Restaurante L’entrecote de Paris em Curitiba

Vannessa Vieira Ramos direto de Curitiba para o blog Mari pelo Mundo

Com uma série de restaurantes, bares, bistrôs, cafés e confeitarias com ênfase para o chamado slow food, Curitiba é hoje um grande centro de gastronomia para todos os gostos.

L’entrecôte de Paris de Curitiba

Curiosa para entender essa nova moda gourmet da capital ecológica, resolvi visitar o restaurante L’entrecote de Paris que faz parte de uma rede de franquias espalhada em todo o Brasil.

Foi inaugurado no bairro Batel – o mais elegante da cidade, com uma proposta bem interessante, a do prato único. Isso mesmo, ao abrir o menu dos pratos principais a única opção que você vai encontrar vai ser o entrecôte ao molho de mostarda e especiarias, acompanhado de batatas fritas.

L´Entrecote de Paris – Curitiba

 

Levei meu ‘irmãozinho’ e parceiro nessa aventura. Queria conferir com ele, que foi minha companhia em uma mítica viagem para Paris visitando  bristrôs e restaurantes, se o clima do local era o mesmo da cidade luz.

Para nossa surpresa, nos sentimos em um bistrô parisiense. A fachada do L’entrecote de Paris é linda e muito bem cuidada e internamente toda a decoração nos leva em uma viagem a capital mais romântica do mundo.

Detalhes da decoração

As comidinhas

Começamos a viagem gastronômica com uma cesta de pães variados que vem servida com 3 molhos. A seguir, experimentamos a salada, que é um mix de folhas com tomate cereja, nozes e um molhinho de especiarias bem interessante.

Salada

Chegamos ao prato principal, o entrecôte – que é um corte de contra-filé. O molho é o grande segredo do restaurante. Uma receita de origem Suiça, mas extremamente difundida na França, que leva longas 36 horas para ficar pronta e contém 21 ingredientes, entre eles a manteiga francesa e a mostarda Dijon (os outros nem espremendo o chefe, ele conta). O sabor é muito especial e combina perfeitamente com o contra-filé de black agnus que, idealmente, deve ser servido no ponto menos (vulgarmente falando, mal passado, mas nem tanto!)

o entrecote de pertinho e no ponto justo

As opções

Na hora de pedir, é possível escolher entre o prato executivo, com 150g de carne; o classique, com 180g e o prime, com 230g. Escolhemos o prime que veio no ponto perfeito. A carne, já fatiada, foi servida rosadinha, suculenta e com um tempero muito saboroso – água na boca enquanto escrevo. Mas o cliente pode escolher o seu ponto preferido de carne.

O acompanhamento são as batatas fritas, afinal em um restaurante francês tinha que ter. Uma quantidade abundante de batatas quentinhas, sequinhas, crocantes e muito gostosas e, o melhor é que pode repetir as batatas o quanto quiser, ou melhor, o quanto conseguir.

A carta de vinhos è bastante impressionante. Conta com uns 60 rótulos, escolhidos cuidadosamente para atender à todos os gostos. Como ainda tinhamos outros compromissos, optamos pelo suco de abacaxi com hortelã. Que estava muito gostoso e fresquinho.

Detalhes da decoração

Sobremesa

Para finalizar, como um bom restaurante Francês, um menu de doces incrivelmente delicioso. Confesso que eu e meu irmão já havíamos descoberto isso pela internet e chegamos lá com a sobremesa escolhida, hehe.

Eu fui de ‘Surprise du Chocolate‘ – uma bolinha de chocolate belga, recheada com sorvete de creme e morangos frescos e salpicado com lascas de amêndoas. Tudo isso vem coberto com uma calda quente de nutella que, aos poucos vai derretendo a casquinha – enquanto você fica ali, literalmente babando e desejando atacar essa delícia.

