Passeios em Portugal: O que fazer em Tomar

postado em: Europa, Igrejas 0

Fomos para Tomar sem planejar. O voo atrasou, os hotéis em Lisboa estavam cheios, e acabamos tento essa grata surpresa de passar um dia e uma noite em Tomar.  Tomar é uma cidade a aproximadamente uma hora e meia de Lisboa em Santarém no Ribatejo.

Ficamos no Hotel dos Templários que é bem confortável e amplo, com um café da manhã gostoso.  Aqueles hotéis grandes de interior que tem um luxo confortável.

Tomar já foi um centro industrial (fábricas de papel, fiação, derivados de madeira)  Hoje, a cidade é famosa também pelo artesanato, a gastronomia e o turismo. A paisagem é linda, com plantações de milho, olivais e vinhedos.

Há muitas festas na cidade e uma delas é a Festa dos Tabuleiros (veja atividades da cidade). De qualquer forma, qualquer época é boa para visitar a cidade.

Como chegar em Tomar

Fomos de Ônibus. É possível ir de carro também. A estrada é a mesma, A1. Uma estrada praticamente reta. O trajeto é de uma hora e pouquinho.

Há trem da estação Santa Apolónia de Lisboa com partidas de hora em hora.

Algumas dicas de: O que fazer em Tomar

Top 5 de Tomar

1. Convento de Cristo
2. Castelo de Tomar
3. Aqueduto
4. Sinagoga
5. Mata Nacional dos Sete Montes
Além disso há degustação de vinhos, passeios ecológicos, o Castelo do Bode e o Museu dos Fósforo.
 

Onde ficar

Hotel dos Templários – Para dica de hotel em Tomar, clique aqui

O que fazer em Tomar

 O turismo é a atividade de maior importância em Tomar, especialmente porque o Convento de Cristo,  foi considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1983.

1. Convento de Cristo

Convento de Cristo é denominação do importante conjunto arquitetônico que inclui:

  • o Castelo Templário de Tomar,
  • a Charola templária e igreja manuelina adjacente,
  • o convento renascentista da Ordem de Cristo,
  • a cerca conventual (ou Mata dos Sete Montes),
  • a Ermida de Nossa Senhora da Conceição e
  • o aqueduto conventual (Aqueduto dos Pegões).

A sua construção iniciou-se no século XII e terminou no século XVII. Atualmente é um espaço cultural, turístico e religioso.

2. Castelo de Tomar

 

3. Aqueduto

O Aqueduto dos Pegões, foi construído para abastecer de água o Convento de Cristo em Tomar.  São 6 km de extensão com 58 arcos de volta inteira sobre 16 arcos ogivais apoiados em pilares. A  altura máxima é de 30 metros

A construção é de 1593 e foi concluída em 1614.

Não há aeroporto na cidade. O mais próximo é o de Lisboa.  Muitos recomendam uma viagem de um dia, e eu, como sempre, recomendo uma semana, para conhecer tudo com calma, aproveitar o hotel e a paisagem.  Obviamente que para uma visita rápida e para conhecer o castelo e convento, um dia é suficiente.


Clique aqui para cotação de aluguel de carro

Gostou das informações que juntamos para você? Nosso post foi útil para seu planejamento de viagem?  Para saber mais sobre os hotéis e restaurantes, consulte os comentários no TripAdvisor

Então deixe o seu like ou um comentário, a gente gosta muita da interação com o leitor! Sua opinião é muito importante para nós e nos ajuda a melhorar ainda mais o nosso conteúdo!

Acompanhe nossas viagens pelo Instagram @maripelomundo.blog e na nossa página do Facebook Mari Pelo Mundo.

E se você está planejando sua viagem confira nessa página os links dos nossos parceiros e páginas para reservar seus hotéis, alugar carro, pedir seu chip de internet, fazer o seguro de viagem e comprar passagens aéreas. Para roteiros personalizados que detalham dia a dia sua viagem com sugestões dos melhores pontos a serem visitados nos consulte pelo e-mail: contato@maripelomundo.com.br

Cada vez que você contrata um serviço usando os nossos links está ajudando a manter nosso blog. Procuramos sempre trazer novos destinos e experiências vividas por nós que poderão contribuir para que a sua viagem seja ainda melhor.

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!