Planejamento de viagem

postado em: Europa 0

Ola viajante!

Tudo bom?
Para facilitar sua consulta, organizar as dicas e ajudar no seu planejamento, o blog Mari pelo Mundo está na versão e-book. Com isso você pode consultar tudo sobre um destino, offline e no seu celular ou onde estiver.

Os guias possuem informações importantes sobre o local, nossas dicas, experiências e sugestão de roteiro para você adaptar e organizar sua viagem do jeito que você gosta. As atualizações estarão a seu alcance de forma mais rápida também.

O conteúdo é destinado a famílias que viajam com ou sem crianças e que buscam boas alternativas de passeios e hospedagens para equilibrar o orçamento, otimizar o tempo e desfrutar ao máximo.

Para planejar uma viagem você tem duas opções – Planejar sozinho ou com assistência de agência ou roteiro personalizado. O e-BOOK te ajuda a planejar sozinho e se ainda assim, quiser um roteiro personalizado dia a dia ou indicação de agência para pacotes ou aéreo e hotel, nos avise.

Envie mensagem para o e-mail [email protected] ou WhatsApp.

Compre e reserve pelos links do blog e do e-book. Além de serem links seguros, ajudam o blog a criar cada vez mais conteúdo para você.
Abraços e boa viagem!

Equipe Mari pelo Mundo

 

 

Monte seu próprio pacote

Nem sempre os pacotes de viagem oferecem exatamente o que você busca e planejar uma viagem do zero não é tão simples. Separamos ótimas dicas para você e podemos ajudá-lo a montar seu próprio pacote de viagem.

Encontre as melhores opções de passeios com sugestões nossas e de nossos parceiros e entre em contato para indicação de pacotes e agências.

Planejamento

Para começar seu planejamento, escute dois ótimos podcasts e depois veja o check list

Check List de Planejamento

Agora que já escutou os podcasts, pense nos itens do Check list

  1. (   ) Melhores datas
  2. (   ) Orçamento disponível
  3. (   ) Quantas pessoas
  4. (   ) Destino principal e destinos próximos
  5. (   ) Tipo de Hospedagem
  6. (   ) Quantidade e peso da bagagem a ser adquirida na cia aérea

Check List pré Viagem

  1. (   ) Aluguel de Carro
  2. (   ) Chip de Internet
  3. (   ) Visto e passaporte
  4. (   ) RG com menos de 10 anos e em bom estado
  5. (   ) Carteira de motorista (permissão internacional PDI)
  6. (   ) Reserva de hospedagem (mais um podcast para te ajudar a escolher)
  7. (   ) Reserva de passeios (sugerimos que faça pelo menos duas reservas antecipadas para evitar surpresas)
  8. ( ) Cartão de crédito – desbloqueio e limites
  9. ( ) Câmbio
  10. ( ) Seguro viagem – fazer com pelo menos uma semana de antecedência
  11. ( ) Vacinas e carteira de vacinação internacional
  12. ( ) Autorização menor de idade

Check list de Mala

  1. (   ) Mala de mão e mala para despachar
  2. (   ) bolsa e mochila
  3. (   ) casaco, camiseta, calça, roupa intima, meias, tênis, chinelo, roupa de banho, cachecol, pijama
  4. (   ) Câmera, celular, carregador, fone de ouvido, óculos de sol, adaptador, cadeado, boné/chapéu
  5. (   ) Kit primeiros socorros – curativo, analgésico, soro fisiológico, lentes extras, termômetro
  6. (   ) Necessaire: Escova de dente, pasta e fio, pente, desodorante, absorvente, xampoo, protetor solar

Vai viajar com crianças?

Estes podcasts também podem lhe interessar

Devo comprar um Seguro ou Assistência Viagem?

A pergunta certa a ser feita é: Qual Seguro ou Assistência Viagem comprar. Pois você sempre DEVE comprar.

São diversos relatos de intoxicação alimentar (primeira causa de uso dos seguros viagem), pequenos acidentes, alergia, febre alta, dor de dente, conjuntivite, perda de bagagem, etc.. que fazem com que o seguro viagem seja um item essencial para suas férias com conforto.

Começamos pela diferença entre: Seguro Viagem ou Assistência Viagem
Essa é uma dúvida muito comum sobre a nomenclatura. E muitas vezes usamos uma pela outra. Mas há uma diferença entre Seguro Viagem e Assistência Viagem

Seguro Viagem: O passageiro deve arcar com todas as despesas necessárias em caso de imprevistos durante sua viagem e somente será reembolsado pela seguradora quando regressar ao seu país de origem. Neste caso, você decide onde quer ser atendido e depois solicita o reembolso mediante apresentação de todos os comprovantes. É dessa forma que funcionam grande parte dos seguros oferecidos pelos cartões de crédito quando você compra a passagem com o seu cartão.

Assistência Viagem: Sempre que houver alguma situação de emergência durante a viagem, o passageiro contará com um pacote de serviços e benefícios garantidos pelo seu Plano sem ter que desembolsar dinheiro.
Recomendamos a Assistência Viagem pela vantagem descrita acima onde não há necessidade de desembolso de valores. Algumas seguradoras vendem os dois serviços no mesmo pacote.

