Passeando pela Emilia Romagna: Conheça Bolonha

postado em: Destinos, Europa, Planeje-se 0

A cidade de Bolonha ou Bologna não é somente a capital da região da Emilia Romagna na Itália, mas também um importante centro cultural, histórico, artístico, comercial, estudantil, e da culinária da região.

A cidade abriga belíssimos palácios medievais no centro e também a mais antiga universidade do mundo ocidental, fundada em 1088, que oferece cursos de diversas áreas.

Conheça Bolonha

Bologna - Piazza Galvani e Archiginnasio
Bologna – Piazza Galvani e Archiginnasio

A cidade

Bologna é destaque na história, na cultura e na culinária italiana. A cidade tem quase 40 quilômetros de pórticos e inúmeras construções medievais, sendo um dos maiores e mais conservados sítios medievais da Europa.

É conhecida também como “La Dotta” (a que aprende) por causa de sua Universidade, e “La Grassa” (a Gorda) por sua rica e deliciosa cozinha.  Ou seja, vale a pena conhecer.

Piazza Maggiore e Palazzo del Podesta
Piazza Maggiore e Palazzo del Podesta

O que ver em Bologna – Roteiro de um dia

O ideal é ficar vários, mas caso esteja de passagem tente ver os principais monumentos da cidade.

A Piazza Maggiore bem no centro da cidade é cercada por construções medievais como Palazzo del Podesta construído no século 13 e reformado no ano de 1484.

A Basilica de San Petronio abriga afrescos do seculo 15 e um interior de arquitetura gótica.

O Archiginnasio é outra importante construção do centro da cidade que data do século 15. Antiga sede da Universidade de Bologna é hoje a sede da biblioteca municipal.

Entre os símbolos da cidade está a Fontana del Nettuno del Giambologna.

A Piazza Cavour é destaque pelos pórticos e ruas medievais.

Outro símbolo da cidade são as torres inclinadas – Torre degli Asinelli e a Torre Garisenda, que estão entre as poucas que permaneceram na cidade dentre as 200 que faziam parte do horizonte da cidade. A Torre degli Asinelli é a mais alta das duas, sendo a quarta mais alta da Italia. A vista do alto é maravilhosa, mas prepare-se para encarar quase 500 degraus para chegar ao topo!

Bolonha - As duas torres
Bolonha – As duas torres

A Igreja de San Giacomo Maggiore também abriga afrescos e dos século 14 e 15, e sua construção gótica data do século 13.

Não deixe de visitar também o Palazzo Poggi, sede da Universidade de Bologna e a Pinacoteca Nazionale, principal galeria de arte da cidade que abriga um dos acervos mais importantes do norte da Itália.

Bologna - Vista da cidade
Bologna – Vista da cidade

Comidinhas em Bologna

E depois de passear pelas ruas dessa bela cidade medieval e cheia de cultura, aproveite para provar suas delícias, afinal Bologna não é chamada de “La Grassa” a toa. A comida por aqui é parte imperdível da viagem!

As delicias da culinária da região da Emilia Romagna incluem a tradicional mortadela de Bologna, o delicioso queijo parmesão, presunto de parma e as massas recheadas. Para acompanhar um vinho Lambrusco ou Sangiovese. E não deixe também de tomar um delicioso cappuccino.  

Como chegar

Bologna tem voos de e para diversas cidades da Europa e para as principais cidades da Itália. É possível comprar seu bilhete saindo do Brasil com destino final em Bologna, a escala vai depender da companhia aérea escolhida. Quase todas fazem o trajeto até Bologna.

Mas se você chegou à Itália em Roma ou Milão faça a viagem de trem até Bologna. Saindo de Milão é possível ir a Bologna em apenas 1 hora de viagem com o veloz Frecciarossa (veja o site do http://www.trenitalia.com/ para maiores detalhes). Saindo de Roma a viagem com o Frecciarossa é de 2 horas e 15 minutos.

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.