Porto com crianças: Conheça o Palácio de Cristal

O Palácio de cristal infelizmente não existe mais. Restou apenas o nome do Palácio que existiu entre 1865 e 1951.  Hoje é um pavilhão de esportes meio feio.  O original, desenhado por Thomas Dillen Jones, foi inspirado no Crystal Palace londrino.    Mesmo assim, não desista do passeio porque os Jardins são lindos.  Há fontes e estátuas, muitas plantas lindas e pássaros circulando livremente.  Um passeio muito bonito para adultos e crianças. O jardim foi concebido no século 19 pelo paisagista alemão Émile David.

O Palácio de Cristal

Depois de visitar museus e caminhar pelas lindas ruas da cidade do Porto, um ótimo programa para fazer com as crianças ou para descansar um pouco, é visitar o Palácio de Cristal, ou melhor, os Jardins do Palácio de Cristal.

No final de ano, costumam montar atrações extra para crianças.  Mas a beleza natural do jardim é o principal atrativo.

Palacio de Cristal
Palacio de Cristal

 

Inaugurado em 1865 pelo Rei D. Luis, tinha como objetivo sediar a Exposição Internacional do Porto, que contou com 3.139 expositores, dos quais 499 franceses, 265 alemães, 107 britânicos, 89 belgas, 62 brasileiros, 24 espanhóis, 16 dinamarqueses e ainda representantes da Rússia, Holanda, Turquia, Estados Unidos e Japão.  (Fonte wiki)

Muitas outras exposições foram realizadas no Palácio de Cristal e foi um importante espaço de cultura, onde vários concertos foram realizados. Literalmente destruído em 1951, foi substituído por um Pavilhão dos Desportos (Rosa Mota) para o Campeonato Mundial de Hóquei em Patins.

Os jardins

Os jardins românticos foram projetados na década de 1860 pelo paisagista alemão Émile David. Os Jardins do Palácio de Cristal incluem o chamado Jardim Emílio David que possui exemplares de rododendros, camélias,araucárias, ginkgos e faias, além de fontes e estátuas alegóricas às estações do ano. (fonte wiki)
Jardins do Palacio de Cristal

 

Os jardins e jardins temáticos são:

  • Jardim das Plantas Aromáticas,
  • Jardim das Medicinais,
  • Jardim das Cidades Geminadas
  • Jardim dos Sentimentos
  • Bosque
  • Avenida dos Castanheiros-da-Índia
  • Jardim do Roseiral

Na mesma área, estão o Museu Romântico e o Solar do Vinho do Porto e o Gabinete de Numismática.

Jardins do Palacio de Cristal Jardins do Palacio de Cristal
Jardins do Palacio de Cristal Jardins do Palacio de Cristal Jardins do Palacio de Cristal Jardins do Palacio de Cristal Jardins do Palacio de Cristal

 

O mirante ou miradouros

Nos jardins, encontram-se também

Jardins do Palacio de Cristal

Vista dos Jardins do Palacio de Cristal
Vista dos Jardins do Palacio de Cristal

 

Os animais do Jardim

Uma delícia encontrar tantas aves circulando pelos jardins. Realmente um lindo passeio.

Jardins do Palacio de Cristal Jardins do Palacio de Cristal

 

 

Um passeio que vale a pena.   Você já foi?  O que achou?

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!