É importante saber essa informação no momento da contratação do serviço para não ter problemas depois.

Cobertura
Tanto o Seguro como a Assistência de viagem tem como objetivo cobrir imprevistos durantes suas viagens, sejam elas nacionais ou internacionais.
Além de cobrir imprevistos relativos a saúde, também incluem por exemplo: despesas com perda de vôo, perda de documentos/cartões de crédito e extravio de bagagem entre outros.

Viagens Nacionais
Para viagens nacionais, se o seu seguro/plano de saúde cobre ou reembolsa as despesas feitas em qualquer lugar do território Brasileiro, então fica a seu critério adquirir um seguro extra, mesmo porque, como Brasileiro, você terá sempre acesso aos hospitais públicos. (Faça a carteirinha do SUS)
Há lugares onde não há todos os tipos de tratamentos e será necessário um deslocamento para a capital. Coloque tudo isso no papel antes de tomar uma decisão.

Viagens Internacionais
Para viagens internacionais, SIM!!! Vale muito a pena. Para alguns países, é obrigatório possuir um seguro viagem. Não há como prever ou mesmo prevenir todos os imprevistos que podessam acontecer. Não deixe de contratar uma Assistência Viagem.

Onde comprar/contratar seguro viagem?
Atenção: Lembre-se sempre de comprar a partir do dia em que sairá do Brasil até o dia em que pisar novamente em solo Brasileiro.
Isso é muito importante principalmente no caso de cancelamento de voo ou perda de bagagem. Se for comprar pelo site, verifique o prazo de entrega das etiquetas. Compre com antecedência.

Faça a cotação  – Envie mensagem para o e-mail [email protected] ou WhatsApp.

Safety Card – A Yasuda Marítima Seguros é subsidiária da Sompo Japan Nipponkoa Insurance Inc, fundada em 1888, hoje pertence ao Grupo Sompo Japan Nipponkoa Insurance (SJNK). A Safetycard foi criada no ano de 2008 visando dar mais uma opção aos viajantes que buscavam tranquilidade e segurança na sua viajem de lazer ou negócios e é parceira da Sompo.

Seguros Promo – Faz a cotação e o comparativo de várias empresas que oferecem assistência viagem, entre elas: Mapfre, April, GTA, Travel Ace, Assist Card, Assist Trip, Intermac, Affinity, Assist Med.
A seguros Promo oferece os melhores e mais completos planos de seguro viagem da internet. Seguros Promo é uma empresa do grupo Belvitur com mais de 53 anos de atuação no setor de viagens de lazer e viagens empresariais.

Como escolher seu hotel – Dicas para usar os sites de reservas

A escolha do hotel é tão importante quanto a escolha do destino.
Um hotel ruim ou mal localizado pode transformar suas férias em uma experiência frustrada. Veja aqui algumas dicas de como usar as informações disponíveis hoje em na internet, e também onde você precisa prestar muita atenção.

Os sites de reserva de hotel têm a vantagem de permitir que você mesmo escolha, avalie e reserve diretamente a hospedagem para sua viagem. Seu sistema de pagamento é seguro e tem opções para pagamento pelo site ou direto no hotel. O sistema é fácil de usar, todo em português e traz avaliação dos hotéis feitas por usuários de todo o mundo.

Booking.com é um dos maiores da categoria. Consulte aqui usando o nosso link.

A nota dos hotéis que aparece é uma média das avaliações de itens como acomodações, localização, limpeza, conforto, comodidades e custo-benefício. Mas além da nota é importante ler os comentários e entender quais são os pontos fortes e fracos da hospedagem.

Uma das reclamações mais frequente que vejo nas resenhas de bons hotéis é em relação as taxas e tarifas “escondidas” e que são cobradas no check-out da estadia. Isso acontece bastante em hotéis no exterior e em locais turísticos que cobram taxas de pernoite. Muitas vezes isso não é tão claramente informado na sua reserva.

As diárias nos sites de busca, incluindo o Booking, apresentam os valores primeiramente sem impostos e taxas. O percentual de taxas e impostos varia de acordo com a localização. Eles aparecem na descrição do tipo de quarto. Depois de clicar em reservar, revise as “condições de sua reserva” – ali estão detalhados os valores e percentuais de taxas, impostos e politica de cancelamentos.

É importante verificar se a tarifa é sem ou com cancelamento gratuito.

O cancelamento gratuito é um diferencial importante, pois garante que você possa cancelar ou alterar a reserva sem custo nenhum caso a viagem precise sofrer alguma mudança. Atenção: confirme e anote a data limite para o cancelamento.

Outra taxa importante para verificar é a taxa de resort que se aplica a alguns hotéis e localidades. Essa taxa vai ser cobrada no momento do seu check-out, e algumas vezes ela é alta. Vale a pena estar ciente dela antes de fazer sua reserva e não ser pego de surpresa. A informação está lá, mas as vezes passa desapercebida e por isso muitas vezes gera insatisfação.