A surpresa de chocolate belga ainda intacta

A surpresa depois da calda de nutella quente

Meu irmão, não amante de chocolate, escolheu a queridinha do lugar, a ‘Mille-Feuilles Torre Eiffel de Doce de Leite‘ – são três camadas de massa folhada, muito especial e beeeem sequinhas (diferente de tudo que já experimentamos) recheadas com duas camadas muito generosas de doce-de-leite, coberta por uma camada delicada de açucar de confeiteiro, formando o desenho da torre eiffel.

O doce queridinho

 

O atendimento

O momento da sobremesa é especial no L’entrecôte de Paris de Curitiba. Isso graças ao Tião, um garçom simpático, que realmente gosta do que faz.

A melhor companhia para um jantar em Paris sem sair de Curitiba

Ele serve os doces, e vai logo limpando e preparando a mesa para a foto…sim, ele adora fazer fotos dos clientes, e vem ‘armado’ com uma pequena réplica de ferro da Torre Eiffel, a posiciona no centro da mesa, se certifica de que está tudo em ordem, pede sua câmera e, com um grande sorriso diz…”-Agora, sorria, você está em Paris!”, e por alguns instantes mágicos, embalados pela torre e pela música ambiente, rigorosamente em francês, você realmente se sente em Paris e vai embora para casa com um ‘gostinho de quero-mais’.

Aliás, aqui vale uma menção ao staff. da hostess (linda por sinal) ao cozinheiro, todos muito atenciosos, e disponíveis fizeram de tudo para nos fazer sentir acolhidos e queridos no local.

Uma das coisas mais bacanas do restaurante, é que além de os pratos serem muito gostosos, são preparados com extremo cuidado e é um daqueles raros casos em que as fotos do cardápio correspondem, realmente, ao prato que você recebe à mesa. Os pratos são lindos, afinal, comemos com os olhos não é mesmo?!

DICA: Vale a pena reservar antes por e-mail, pois, em plena 2a feira à noite, quando fomos, estava lotado.

O L’entrecôte de Paris de Curitiba, fica na Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 1101

Curitiba – PR Fone: (41) 3045-6055, E-mail: curitiba@lentrecotedeparis.com.br.

Vannessa Vieira Ramos, Curitibana, advogada especializada em processos de cidadania, editora do blog 2 Brasileiros e Uma Ferrari na Itália.  Vive em Milão e presta serviços de assistência turística e test drive Ferrari para quem quer conhecer o melhor da Itália com conforto e tranquilidade. Agora é colaboradora do blog Mari pelo Mundo!

Fotos by Vannessa Vieira Ramos 

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Mari pelo Mundo

As colaboradoras e as Friends Connection de Mari Pelo Mundo compartilham o olhar e as experiências, contribuindo com o planejamento de viagens de pessoas que adoram se jogar nesse mundo.

Recent Posts

Dublin – Guinness Storehouse

Um dos passeios mais procurados em Dublin provavelmente é a visita a fábrica da Guinness…

3 semanas ago

Roteiro na Irlanda – o que fazer na primeira viagem

Veja como foi nosso roteiro pela Irlanda: uma primeira viagem inesquecível. Foi mesmo uma viagem…

3 semanas ago

Arte em São Paulo: 20º SP Arte 2024 na Bienal – Edição Especial

Este ano a SP Arte foi uma edição comemorativa pelos seus 20 anos de trajetória. …

3 semanas ago

O que você precisa saber antes de viajar para Ushuaia

Qual é a melhor época para visitar Ushuaia? Existe uma diferença significativa entre o verão e…

4 semanas ago

Trekkings em Ushuaia: Glaciar Martial vale a pena?

O Glaciar Martial fica no centro de Ushuaia, isso é uma vantagem grande.  Você pode…

4 semanas ago

Verão em Ushuaia e 4 X 4 nos Lagos e outros passeios

Siga nosso instagram de Patagônia para posts atualizados diariamente A Terra do Fogo esta dividida…

4 semanas ago