansando.

 

Centro da Cidade
Centro da Cidade

 

Pode levar as crianças! Assim como toda Suécia, há muitas crianças e é super fácil circular de carrinho, a pé ou bicicleta.

Como chegar

O ideal é fazer uma parada em Estocolmo e depois seguir para Umea.  Há também voos diretos de algumas outras capitais da Escandinavia. Pode ir pela KLM e SAS  ou qualquer outra companhia, até Paris ou outra capital, e comprar o ticket.

O que fazer

A margem do rio

O Umeälven é um rio da Norrland, na Suécia. Nasce na Lapónia, atravessa Västerbotten, desaguando no Mar Báltico, perto de Umeå.

O Rio é parte muito importante da cidade.  É nas suas margens dele que as famílias passeiam, fazem pic nic, andam de bicicleta, correm ou simplesmente descansam.  No inverno ele congela.

landscape-606781_1280 (Copy)

Rio Ume

Västerbottens museum

É  um museu regional do norte da Suécia onde o objetivo é preservar e exibir as heranças culturais de Västerbotten. O museu compreende o edifício em Umeå, cuja construção se iniciou em 1943 e o Open-Air Museum Gammlia.

Hoje, o Museu de Västerbotten é um dos museus mais visitados da Suécia com 230.000 visitantes por ano.

Västerbottens museum
Västerbottens museum
Västerbottens museum
Västerbottens museum

Västerbottens museum  www.vbm.se/

Helena Elisabeths väg 3, 903 42 Umeå, Suécia
+46 90 16 39 00

Outras opções

  • Fazenda dos Alces
  • Em Umeå fica o mais setentrional teatro de ópera do mundo – a Ópera da Norrland, Norrlandsoperan.  Fomos assistir uma Opera lá e o teatro é lindo, moderno, assim como o espetáculo que assistimos.  Dependendo da programação, é bom comprar com antecedência.
  • Também é possível ir de balsa para Vaasa na Finlândia, passeio super popular para quem visita Umea
  • Há muitos bares, discotecas e cinemas, a cidade possui vários festivais anuais, como o Umeå Jazz Festival

Este site tem boas indicações de atividades para quem viaja com as crianças

http://www.visitumea.se/en/all-for-the-children

 

Onde ficar

Scandic Plaza Umeå
Endereço: Storgatan 40, 903 26 Umeå, Suécia
Telefone:+46 90 205 63 00

Hotel muito bem localizado e os funcionários foram atenciosos. O melhor do Hotel é a Sauna no último andar, de onde você pode, bem quentinha, ver toda a cidade.

Scandic Plaza Scandic Plaza Scandic Plaza

 

Há também o Stora Hotellet. Não ficamos neste, mas parece ser um dos principais da cidade também.

umea stora hotellet

 

Comidinhas

Comemos muito no restaurante do hotel, que é bom, o Scandic Umeå Syd Restaurang.

Mas há também muitos outros restaurantes bons.  Fico devendo esta informação, mas segue o link para os restaurantes melhores avaliados no TripAdvisor 


Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!