As restrições do hotel também devem ser observadas. Na descrição do quarto por exemplo, juntamente com as tarifas, está o numero de pessoas que o hotel aceita naquela reserva. No caso de famílias com crianças pequenas, que ocupam o mesmo quarto dos pais, é importante confirmar no site as condições do hotel. E em caso de dúvidas vale a pena ligar para confirmar diretamente com a acomodação.

Clique na localização para ver onde está o seu hotel e se está próximo dos pontos que você está querendo visitar. Uma boa localização pode fazer a diferença na sua viagem!

Outros sites de reserva que você pode consultar e que recomendamos são o Hotéis.com e também o Airbnb.

Sobre o Airbnb, o site e aplicativo foi criado para o aluguel de temporada de casas e apartamentos. Hoje é uma referência em hospedagem no mundo todo. E uma ótima opção para estadias mais longas, ou para famílias grandes viajando juntas. O aluguel de uma casa pode proporcionar maior espaço, conforto e comodidade. Muitas vezes com valores mais acessíveis.

Ingressos e tickets, tours e atrações.

Os parceiros oferecem os melhores preços sem perder a qualidade. Consulte por cidade e saiba quanto você vai gastar na sua viagem. Escolha se quer o preço em Dólar ou Euro.

Que ingressos escolher?

Primeira vez na cidade? Quanto tempo você tem disponível? Qual a sua lista de prioridades?

São tantos os passeios que as vezes fica difícil escolher e vem aquele pensamento: deixa que na hora eu resolvo… Pela nossa experiência, isso não dá certo. Tem lugares que até hoje eu não consegui visitar porque a compra precisa ser feita com antecedência.

Se for a primeira vez na cidade e se você não domina bem o idioma, abuse dos passeios que você possa agendar e comprar com antecedência pelos sites que fazem a venda em português. Chegue no seu destino com uma programação básica de pelo menos dois passeios para não ter que depender das sugestões de desconhecidos.

Nossa super dica do que compra antes:
● O transfer do aeroporto para o hotel
● Um tour panorâmico pela cidade para identificar os principais pontos turísticos logo no primeiro ou segundo dia.
● O City Pass ou entrada fácil para museus e atrações SEM FILA
● Um tour diferente a sua escolha – pode ser cruzeiro com almoço, helicóptero, barco, ilha próxima…
● Um ingresso para um show.

Com 5 compras básicas você já tem uma super viagem montada e garantida. O restante dos dias você pode optar por descansar, fazer compras, caminhar pela cidade ou agendar outros passeios de oportunidade de acordo com os interesses.

Aluguel de carro

Se você está planejando alugar um carro nos Estados Unidos ou Europa veja as dicas que preparamos.

Carteira de motorista em dia, habilidades mínimas de direção, atenção redobrada, seguro completo… Fazendo tudo direitinho, não tem erro.

  • Qual a idade mínima para alugar um carro?
  • Quais os documentos necessários?
  • Qual seria o carro ideal para minha viagem?
  • Pagamento e caução?
  • Quais locadoras trabalham nessa cidade?
  • Quais seguros incluir?
  • O que está incluso na diária?
  • Acessórios opcionais

Clique aqui para fazer uma cotação com a Rentcars.com

Muito cuidado na hora de escolher. Há muitas opções e tipos de carros. Tenha cuidado, pesquise e viaje feliz.

Preços variam de acordo com as ofertas e disponibilidade de cada uma. Na alta temporada os preços tendem a subir mais. Se você está viajando para Orlando nas férias de julho por exemplo, vale a pena começar a pesquisar com meses de antecedência e reservar logo.

Alamo, National, Hertz, Thrifty, Sixt, Dollar e Europcar são as principais locadoras que atendem no território americano.

Tem post no blog que fala sobre os principais itens, incluindo seguro que é um dos pontos que gera muita dúvida. https://www.maripelomundo.com.br/alugar-um-carro-nos-estados-unidos/

A dica é pesquisar as condições e o que está incluso em cada pacote das locadoras.

Como fazer câmbio para viajar? Qual a melhor cotação?

Como fazer o câmbio, quanto levar, quando e onde comprar… A cada viagem as mesmas dúvidas reaparecem.

Não há uma fórmula mágica, especialmente porque a taxa de câmbio é sempre variável, o país de destino também e novos produtos vão surgindo.
O que temos feito é dividir o total dos gastos da seguinte forma:

Hospedagem – pagar no cartão pelos sites de reservas de hotel como Booking.com

Alimentação e Compras – levar 50% do que pretendemos gastar em alimentação em Dólar ou Euro e fazer o cambio para a moeda local no momento da chegada no país. Os outros 50% pagar no cartão de crédito (apesar de ter o IOF, tem-se a segurança de não ter que ficar circulando na rua com muito dinheiro ou deixando no hotel)

Passeios – comprar online com antecedência e, se possível, pagar em reais, parcelado e sem IOF. Para os Estados Unidos, isso é possível com a WePlann. Para os demais países, pode-se comprar com a GetYourGuide ou a Tiqets

Internet no celular – É um custo a mais e ao mesmo tempo uma necessidade. Por outro lado, estar sempre online ajuda a economizar muito dinheiro.

