Um roteiro à pé em São Petersburgo

postado em: Arte e Cultura, Eurásia, Rússia 0

São Petersburgo é uma cidade para curtir um roteiro a pé. As ruas são amplas e a cidade plana. Os principais monumentos estão próximos uns dos outros. E durante o verão os dias são muito longos. Por isso caminhar pela cidade, cruzar suas pontes e canais formados pelo rio Neva e seus afluentes é um passeio imperdível.

Roteiro à pé em São Petersburgo

A principal avenida da cidade é a Nevsky Prospect. Marcos históricos, lojas de grife, bares e restaurantes. A avenida é realmente o coração da cidade.

Começamos nosso roteiro por ela, partindo da Ponte Anichkov que é a mais antiga ponte que cruza o rio Fontanka. Nossa direção é o Museu do Hermitage. Mas são inúmeros pontos para visitar e apreciar pelo caminho de pouco mais de 2 quilômetros de caminhada.

Rua Nevsky Prospect

Logo na esquina da Rua Nevsky com a Rua Fontanka está o Palácio Anichkov. Exemplo da arquitetura russa dos séculos 18 e 19, o Palácio faz parte do dia a dia dos moradores da cidade. Principalmente dos jovens, pois é a maior instituição de educação extra curricular da Rússia. Os jardins do Palácio são abertos ao público e é um lindo lugar para um passeio.

Seguindo em frente está o belíssimo edifício do Teatro de Comédia Musical construído no final do século 18.

Logo adiante história e modernidade se juntam no Gostiny Dvor, o mais antigo shopping center da cidade. Sua enorme estrutura do século 18 foi remodelada recentemente e hoje é um dos shoppings mais fashion da Europa Oriental.

Essa mistura de construções históricas, lojas de grifes internacionais, lojas de souvenires, bares e restaurantes é a marca da avenida. Isso torna o passeio ainda mais interessante.

Catedral de Kazan e Templo da Ressurreição de Cristo

Siga em frente e vamos conhecer um dos edifícios que mais se destacam na cidade, a Catedral de Kazan. Sua construção do início do século 19 é inspirada no modelo da Basílica de São Pedro em Roma .

Saindo um pouco da avenida é hora de conhecer outro destaque e o maior cartão postal da cidade, o Templo da Ressurreição de Cristo Salvador sobre o sangue. A beleza do templo com sua arquitetura em estilo ortodoxo, tem características que lembram a Catedral de São Basílio em Moscou. Impossível não ficar admirado com sua beleza e história.

Os canais de São Petersburgo

Dos canais e riachos que cortam a Avenida Nevsky, o Canal Griboedov talvez seja o maior destaque. Bem na esquina o enorme edifício em estilo Art Nouveau da Cia “Singer” de 1904, que hoje abriga a Casa do Livro e o Café Singer.

Outro destaque são as pontes, em especial a Ponte do Banco, com seus grifos alados, que segundo a lenda são guardiões de tesouros. A ponte de pedestres é parada obrigatória para fotos! Afinal somos turistas na cidade!

O Hermitage

Por fim a Nevsky desemboca na Praça do Palácio Hermitage Estatal. Imenso, com mais de 3 milhões de obras de arte é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade de São Petersburgo.

O museu abriga uma coleção impressionante de pinturas, esculturas e objetos de arte e históricos. Passamos uma tarde inteira no museu. Definitivamente é muito pouco tempo para conhecer uma pequena fração das suas 1057 salas.

Para quem tem um plano de viagem com mais dias na cidade de São Petersburgo, separe um dia inteiro para se dedicar ao Hermitage.

À pé pelas margens do Rio Neva

O roteiro pode seguir pelas margens do rio Neva. No final da Praça do Palácio está a Palace Bridge, que cruza o rio e se abre para a passagem dos navios.

Para o lado direto é possível avistar a Fortaleza de Pedro e Paulo na Ilha Zayachy que deu origem a cidade. Construída por Pedro o Grande, a fortaleza abriga a catedral de São Pedro e São Paulo que com seu campanário de 122,5 metros já foi a mais alta construção da Rússia.

