São Paulo é uma cidade que traz sentimentos controversos para paulistanos, viajantes e, até para quem mora aqui, mas nasceu em outro lugar.
Eu sou assim: amo minha cidade de paixão, mas também detesto algumas coisas que fazem de São Paulo a megalópole que é.
Passear pelo centro da cidade
Passear pelo centro da cidade é um dos momentos em que esses dois sentimentos mais duelam.
O lugar nos traz muita nostalgia e saudade de um tempo que não volta mais: meu pai teve escritório no centro da cidade por muitos anos e eu ia visita-lo no trabalho. Passeava com minha mãe pelo Viaduto do Chá, tomava milk-shake na Mesbla e conferia a liquidação do Mappin (quem tem mais ou menos a minha idade vai lembrar da música agora!).
- Ficava maravilhada – e aí da fico – com a elegância e imponência do lindíssimo Teatro Municipal.
- Fazia compras na 25 de março e na Ladeira Porto Geral.
- Passeava pelo calçadão e ali encontrávamos de tudo.
Hoje o centro está muito diferente, mais sujo, mais violento, com muitos moradores de rua. O Mappin não existe mais e o seu antigo prédio está feio e abandonado. A Mesbla também fechou e eu não saberia onde tomar um milk-shake no centro se tivesse indicar.
Teatro Municipal
Mas algumas coisas ainda estão por lá, como o Teatro Municipal na sua grandeza e beleza sem igual.
Assistir a um espetáculo no palco do municipal não tem preço, é algo que todo paulistano deveria fazer ao menos uma vez na vida. E se você não mora em São Paulo e está pensando em visitar, procure saber a programação e faça a visita, com certeza vai se encantar.
Tomar uma café no Santinho é somente dar uma espiada nas escadarias ja é um excelente programa! Ele fica aberto de segunda a sexta das 9:00 às 17:00 horas.
O Viaduto do Chá e o Vale do Anhagabau que tem muita história para contar como palco de manifestações e cultura.
A rua 7 de Abril, paraíso dos amantes da fotografia.
Biblioteca Mario de Andrade
A biblioteca Mario de Andrade, principal biblioteca pública do município, fundado em 1925, que ocupa um dos marcos arquitetônicos da cidade no estilo art-decó.
E tem também novidades que não estavam ali no meu tempo de criança e que ao invés de trazer nostalgia me trazem esperança e admiração pelo centro velho da cidade que se reinventa contra todas as adversidades da metrópole.
Shopping Light
O Shopping Light, que ocupa o prédio da antiga companhia de energia de São Paulo, a Light, se tornou ponto de referencia na região. (quando criança, se esquecendo a luz acesa em algum cômodo da casa sem gente lá vinha minha mãe dizendo: “apague a luz pois aqui em casa ninguém é sócio da Light).
E a mais nova atração, o ônibus Hop on Hop off que desde maio deste ano funciona na cidade com 9 paradas em pontos de destaque da cidade, um deles ao lado do Teatro Municipal. (São 3 horários por dia de saída no ponto da República, mas como todos os outros pode embaraçar em qualquer ponto e paga-se dentro do ônibus. Tem aos sábados e domingos.)
Por qualquer que seja o motivo é mesmo com as adversidades, o centro da cidade de São Paulo será sempre um lugar especial para quem cresceu por aqui, e ponto obrigatório para o turista que quiser conhecer e entender um pouquinho mais da cidade e dos sentimentos de amor e ódio que São Paulo nos proporciona.
O centro ainda tem muito mais, Mercado Municipal, Mosteiro de São Bento, Praça da Se com sua belíssima catedral, Pátio do Colégio, Bolsa de Valores, Largo do Arouche, hotéis e restaurantes que já viram dias de glória e de decadência.
Muita história e cultura no centro antigo da nossa querida capital!
Conte conosco
Para roteiros personalizados, conte com o serviço da nossa equipe. Podemos preparar um roteiro Day by Day baseado na nossa experiência e de agências locais, com dicas de hotel, restaurantes e passeios.
Caso prefira montar sua viagem, oferecemos o serviço de revisar seu roteiro e dar nossa opinião do que dá e do que não dá para fazer em cada um dos dias. Se preferir montar toda a viagem sozinho, siga a viagem passo-a-passo e reserve pelos links seguros que colocamos aqui no blog, com nossos melhores parceiros ou amigos que prestam serviço na cidade e procuram oferecer as melhores tarifas para nossos leitores.