Selo Turismo Responsável

O selo turismo responsável é uma primeira etapa para a retomada do turismo no Brasil coordenada pelo Ministério do Turismo em resposta à nova realidade provocada pela pandemia do Covid-19 que mudou o mundo. Afinal, acima de tudo hábitos e rotinas foram alterados nas nossas vidas e muitos vieram para ficar.

O setor do turismo foi definitivamente um dos mais afetados em todo o mundo. As viagens foram praticamente paralisadas. As fronteiras de diversos países fechadas e as pessoas passaram a ficar em casa.

Mas do mesmo modo que o turismo já superou outras crises, vai superar essa também.

E será o trabalho em conjunto dos órgãos de governo responsável pelo turismo e as empresas do setor que irão garantir a retomada. E mais importante estabelecer as diretrizes que nos darão segurança para voltar a viajar.

 

 

Selo Turismo Responsável

Portugal foi país que saiu na frente na criação de regras e diretrizes para um turismo mais responsável e seguro. Criou ainda em maio de 2020 o selo Safe and Clean para as empresas de turismo. Leia mais aqui.

Um selo como esse é o que pode dar aos viajantes uma segurança maior ao contratar empresas e passeios que tenham padrões de higiene e boas práticas.

No Brasil, o Ministério do Turismo lançou o selo Turismo Responsável. Assim como o selo de Portugal, esse também é um programa que estabelece boas práticas de higienização para cada segmento do setor.

O selo é uma forma de segurança para o consumidor e incentivo para as empresas de turismo e para o turismo no Brasil.

A importância do Turismo Responsável para o turista

O selo deve servir como um incentivo para que os viajantes se sintam mais seguros ao viajar e escolher fornecedores e locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19.

A primeira etapa para a retomada gradual das atividades do turismo começa com essa iniciativa.

As empresas devem estar inscritas no sistema do Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos). É o primeiro passo.

E para cada segmento do turismo um conjunto de regras e normas foi estabelecido. Para ter o selo, as empresas terão que adequar o seu modo de trabalho.

O que muda com o Selo Turismo Responsável

Regras gerais dessas novas procedimento falam muito em higiene e limpeza. Esse é ponto principal além do distanciamento social.

Mesmo na volta do turismo vamos ver museus, parques, hotéis, lojas e pontos turísticos evitando aglomerações. Recomendando e preservando a distância entre as pessoas.

No site oficial de turismo no Brasil (acesso aqui o link) as regras e detalhes de procedimentos estão divididos pelo diversos setores do mercado.

São regras para hospedagem, agências de turismo, transporte no turismo, locação de carros, organização de eventos, parques temáticos, acampamentos. Assim como restaurantes, bares, cafeterias, casas de espetáculo, turismo náutico e também guias de turismo. Enfim, cada setor tem suas peculiaridades, e terá que se adaptar para atender com segurança e confiança.

E qual o papel dos turistas

Além disso, há dicas e regras para que nós, viajantes, também façamos a nossa parte para uma viagem com mais tranquilidade e respeito à todos.

Na parte que fala do viajante as regras dizem:

Os turistas devem:

  1. Ter informações/orientações claras e atualizadas sobre medidas específicas a serem implementadas;
  2. Evitar cumprimentar com contato físico, incluindo apertar as mãos, tanto de funcionários quanto de outros turistas. A distância de segurança deve ser respeitada sempre que possível;
  3. Cobrir o nariz e a boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos, ao tossir ou espirrar;
  4. Preferencialmente lavar as mãos com água e sabonete após espirrar, assoar o nariz ou tossir ou, ainda, tocar as superfícies potencialmente contaminados (dinheiro, balcão do estabelecimento, etc.);
  5. Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  6. Desinfetar com frequência objetos de uso pessoal (copos, celulares, etc.) com água e sabão quando possível ou, quando não for possível, utilizar uma solução desinfetante;
  7. Não compartilhar equipamentos ou objetos pessoais com outras pessoas;
  8. Evitar aglomerações;
  9. Se apresentar algum sinal ou sintoma de Covid-19, evitar contato físico com outras pessoas, principalmente, idosos e doentes crônicos (e comunicar imediatamente a direção do serviço aonde estiver hospedado);
  10. Evitar tocar em paredes, balcões e outras superfícies;
  11. Observar se o estabelecimento está cumprindo o protocolo proposto.

O que você acha das novas regras e recomendações? Quais seus planos para voltar a viajar? Participe e comente conosco seus planos de viagem! Acredito que devemos voltar a sonhar com destinos e viagens, mas sempre priorizando a saúde e o cuidado que a nova realidade exige.

Viaje de forma segura! Procure pelo selo Turismo Responsável.

Leia também


Dicas com crianças

  • Evite alta temporada. Caso não seja possível, faça passeios em horários alternativos e bairros menos concorridos.
  • Compre todos ingressos com antecedência e de preferência com prioridade na fila.
  • Fique em hotéis centrais para evitar muitos deslocamentos.
  • Leve sempre uma garrafa de água, chapéu, filtro solar e casaco.
  • Não deixe de viajar sem seguro viagem. É importantíssimo e imprescindível, principalmente se estiver com criança. Verifique as opções e valores e compre com antecedência. Clique aqui para cotar com a Seguro Promo – cotação de várias empresas de seguro (Mapfre, April, GTA, Travel Ace, Assist Card, Assist Trip, Intermac, Affinity, Assist Med). Mesmo para destinos no Brasil, caso seu plano de saúde não tenha cobertura nacional, consulte um dos planos de seguro saúde. Os valores são baixos e isso pode trazer mais segurança para sua viagem.
  • Viaje conectado para poder se comunicar com taxi, hotel e seguro e para poder usar os aplicativos de museus, passeios e mapas. (Veja as opções de chip e internet no exterior)

Planejando a viagem

Você tem duas opções – Planejar sozinho sua viagem ou comprar com assistência de agência. Em qualquer uma dessas hipóteses, se estiver viajando com crianças ou quiser um roteiro personalizado para ajudar no dia a dia ou indicação de agência para pacotes ou aéreo e hotel, nos avise. Envie mensagem para o e-mail [email protected] ou WhatsApp

Se quiser planejar sozinho, aqui no post há várias dicas e links dos sites oficiais de vendas de passagem, hospedagem e todos os serviços que você vai precisar.


PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏨Hoteis.com
🏠 Guias de Viagem PDF - Campos do Jordão, Penedo, Foz
🎟️GRUPOS PARA DUBAI
🎟️GRUPOS PARA PATAGONIA
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 


Para fazer passeios guiados com guia brasileiro também podemos indicar um parceiro se vocês tiverem interesse. Envie um email para [email protected]

Deixe seu email para receber dicas de transfers e tours em Português na cidade. Por enquanto, minhas dicas são de  Dubai , Portugal (Lisboa, Porto), França ( Paris e redondezas), São Paulo e Itália (Milão, Roma e redondezas)  Clique aqui. Agora já posso acrescentar mais um a lista: Roma. Estes transfers eu conheço, testei, gostei e são serviços de Brasileiros pelo mundo. Fácil de agendar, confirmar e pagar. Clique aqui para solicitar orçamento de transfer 


Passagens aéreas promocionais. Pesquise aqui sua próxima viagem! 


Receba mais informações e valores





Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, bem como tem a certeza de estar usando um link seguro.

 

S H O P   T H E   T R I P

Clique nos itens e conheça os programas especiais dos nossos parceiros

Cooking in PortugalServiços de Brasileiros no exterior

S H O P   T H E   L O O K 

Clique nos itens e faça sua compra online


Fast Shop

Sestini

Amazon

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]

 

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.