Seguindo pelas margens do rio para o lado esquerdo vamos caminhar pela Admiralty Embankment. Do outro lado do Neva se ergue a Universidade Estatal de São Petersburgo, a mais antiga e uma das maiores da Rússia.

Caminhe até a Catedral de Santo Isaac, um dos principais templos do Império Russo. A Praça de Santo Isaac, onde está a catedral se junta com a Praça dos Dezembristas. Ali se ergue a estátua do Imperador Pedro I.

E finalmente para terminar o passeio, o pôr do sol a beira do Rio Neva é algo inesquecível. Principalmente se seu passeio é em pleno verão, pois ainda é dia claro perto da meia noite, na cidade que celebra as horas de luz das noites brancas.

Fortaleza de Pedro e Paulo

Mais uma dica, no dia seguinte não deixe de visitar a Fortaleza de Pedro e Paulo na Ilha Zayachy! São Petersburgo tem muito a oferecer para o viajante que gosta de história, arte e cultura. Uma cidade que achei fascinante.

Onde ficar em São Petersburgo



Dicas com crianças

  • Evite alta temporada. Caso não seja possível, faça passeios em horários alternativos e bairros menos concorridos.
  • Compre todos ingressos com antecedência e de preferência com prioridade na fila.
  • Fique em hotéis centrais para evitar muitos deslocamentos.
  • Leve sempre uma garrafa de água, chapéu, filtro solar e casaco.
  • Não deixe de viajar sem seguro viagem. É importantíssimo e imprescindível se estiver com criança.  Verifique as opções e valores e compre com antecedência. Clique aqui para cotar com a Seguro Promo – cotação de várias empresas de seguro (Mapfre, April, GTA, Travel Ace, Assist Card, Assist Trip, Intermac, Affinity, Assist Med)
  • Viaje conectado para poder se comunicar com taxi, hotel e seguro e para poder usar os aplicativos de museus, passeios e mapas. (Veja as opções de chip e internet no exterior)

Planejando a viagem

Você tem duas opções – Planejar sozinho sua viagem ou comprar com assistência de agência. Em qualquer uma dessas hipóteses, se estiver viajando com crianças ou quiser um roteiro personalizado para ajudar no dia a dia ou indicação de agência para pacotes ou aéreo e hotel, nos avise. Envie mensagem para o e-mail [email protected] ou WhatsApp

Se quiser planejar sozinho, aqui no post há várias dicas e links dos sites oficiais de vendas de passagem, hospedagem e todos os serviços que você vai precisar.


PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏨Hoteis.com
🏠 Guias de Viagem PDF - Campos do Jordão, Penedo, Foz
🎟️GRUPOS PARA DUBAI
🎟️GRUPOS PARA PATAGONIA
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

Para fazer passeios guiados com guia brasileiro também podemos indicar um parceiro se vocês tiverem interesse. Envie um email para [email protected]

Deixe seu email para receber dicas de transfers e tours em Português na cidade. Por enquanto, minhas dicas são de  Dubai , Portugal (Lisboa, Porto), França ( Paris e redondezas), São Paulo e Itália (Milão, Roma e redondezas)  Clique aqui. Agora já posso acrescentar mais um a lista: Roma. Estes transfers eu conheço, testei, gostei e são serviços de Brasileiros pelo mundo. Fácil de agendar, confirmar e pagar. Clique aqui para solicitar orçamento de transfer 


Passagens aéreas promocionais. Pesquise aqui sua próxima viagem! 


Receba mais informações e valores





Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro.

 

S H O P   T H E   T R I P

Clique nos itens e conheça os programas especiais dos nossos parceiros

Cooking in PortugalServiços de Brasileiros no exterior

S H O P   T H E   L O O K 

Clique nos itens e faça sua compra online


Fast Shop

Sestini

Amazon

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.