Emergências – Certifique-se de deixar sempre uma reserva em dinheiro para emergências. Não viaje sem Seguro Viagem. As emergências médicas são as mais caras!

www.melhorcambio.com é uma ferramenta online para pesquisa e comparação de taxas de câmbio.

O site facilita e viabiliza as operações entre pessoas e casas de câmbio. Com a ferramenta é possível identificar qual casa de câmbio está oferecendo a melhor cotação.

Após a busca, você vai até a casa de câmbio mais perto de você que apresente o melhor custo beneficio. Você pode comprar um pouco da moeda do país ainda aqui no Brasil. Há países que essa prática vale a pena.

Desde março de 2020 a taxa de câmbio do cartão de crédito é a taxa do dia da sua compra. Por isso é interessante acompanhar a cotação também durante a sua viagem caso esteja planejando uma compra maior. E fico atento a mudanças também.

O problema de levar muito dinheiro em moeda, além do risco de ser roubado ou perder em algum lugar é que você só pode sair do Brasil com R$10.000 reais ou o equivalente em moeda estrangeira sem fazer uma declaração à Receita Federal. Pode parecer muito, mas com a taxa de conversão alta, nem é tanto assim.

Se você pretende levar mais do que R$ 10.000,00 reais em papel moeda, deve fazer a Declaração Eletrônica de Bens do Viajante (e-DBV) no site da Receita ou pelo aplicativo, e apresentar a mesma na sua saída. Esse limite é individual, o que significa que uma família de 3 pessoas pode estar levando até R$ 30.000,00 na saída do Brasil em espécie.

Cartão de Débito ou Cartão pré-pago.
Essas outras duas modalidades também podem ser usadas na sua viagem. Se você tem um cartão de crédito internacional e débito das bandeiras Visa ou Mastercard, pode utilizá-lo na função débito no exterior nos estabelecimentos que aceitam essas bandeiras. Consulte as condições no seu banco. Note que a taxa de IOF no débito também é aplicada, no mesmo percentual do cartão de crédito.

Cartão pré-pago internacional. O cartão pré-pago é também uma forma bastante segura de levar seu dinheiro na viagem. De forma simples, ele funciona como um cartão de débito, mas ao invés de ser ligado à sua conta corrente, é um produto das casas de câmbio, e o você carregar com o valor que desejar. O IOF é também o mesmo do cartão de crédito, e há taxa para retirada de dinheiro em caixas eletrônicos, mas não no uso do saldo para os pagamentos diretos em estabelecimentos. O IOF é cobrado a cada retarda do cartão. A grande vantagem aqui é mesmo a segurança. Seu dinheiro está protegido, mesmo em caso de extravio do cartão. Basta acionar o banco ou casa de cambio que emitiu o cartão. Outra vantagem é a taxa de cambio. Se você está planejando a viagem com antecedência e quer comprar moeda aproveitando uma boa taxa de câmbio, o cartão pré-pago carrega o valor com a taxa do dia da compra, e não do dia do gasto na viagem.

Consulte aqui a cotação da moeda hoje.

https://www.melhorcambio.com/codenoofo80irge6

Escolhendo restaurantes nas viagens com o TripAdvisor

Escolher bons restaurantes é uma tarefa muito importante para um bom roteiro de viagem. Uma boa experiência gastronômica pode fazer a diferença nas lembranças das férias.
E na hora da escolha o que mais vale é conhecer a opinião e indicação de outras pessoas.

Amigos e conhecidos em primeiro lugar, até porque certamente serão sinceros e muitas vezes porque conhecem nossas preferencias e poderão dar dicas que vão de encontro ao que você mais gosta. Um exemplo: não faz muito sentido me indicarem um restaurante que sirva o melhor joelho de porco da Alemanha porque eu simplesmente não como carne de porco.

Nos guias, posts e roteiros de viagem que preparamos procuramos dar muitas dicas de restaurantes e comidinhas com base nas nossas preferências e experiências mundo afora.

E para encontrar restaurantes nas nossas viagens usamos muito o aplicativo do TripAdvisor, inclusive sempre colocando uma avaliação para outros usuários dos restaurantes que experimentamos. Acho realmente uma ótima opção, fácil e prática de usar.

Se você instalar o aplicativo no celular e habilitar a opção de acesso a sua localização, vai receber mensagens de sugestões perto de você na hora do almoço ou do jantar! Super prático!

Mas é preciso investir um pouquinho de tempo para pesquisar e ler os comentários sobre os restaurantes.

Dica de como eu faço que podem ajudar:
– Uso dois filtros importantes: o tipo de cozinha, de acordo com o local que estamos e com o que queremos, e pontuação mínima dos viajantes, sempre acima de 4. O filtro por bairro muitas vezes também ajuda para que as opções fiquem mais perto de você.
– Depois eu leio as avaliações mais recentes, e sempre as avaliações ruins. Isso mesmo. Pelo menos duas ou três avaliações ruins para saber o que incomodou negativamente os viajantes. Muitas vezes são relacionadas a preço alto, espera longa, um café que foi cobrado a mais, e que deixou o visitante tão chateado, que fez com que avaliasse o restaurante como ruim. Porém a comida é boa!

