Passeios no Guarujá: Forte dos Andradas

(de nov/2017 atualizado em 2021)

Além das praias, há outros passeios para se fazer no Guarujá em São Paulo. Um deles é conhecer o Parque Histórico, Cultural, Ecológico e Turístico do Forte dos Andradas!  Fomos conhecer o Parque histórico a convite de amigos.

Passeios no Guarujá

O Parque e o Forte dos Andradas está localizado no Morro do Monduba, uma área de preservação de 2,1 milhões de m². É um Parque de Mata Atlântica, lindo e rico em biodiversidade.

Parque Histórico, Cultural, Ecológico e Turístico do Forte dos Andradas

Para chegar é só seguir a estrada que leva ao Guarujá. Use o waze ou google maps e coloque Forte dos Andradas. A entrada do forte fica próxima a prefeitura do Guarujá (cerca de 2 km). Para entrar, é necessário agendar a visita ou se inscrever nos eventos que ocorrem esporadicamente no local.

A praia é de uso restrito.  Os visitantes não são autorizados a utilizá-la.  Mesmo assim, a vista e a caminhada é linda. São 2,5k de subida leve. Então é bom ir preparado para a caminhada. Da entrada do Forte ao início da trilha, o deslocamento é feito com carro próprio do visitante;

Na subida é possível avistar a Praia do Tombo.

Eventos no Forte dos Andradas

Esta semana (26 de novembro) acontece a semana comemorativa dos 75 anos do Forte dos Andradas e  prefeitura do Guarujá promoveu a 8a. Caminhada Ecológica do Forte dos Andradas.

O percurso é de 8 km de subidas e descidas e durou cerca de 4 horas.  Para outros eventos, fique atento ao site do Forte.

 

Consulte aqui as opções de hotéis no Guarujá e reserve com os melhores preços


A visita ao Forte dos Andradas

Foi criado para abrigar a 5ª Bateria Independente de Artilharia de Costa.  Eram quatro canhões, uma luneta e dois telêmetros que faziam o cálculo das coordenadas das embarcações.

Escavado na rocha, o Forte dispõe de uma arquitetura militar tipo “casamata ativa”, isto é, uma instalação fechada de tuneis arqueados, um de 200mt e outros dois de 50m cada, que abrigavam a cozinha, o refeitório, o banheiro, a sala de comando e mais seis depósitos de munição, além da casa do gerador (139 volts e trifásico). É um posto de artilharia totalmente recoberto pelas árvores, que formam uma “cortina invisível”. (fonte)

O Museu têm a missão de preservar a história do Exército brasileiro.  Há reproduções de soldados dentro do Forte, fotos, equipamentos e a história do local. É bom agendar a visita com pelo menos três dias de antecedência e aguardar a confirmação.


Nossos amigos que nos convidaram a conhecer esse paraíso.

 

Informações sobre a visitação

As visitas guiadas ao Parque Histórico do Forte Dos Andradas, atração turística e cultural nas dependências da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, ocorrem às terças, quintas, sextas, sábados e domingos mediante agendamento prévio por e-mail ([email protected]). O pedido deve ser feito com antecedência de pelo menos 48 horas. A visitação ao Sítio Histórico não inclui acesso à Praia do Monduba, que fica na área militar, e tem acesso restrito por questões de segurança.

Endereço:Rua Marechal Emílio Mallet, n. 1000

Jardim Guaiúba – Guarujá – SP

CEP: 11420-080

http://www.1bdaaaae.eb.mil.br/index.php/visita-ao-forte-dos-andradas


Gostou das informações que juntamos para você? Nosso post foi útil para seu planejamento de viagem?

Então deixe o seu like ou um comentário, a gente gosta muita da interação com o leitor! Sua opinião é muito importante para nós e nos ajuda a melhorar ainda mais o nosso conteúdo!

Acompanhe nossas viagens pelo Instagram @maripelomundo.blog e na nossa página do Facebook Mari Pelo Mundo.

E se você está planejando sua viagem confira nessa página os links dos nossos parceiros e páginas para reservar seus hotéis, alugar carro, pedir seu chip de internet, fazer o seguro de viagem e comprar passagens aéreas. Para roteiros personalizados que detalham dia a dia sua viagem com sugestões dos melhores pontos a serem visitados nos consulte pelo e-mail: [email protected]

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!