Mari pelo Mundo fala de tudo o que nos inspira viajar. Como a maioria de nossa equipe nasceu e cresceu em São Paulo, nunca pensamos em São Paulo como um destino turístico, ledo engano!
Aproveitando o entusiasmo de nossa colaboradora de Brasília, que veio à São Paulo cheia de planos, resolvemos acompanhá-la pelo Instagram (confira maripelomundo.blog) e fazermos este post especial.
A cidade de São Paulo é tudo aquilo que falam dela, a maior, a melhor, a pior, a mais cosmopolita, a mais congestionada, etc. O fato é que mesmo não tendo praia, São Paulo oferece milhões de opções de passeio para todas as idades e todos os gostos.
Sobre São Paulo
Para quem visita a cidade, recomendo muito este site do São Paulo Turismo http://www.spturis.com/v7/index.php. Trabalhamos em parceria com eles sempre que organizamos eventos, estão muito bem atualizados – Calendário de shows, eventos, feiras, restaurantes, etc.
Veja porque São Paulo é uma cidade que merece destaque (Dados SPTurismo):
- Onze restaurantes de São Paulo ganham estrelas Michelin
- Museus de São Paulo batem recorde de visitação em 2014
- Quase 100 mil pessoas trabalham diretamente com turismo em São Paulo
- São Paulo é destino mais procurado por brasileiros segundo Skyscanner
- O calendário do São Paulo Convetion & Visitors Bureau registrou até a primeira quinzena de junho 1.732 eventos. Estima-se 11.081.137 de outras localidades.
E olha como os turistas estão registrando a cidade! Estão postando tudo no Instagram (haja vista nossa colunista).
Se você quiser saber um pouco mais dos atrativos mais citados, mais visitados e fotografados, eis a lista:
Avenida Paulista
Uma avenida charmosa. Tendo tempo, comece em uma ponta e caminhe até a outra (são 2,8 Km). Durante o trajeto, pode-se optar por conhecer a Casa das Rosas, o Instituto Itaú Cultural, o Trianon, Masp, as galerias de lojas, o Conjunto Nacional e o Center 3. Isso tudo passando por muitos bares, restaurantes, lojas, artistas de rua entre outros. Se cansar, há sempre a opção de utilizar o Metro.
MASP
Cartão postal da Cidade. É o mais importante museu de arte ocidental do Hemisfério Sul. A convite do Museu d`Orsay de Paris , integra o “Clube dos 19”, do qual participam apenas os museus que possuem os acervos de arte européia mais representativos do século XIX (Museu d´Orsay de Paris, Metropolitan Museum de Nova York , The Art Institute of Chicago, Museum of Fine Arts de Boston, Van Gogh Museum de Amsterdã, a Kunstaus de Zurique, Hermitage de St. Petersburg, a Galleria Nazionale d´Arte Moderna de Roma e National Gallery e Tate Gallery de Londres .) Acesse o site para ver a programação http://masp.art.br/masp2010/
Parque do Ibirapuera
Veja nosso Post The Guardian é mais Brasil – Ibirapuera na lista dos melhores Parque do Mundo
Rua 25 de Março
Considerada o maior centro comercial da América Latina, se você gosta de gente, mas muita gente mesmo e lojas, este é o lugar perfeito.
Foto: Leo Pinheiro CC BY SA
Pinacoteca do Estado
Não deixe de consultar a programação antes de vir http://www.pinacoteca.org.br/pinacoteca-pt/
Mercado Municipal
O mercado fica em um prédio histórico. É dentro dele que também fica o famoso lanche de Mortadela do Bar do Mané que existe desde 1933, para quem ama mortadela.
Sábado, o Filme
Para quem não mora em São Paulo há uma comédia de Ugo Giorgetti que, na minha opinião, diz muito sobre a cidade. Difícil comprar, talvez no youtube ou alguma loja especializada. Os atores são Otávio Augusto, Maria Padilha, Tom Zé, Giulia Gam, André Abujamra, Jô Soares (se não achar, tente o filme Boleiros – Era uma Vez o Futebol...que não tem nada a ver, mas também é ótimo!)
Em resumo, a história é sobre uma equipe de publicidade que ocupa o saguão do antigo Edifício das Américas no centro da cidade para a gravação de um comercial. O elevador quebra e obriga a equipe e moradores a dividirem o mesmo espaço. Todos os incidentes que vão acontecendo tornam esse sábado diferente de qualquer outro. O diretor optou por incluir no elenco atores não profissionais como o poeta Décio Pignatari, os músicos Wandi Doriatiotto, Tom Zé e André Abujanra
Ficção e Realidade
Ugo Giorgetti tras uma visão crítica e histórico-cultural do imaginário da cidade. Os filmes de Ugo Giorgetti tem hoje uma importância histórica para a memória da cidade de São Paulo. “Edifício Martinelli” (1975) e Sábado (1994-95) abordam temas como tradição, conflito social, transgressão de normas de construção e utilização do espaço público ou privado (Lipai e Salvi, 2008).
No filme, o Edificio Martinelli chama-se edifício “Argentelli”
Outros filmes de Ugo Giorgetti & São Paulo
“Campos Elíseos” (1973) fala sobre as transformações ocorridas desde que se tornou “o primeiro bairro elegante e exclusivamente residencial de São Paulo”
Documentário “Edifício Martinelli” (1975) é o retrato decadente de um ícone da cidade e que inspirou o filme Sábado (1994-95).
“Uma outra cidade” (2000) reúne memórias de lugares e fatos documentais.
“Pizza” (2005) o diretor foi em favelas e pontos chiques e fez um documentário que mostra as pessoas que fazem e vivem da pizza.
Para Crianças
Para as crianças e também adultos, o Mosteiro de São Bento e Patio do Colégio, são lugares bem no centro de São Paulo que contam grande parte do nascimento da Cidade.
Também fazem sucesso o Instituto Butantã, Biblioteca Villa Lobos e as Mega Livrarias, os Parques do Povo e o Ibirapuera, os Shoppings Centers, Teatros e Cinemas, entre outros.
Fotos: commons.wikimedia.org/ Dominio Publico
Lipai, Alexandre Emílio e Salvi, Ana Elena. A cidade de São Paulo e o imaginário urbano: ficção e realidade no cinema de Ugo Giorgetti Arquitextos, 098.02 ano 09, jul. 2008 http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/09.098/125
Em breve, muitos posts da Cidade de São Paulo! Conhece outro filme que é a cara de São Paulo?