Tenho vários restaurantes que escolhemos usando o TripAdvisor em viagens e que realmente deram certo.

Cancelamentos de Viagem

Cancelamento de passagem, hotel, problemas com o seguro viagem, reclamações… todas essas questões infelizmente, em algum momento, farão parte da vida de um turista.
O importante é estar bem informado,saber quais são seus direitos, ler as regras, normas, entrelinhas antes de fazer uma compra, ver se o site é confiável… ou seja, estar atento.
Mesmo assim, alguns casos devem ser acompanhados por um advogado.

Cancelamento de passagem

Em 2015 tivemos esta boa notícia sobre Cancelamento de passagem. A taxa de 5% deverá valer para os pedidos feitos com, no mínimo, cinco dias de antecedência da data da viagem. Nos demais casos, a taxação será de 10% do valor pago, inclusive de passagens promocionais.
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou proposta que limita a taxa a ser cobrada das empresas aéreas por alterações de voo solicitadas pelos usuários. Pelo texto do substitutivo ao PLS 757/2011, a empresa poderá cobrar taxa de serviço, mas limitada a percentual de 5% ou 10% da tarifa paga, a depender do caso. A matéria foi confirmada nesta quarta-feira (15) em turno suplementar e agora segue para a Câmara dos Deputados.

Como cancelar uma compra

Um caminho longo, mas possível. Se você se arrependeu, faça o pedido de cancelamento, mas é necessário comprovar que fez o pedido e manifestou o arrependimento dentro do prazo de 7 dias, de preferencia por carta registrada. Veja o código sobre este direito:
“Direito de arrependimento”, que o Código de Defesa do Consumidor concede no artigo 49:
Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, NO PRAZO DE 7 DIAS a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer FORA DO ESTABELECIMENTO COMERCIAL, especialmente por telefone ou a domicílio.
Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, DE IMEDIATO, monetariamente atualizados.

Fique atento e leia atentamente antes de sair clicando, para não tornar suas sonhadas férias em um verdadeiro pesadelo.

Voos perdidos, conexões curtas, bagagem atrasada e dicas de viagem

Em uma viagem, algumas coisas são inevitáveis e imprevisíveis. Outras, você pode tentar se prevenir e evitar maiores complicações. Passo aqui algumas dicas que podem ajudar você a organizar melhor a viagem em caso de voos perdidos.

Conexões
Se você vai para um destino, com escala em outro, dê preferência a voos da mesma companhia aérea e adquira os bilhetes da viagem de todo o itinerário de uma única vez. Explico: Se o primeiro voo atrasar ou for cancelado, a companhia aérea se encarrega de remarcar o seguinte e providenciar acomodação, caso seja necessário.
Mala perdida ou atrasada
Quando a conexão entre um voo e outro é curta (com uma hora ou menos entre os voos) existe a chance da sua bagagem não embarcar.
Prefira conexões com mais de uma hora. Isso garante que sua bagagem também troque de avião, além de dar mais tempo para você se locomover tranquilamente.

Cartão fidelidade
Nessas horas de voos atrasados ou cancelados, ajuda muito ter um cartão fidelidade ouro, gold ou diamante. Concentre suas viagens em uma única companhia sempre que possível. Para atrasos de voo, os lounges e sala vips fazem muita diferença. Para atendimento no balcão também, e para alocação de hospedagem e novo voo, em caso de atraso ou cancelamento, o serviço é diferenciado e você tem prioridade em praticamente tudo. As vezes, por pouca diferença de valor, vale a pena acumular milhas e pontos em uma única empresa aérea.

Internet
Embora você possa comprar chip na cidade onde vai ficar, caso tenha que passar longas horas no aeroporto, se comunicar com familiares ou empresas, o chip internacional já lhe deixa conectado onde estiver. Lembre-se de incluir o país da escala. Mesmo que seja só por poucas horas, caso haja cancelamento e tenha que pernoitar, já terá a Internet funcionando para procurar hotel, fazer ligação via Skype, estar conectado.

Voos low cost valem a pena?
Atualmente as grandes companhias aéreas estão adquirindo companhias low cost e acabam oferecendo as duas opções de voo. Por exemplo, a Air France e a HOP são da mesma empresa. Então fique atento para não se confundir na hora da compra.
Como viajamos sempre com criança, a bagagem é um item importante. Fica praticamente impossível fazer um voo para a Europa sem malas. Para pegar voos low cost teríamos que deixar as malas grandes em algum lugar ou pagar adicional de bagagem.
Nossa dica: No final das contas, a diferença não é muito maior que dos passes aéreos não reembolsáveis das grandes companhias do tipo TAP, AirFrance, Lufthansa, etc. pelos serviços que oferecem já incluídos na tarifa.

