Portugal: Museu dos Coches em Lisboa

O Museu dos Coches foi inaugurado em 23 de maio de 1905  pela rainha D. Amélia d’Orleães e Bragança, princesa de França e casada com o futuro rei de Portugal D. Carlos I.

Ficamos encantados !! Como o museu ficou pequeno, durante muitos anos planejaram uma expansão.  Em 2012 o prédio novo ficou pronto.

Fomos visitar a parte nova em primeiro lugar, mas o taxista disse que gostava mesmo era da parte antiga.  Então resolvemos seguir a dica e começar pela parte antiga.

Museu dos Coches

Para entrar, paga-se um ingresso que dá acesso aos dois prédios.   Caso queira visitar outros museus de Lisboa, veja se compensa comprar o Lisboa Card  porque este é um dos museus da lista.   Caso contrário, compre só para este; o valor é em torno de 6 euros. (Veja valor atualizado no site oficial do Museu: http://museudoscoches.pt/pt/)

O acervo do prédio antigo

O prédio antigo já foi uma escola de arte equestre, o Picadeiro Real do Palácio de Belém, construído em 1726.   Nesta parte pode-se ver coches e berlindas, a galeria de pintura da família real e um conjunto de acessórios de cavalaria.

 

Museu dos Coches Museu dos CochesMuseu dos Coches Museu dos Coches
Há também uma parte do Museu onde ocorrem exibições temporárias.
Museu dos Coches

O Prédio novo

Finalizado em 2012, o projeto de construção do novo Museu dos Coches faz parte das contrapartidas do Casino Lisboa. Foi construído nos terrenos das antigas Oficinas Gerais do Exército e é projeto do arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha.

Além do acervo, o prédio abriga também o centro de documentação e biblioteca do atual museu.   Comparado com o prédio antigo, tive que dar razão ao taxista, preferi o primeiro.   No entanto, o acervo é tão incrível e o prédio é confortável, que acabei gostando de tudo.   O prédio tem umas janelinhas que dão vista para o Tejo.

Museu dos Coches

A saída é pela loja, mas a loja é assim, meio vazia de mercadorias.
Museu dos Coches

No prédio rosa está localizado o auditório. Há um restaurante do outro lado, virado para a rua de trás.   Museu dos CochesO teto cobre um outro teto, o do auditório, que é um espelho d’água.  Museu dos Coches

 

O acervo do prédio novo

O acervo tem uma coleção única no mundo de viaturas de gala e de passeio dos Séculos XVI a XIX,  da Casa Real Portuguesa e de coleções particulares. No prédio novo há 70 viaturas, sendo a mais antiga do século XVI e a mais recente, do século XIX. Há também algumas peças ligadas a cavalaria.

É mesmo impressionante, então é melhor mostrar as fotos:

Museu dos Coches

Carrinhos de bebêsMuseu dos Coches Museu dos Coches Museu dos Coches Museu dos Coches

 

Como chegar

No site deles tem a opção de chegar de ônibus, bonde, trem e barco.  Não saberia como chegar de barco, mas se estiver do outro lado do rio, acho que é uma opção.

AUTOCARRO 28, 714, 727, 729, 751
ELÉCTRICO 15
COMBOIO Linha de Cascais (Estação de Belém)
BARCO Estação Fluvial de Belém

Para não perdermos muito tempo, fomos de táxi e voltamos de bonde (elétrico 15 – que nos deixou no Cais do Sodré, na estação do Metro).   Uma pena não ter metro até lá.

Aproveite para visitar a Torre de Belém.  Fomos a pé do Museu, passando pelo Mosteiro dos Jerônimos até a Torre de Belém, uma boa caminhada, mas se o dia estiver bom, é um ótimo passeio. Ainda vimos o pôr do sol na Torre de Belém.   (No entanto, se for até a Torre de Belém, terá que voltar até o mosteiro dos Jerônimos para pegar o elétrico 15)

Onde comer

Site oficial do Museu: http://museudoscoches.pt/pt/)

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!