Low Cost:

● Não acumula pontos/milhagem
● Cobram as bagagens à parte
● Não possuem serviço de bordo (alimentos e bebidas)
● Não dão acesso a lounges/salas vip
● Não permitem upgrade
● Não fazem check-in e não imprimem o boarding pass para você e cobram caso você não tenha feito com antecedência
● As vezes possuem apenas um único banheiro unissex e poltronas não reclináveis
● Operam em aeroportos secundários na maioria das vezes, distantes do centro
● A mala de mão não pode passar nem um centímetro da medida estabelecida ou terá que pagar caro para despacha-la no embarque.
● Não garantem o tempo necessário para mudar de voo, você que tem que estar atento
Vantagem do Low Cost:
● Preço
Como o preço é um fator decisivo, ainda assim, o voo low cost é bastante atrativo.
Se sua decisão for usá-lo, calcule para ver se realmente vale a pena e vá em frente, mas vá preparado e, se estiver com crianças, evite horários ruins para elas e verifique a previsão do tempo com antecedência.

Viagem com Crianças

Viajar com crianças é uma delícia, mas devemos ficar atentas aos documentos.
Há regras específicas para crianças tanto no Brasil e no Exterior. São documentos importantes para garantir a proteção da criança.
Veja a seguir:
● Passaporte
● Menores viajando sozinhos – Brasil e Exterior
● Viagem com apenas um dos pais
● Viagem com avós, tios ou irmãos
● Documentos para menores
● Documentos que hotéis exigem
● Vacinação

Passaporte
O passaporte é emitido pela Polícia Federal. A maioria dos países exige que o passaporte tenha no mínimo 6 meses de validade.
Consulte como obtê-lo pelo site da Polícia Federal.

Veja aqui detalhes https://www.anac.gov.br/assuntos/passageiros/documentos-para-embarque e ATUALIZAÇÃO da documentação completa exigida para o embarque de crianças e adolescentes em voos domésticos e também internacionais:

Menores viajando Pelo Brasil
Acompanhados de adultos que não sejam parentes:
● Menores de 12 anos – autorização de viagem por escrito emitida pelos pais, com firma reconhecida em cartório.
● Sozinho: Dos 12 aos 18 anos – autorização dos pais com firma reconhecida.
Menores viajando para o Exterior
● Menores de 18 anos viajando com terceiros – RG ou passaporte e autorização por escrito dos pais, com firma reconhecida em cartório.
Se um dos pais não puder assinar – requerer o documento na Vara da Infância e da Juventude. (veja modelo no site do Tribunal de Justiça de São Paulo).
● Levar certidão de nascimento com nome dos pais pois não consta a filiação no passaporte.
Veja a cartilha sobre viagens de crianças e adolescentes ao exterior, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Viagem com apenas um dos pais
● Pelo Brasil: não é obrigatório autorização. É necessário apresentar apenas a carteira de identidade (RG) ou a certidão de nascimento (original ou cópia), que comprovem a filiação.
● Para o exterior: autorização por escrito em duas vias e reconhecer firma. Caso não seja possível, deve-se requerer uma autorização judicial nas Varas da Infância e da Juventude.
Modelos no site do Tribunal de Justiça de São Paulo.
Viagem com avós, tios ou irmãos
● Pelo Brasil: é necessário apresentar o documento de identidade com foto, que comprove parentesco até 3.º grau.
● Para o exterior: é obrigatório emitir uma autorização por escrito, com o período e o destino do passeio, e reconhecer firma em cartório. Se um dos pais estiver impossibilitado de assinar o documento, deve requerer uma autorização judicial nas Varas da Infância e da Juventude.

Documentos para menores
● Pelo Brasil: se for viajar com os pais, basta apresentar a carteira de identidade (RG) ou a certidão de nascimento (original ou cópia autenticada)
Leia mais no site do Tribunal de Justiça de São Paulo.
Documentos que hotéis exigem
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (lei 8.069/90 – Art. 82), é proibida a hospedagem de criança ou adolescente em hotel sem autorização ou acompanhamento dos pais.
● No momento do check-in, é necessário apresentar o documento de identidade ou certidão de nascimento que comprovem a filiação.

Vacinação
A carteira de vacinação é um dos itens mais importantes antes de viajar pelo Brasil ou para o exterior.
● Crianças e adultos que vão para áreas endêmicas da febre amarela (Amapá, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Roraima, Amazonas, Pará, Goiás, Distrito Federal e alguns países da América Latina, África ou Ásia) devem tomar a vacina contra a doença pelo menos dez dias antes de embarcar.
● A vacina contra a febre tifóide também é muito importante. Ela deve ser tomada quando se vai para regiões com saneamento básico precário, como o Norte e o Nordeste do Brasil, a Ásia e a África.
– A dose da vacina contra a febre amarela é válida por dez anos .Para tirar dúvidas sobre as áreas de risco, ligue para o Disque Saúde (0800-61-1997) ou consulte o consulado do país que pretende visitar.

Documentos para viajar no Mercosul:

– RG, Passaporte, Vacinas
Moradores dos países que integram o Mercado Comum do Sul – MERCOSUL podem viajar sem passaporte, apenas com documentos de identificação. Esta é a informação que esta no Portal do Brasil

Até ai, tudo bem… mas atenção aos detalhes. É nos detalhes que a gente se atrapalha e a viagem vira um pesadelo !!
Eu acho que viajar com Passaporte é sempre melhor mas caso não tenha tempo de providenciar um, então fique atento às informações, pois há muitos sites que dizem que um documento com foto basta. E não é bem assim!

● RG antigo e plastificado não serve. RG não pode ultrapassar 10 anos e deve estar em bom estado de conservação.
● Carteira de motorista não serve.
● Se você é estrangeiro e mora no Brasil mas não se naturalizou, RNE não serve.
● RG de criança sem a certidão de nascimento não serve.
● Passaporte da criança sem a certidão de nascimento não serve.
● Passaporte com validade inferior a seis meses não serve.
● Criança desacompanhada de um dos pais também requer documentos extras. Veja o item de Viagem com Criança.

Pode ser que você tenha embarcado sem esses documentos. Pode ser que o atendente esteja de boa vontade e qualquer coisa sirva, como também pode ser que o atendente esteja em um péssimo dia e mesmo seguindo as regras, vão querer um documento a mais. Você vai querer se estressar ou arriscar todo o investimento feito? Não custa nada levar os documentos certos e essenciais.
Colocamos a seguir quais documentos são necessários para cada país e não deixe de conferir as vacinas!
Para começar, veja quais são os países do Mercosul:
Membros efetivos do Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela (2012).
Membros associados do Mercosul: Bolívia (1996), Chile (1996), Peru (2003), Colômbia (2004) e Equador (2004).

Estas informações são válidas SOMENTE se você for Brasileiro ou naturalizado. Você está isento de visto para permanência até 90 dias, não pode morar lá.

Países que permitem a entrada de turistas Brasileiros somente com o RG (nas condições acima):
● Argentina, RG (Link para o consulado SP)
● Brasil, RG (vacina de Febre amarela para Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins)
● Paraguai, RG e Certificado Internacional de Vacina Contra Febre Amarela – (ANVISA) (Link para o consulado);
● Uruguai, RG; (Link para o consulado)
● Venezuela, RG e Certificado Internacional de Vacina Contra Febre Amarela – (ANVISA) (Link para o consulado SP);
● Bolívia, RG e Certificado Internacional de Vacina Contra Febre Amarela – (ANVISA) (Link para o consulado RJ);
● Chile, RG; (Link para o consulado SP)
● Colômbia, RG e Certificado Internacional de Vacina Contra Febre Amarela – (ANVISA) (Link para o consulado SP);
● Peru, RG (consulte aqui )
Atualização Note que Peru e Equador não estavam nesta lista. Agora o Peru já está. É necessário passaporte e consulte no site do consulado do país quanto a necessidade de visto. Como tudo é dinâmico, consulte sempre o site do consulado do País ou do Itamaraty para verificar as informações atualizadas. Site Itamaraty
Para o Equador e Peru, também é necessário a vacina contra a Febre Amarela Internacional validada internacionalmente na (ANVISA).

Acesse também
Cancelamentos e Reclamações http://www.maripelomundo.com.br/cancelamentos-e-reclamacoes/
Links importantes para Planejar sua viagem http://www.maripelomundo.com.br/links-importantes-planejamento-de-viagem/
Lounges e salas Vips http://www.maripelomundo.com.br/lounges-e-salas-vip/
Seguro ou Assistência Viagem http://www.maripelomundo.com.br/seguro-ou-assistencia-viagem/

Links e informações importantes

Juntamos todos os links e informações importantes em uma única página. Aqui você tem um guia de tudo o que você precisa saber antes de viajar e qual link consultar.

Vôos, vistos, documentos, consulados, taxis, aeroportos, metro, site de busca de passagem, vacinas, saúde, cias aéreas e regras importantes.

SERVIÇOS CONSULARES

Dados importantes sobre a gama de serviços consulares prestados aos cidadãos brasileiros no exterior, como informações sobre passaporte brasileiro, vistos, legalização e emissão de documentos, eleições em outros países, consulados itinerantes, assistência jurídica, alerta de viagens, emergências e orientações gerais.
http://www.portalconsular.mre.gov.br/

ANAC – Agencia Nacional de Aviação Civil
Atraso ou cancelamento de vôo, extravio de bagagens, reembolso etc.
http://www.anac.gov.br

CONSULTA DE VÔOS
Infraero – http://www.infraero.gov.br

VISTOS
Site muito interessante para uma primeira consulta. Depois é necessário checar com o consulado se há novas regras
http://www.visahq.com.br/visas.php

GRAVIDAS E BEBÊS
Toda mulher grávida deve consultar o médico antes do voo e, depois do sétimo mês de gestação, a gestante precisa solicitar atestado médico permitindo a viagem.
Os bebês que não têm mais do que sete dias de idade não podem viajar de avião. Os seus sistemas respiratório e circulatório ainda são muito fracos. Para as crianças, não esqueça de levar
– cobertor para protegê-lo do ar condicionado;
– um brinquedo (de preferência uma novidade), livrinho ou bicho de pelúcia;
– fraldas, muda de roupas e lenços umedecidos;
– uma chupeta e uma mamadeira cheia;
– os medicamentos;
– roupas confortáveis e meias quentes.

VACINAS
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária disponibiliza informações para proteger sua saúde e credencia Centros de Orientação do Viajante para emissão do Certificado Internacional de Vacinação na sua região.
http://www.anvisa.gov.br/viajante/

TUDO SOBRE BAGAGENS E ALFÂNDEGA
Bagagens de Mão e Despachada – http://www.aeroportoguarulhos.net/bagagem
Alfândega: Receita Federal – http://www.receita.fazenda.gov.br/guiacontribuinte/aduana.htm

FUSO HORÁRIO
http://24timezones.com/hora_certa.php

VIAJANDO COM ANIMAIS
http://www.agricultura.gov.br/animal/animais-de-companhia

TAXIS NO BRASIL E NO MUNDO
TARIFA DE TÁXI, calcular o valor aproximado do serviço de táxi – 60 cidades brasileiras.
TAXI FARE FINDER, para cálculo aproximado de corridas de táxi – 200 cidades do mundo.
GUIAS
Dicas ANAC, e Guia do Passageiro – Dicas ANAC Agência Nacional de Aviação Civil
Guia de Bolso da Saúde do Viajante, Anvisa
Guia do Passageiro (Online) Infraero
Tudo o que você precisa saber para fazer uma boa viagem – Guia do Passageiro (PDF) Infraero
Viajando ao Exterior – Guia Rápido para Viajantes, Receita Federal
Viaje Legal – O seu guia para um turismo tranquilo, Ministério do Turismo e Sebrae

AEROPORTOS DO BRASIL E DO MUNDO
Aeroportos Brasil
Aeroportos do mundo

MAPA DE METRO – PELO MUNDO
https://www.amadeus.net/tools/subway-map

PRIMEIROS SOCORROS
– Gel antibacteriano
– Analgésicos
– Pastilhas para dor de garganta
– Medicamentos antialérgicos
– Repelente de inseto
– Curativos, band-aids, ataduras, esparadrapos, gaze, uma tesoura pequena e uma pinça
– Termômetro digital (os de mercúrio não podem ser transportados em avião)
– Filtro solar e chapéu (boné, lenço)
– Medicamentos antidiarreicos e contra a desidratação
– Medicamentos de uso contínuo
– Para medicamentos líquidos (como xaropes e mesmo antitérmicos para crianças) e antibióticos tenha em mãos também a receita médica.

SAIBA O QUE É
Cinetose, Insolação, Jetlag, Doença das alturas, Trombose e hipotermia

DUTY FREE
Loja Duty Free
Link para: Compra Antecipada

OUTROS LINKS
Guia do Comércio Exterior e Investimentos
http://www.brasilexport.gov.br/?l=pt-br

Visit Brasil
Instituto Brasileiro de Turismo – informações sobre o mercado, artigos, tendências, estatísticas, além de belíssimas imagens.
http://www.visitbrasil.com/index.html?__locale=pt_BR

CHECKLIST

Antes de embarcar, imprima nosso checklist Mari Pelo Mundo e marque todos os itens!
DOCUMENTOS PESSOAIS E $$
(    ) Passaporte para qualquer viagem estrangeira, incluindo Mercosul ou RG para viagens nacionais
(    ) Passaporte – Cópia impressa e por e-mail
(    ) Carteira de motorista – Cópia impressa e por e-mail
(    ) RG – Cópia impressa e por e-mail
(    ) Certificado de vacina contra Febre Amarela
(    ) Porta-dinheiro para emergências – cinto ou pescoço
(    ) Cartão de crédito – Cópia impressa e por e-mail
(    ) Dinheiro para táxi
(___) Moeda estrangeira, Travellers check e cartão de crédito

DOCUMENTOS DE VIAGEM
(    ) Passagem Aérea
(    ) Reserva de Hotel
(    ) Reserva de Carro
(    ) Seguro de viagem
(    ) Telefones úteis cartão, seguro, emergência
(    ) Etiqueta com nome, endereço e telefone nas bagagens e mala de mão

SAÚDE
(    ) Óculos extra ou lentes – cópia da receita
(    ) Remédios de primeiros socorros
(    ) Outros remédios
(    ) Vitaminas
(    ) Nécessaire com Cremes, Mini Shampoo (Max 100ml), Pasta dente, Fio, etc
(    ) Repelente, pomada para picada
(___) Filtro solar, óculos de piscina, chinelo

CRIANÇAS
(    ) Brinquedos
(    ) Papel e canetinhas
(    ) Comidinhas
(    ) Documentos da criança, RG ou Certidão de nascimento, além do passaporte.
(___) Muda de roupa para mala de mão

TECNOLOGIAS
(    ) Celular
(    ) Carregador de Celular
(    ) Máquina fotográfica
(    ) Carregador da máquina fotográfica
(    ) Adaptador de tomada
(    ) Pendrive com documentos, tickets, etc.
(    ) Desbloqueio do roaming
(    ) Desbloqueio do cartão de crédito
(___) Chip de Internet

 

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari pelo Mundo:
As colaboradoras e as Friends Connection de Mari Pelo Mundo compartilham o olhar e as experiências, contribuindo com o planejamento de viagens de pessoas que adoram se jogar nesse mundo.