O que fazer no Parque de Torres del Paine no Chile

Siga nosso instagram de Patagônia para posts atualizados diariamente

 

As famosas três torres são o destaque do Parque de Torres del Paine, mas há muito mais do que elas.

A torre sul, chamada D’Agostini e mede 2.850 metros de altura; a torre central, mede 2.800 metros, e a torre norte ou Monzino mede 2.600 metros sobre o nível do mar.

Entre em contato que ajudamos você a montar a viagem com aéreo emitido por agência de viagem, hotéis a sua escolha, passeios com empresa local ou do Brasil com pagamento parcelado e os serviços de transfer além do roteiro dia a dia.  Se precisar de indicação da agência que eu utilizei para organizar minha viagem nos envie mensagem para o e-mail maripelomundo@gmail.com ou WhatsApp

Primeiro você precisa chegar no parque.  Há várias entradas e é importante comprar o ingresso pelo site com antecedência.  https://parquetorresdelpaine.cl/

O Parque fica a 112km de Puerto Natales e 400 km de Punta Arenas (Chile).  Você também pode chegar no Parque atravessando a fronteira Argentina, saindo de El Calafate são 261 km de El Calafate (Argentina) até Laguna Amarga – cerca de 3h30, mas considere o tempo na aduana (de 30 minutos a 1 hora).   Você pode entrar no Parque Nacional por qualquer um dos seguintes portões: Laguna Amarga, Sarmiento ou Serrano.

Você pode comprar o ingresso acessando www.aspticket.cl e  você deve apresentar seu ingresso (código QR) para validar sua entrada em uma das entradas do parque.  Valor de 35 a 49 dólares dependendo da quantidade de dias que ficar no parque.

Neste site você vai encontrar as tarifas, os horários das trilhas e dos ônibus que circulam no parque https://parquetorresdelpaine.cl/tarifas-y-horarios/ 

Entrada por Laguna Amarga

Quando ir

A temporada começa em setembro. Fomos em outubro e ainda estava um pouco frio. Os melhores meses para fazer os trekkings são de novembro a janeiro. Época que o parque também fica bem cheio de turistas.  Mas, como é normal na Patagônia, no verão faz calor, os dias são longos e venta muito.

No inverno faz frio, os dias são curtos, mas há pouco vento. Para trekking, o verão é melhor.  Para conhecer Paine de carro, pode ir fora da temporada de trekkings (setembro e outubro ou fevereiro a abril) e aproveitar o parque com menos turistas e menos vento.

Podcast

Trekkings para quem curte longas caminhadas

  • Circuito W – linha azul no mapa do parque. Tem esse nome porque tem o formato da letra W.  É um trekking de 76 quilômetros que passa pelo Glaciar Grey, Vale Britânico e Mirante Torres. Pode ser feito entre quatro e seis dias.
  • Circuito O – linha vermelha mais linha azul no mapa do parque. Tem esse nome porque tem o formato da letra O. É um trekking de 93 quilômetros que passa pelos pontos do Circuito W, Glaciar Grey, Vale Britânico e Mirante Torres mais a Lagoa Dickson, Glaciar Los Perros e passo John Garner.
  • Vale Francês – clique aqui – O tour Vale Francês faz uma parte do Circuito W.  Do Pudeto você embarca em um catamarã de 30 minutos em direção ao parque de camping do Paine Grande. Caminha ao Vale do Francês ao longo do Lago Pehoe passando pelo “Camping Italiano”, até o mirante do Vale do Francês.  Percorrerá uma parte da trilha W e, em uma hora e meia, chegará ao mirante do Vale do Francês, de onde é possível admirar os três picos de Hoja, Espada e Fortaleza.

  • Base Torres – o trekking mais famoso. Leva em torno de 10 horas. A primeira parte da trilha é uma subida bem íngreme e exigente. São cerca de 5h30 para ir e 4h30 para voltar e o último trecho é de caminhada nas pedras. O nível de dificuldade é alta. É importante equipamentos e roupas corretas e estar bem fisicamente.  Contrate aqui o trekking guiado

Na saída para o Trekking da base torre, há um centro de apoio e estacionamento, e também um ponto onde você pode comprar internet. Cerca de 8 dolares a hora.

  • Há várias opções de Campings pelo parque para que opta pelos trekkings e maior contato com a natureza.
  • Antes de sair pelas trilhas, prepare-se bem! Roupas, equipamentos, planejamento, horários, etc. Para os trekkings largos, principalmente sem guias, toda preparação e segurança é importante.

Quem não curte longas caminhadas

Para quem não curte ou não tem condições físicas para longas caminhadas (ou se o tempo não estiver bom), o parque oferece várias opções para desfrutá-lo a mesma forma.  Uma delas é fazer todo o circuito de carro ou excursão e ir parando nos miradores para apreciar a paisagem.   Clique aqui para ver e reservar várias opções de passeios

Visitar o parque e os miradores(clique aqui)

  • Contemplar a Natureza

  • Conhecer o parque e Cueva de Milodon com veículo (clique aqui)

As excursões fazem uma parada na cidade na Gruta do Milodonte, um monumento natural onde foram encontrados os restos de plantas e animais extintos há milhões de anos.

Depois fazem o circuito pelo Parque Nacional Torres del Paine, passando pela praia Grey, o mirante Pehoe ou o mirante Salto Grande, entre muitos outros. Para os que estiverem dispostos, é sugerido uma caminhada de 20 minutos até a cachoeira Salto Grande com vistas da cordilheira Paine.

  • Fazer a navegar no lago Grey e Glaciar Grey (clique aqui)  Há duas navegações, uma mais longa com saídas pela manhã (clique aqui) e outra mais curta com diversas saídas durante o dia. O ideal, se estiver sem carro, é já contratar uma excursão que inclua a navegação. (clique aqui)

  • Visitar o Lago Pehoe e o Lago Nordenskjöld

  • Observar a fauna e a flora

  • Andar a cavalo, bike ou Kayak

  • Centros de estudo e interpretação

Opções de caminhada, distâncias e tempos (e desníveis)

Há alguns trekkings curtos (que não necessariamente são fáceis, então não se engane pela duração. Confira o nível de dificuldade.

O Mirador de los Cuernos, que saí de Salto Grande é uma caminhada bem tranquila quase sem desnível.   Consulte aqui a tabela com as 52 trilhas possíveis

Como chegar desde El Calafate

Fizemos um tour, transfer e passeios com um uma empresa de transfer. Foi perfeito! Se precisar de contato da pessoa que nos atendeu, nos envie mensagem para o e-mail maripelomundo@gmail.com ou WhatsApp (maripelomundo@gmail.com)

Onde ficar dentro do Parque

Há várias hospedagens dentro do parque de Torres del Paine.

Hotéis e  Glamping

Selecionamos as que unem ótima hotelaria e experiência inesquecível.

  • EcoCamp Patagônia

clique aqui

Localizado no centro do parque nacional de Torres del Paine, o Ecocamp está situado em cúpulas inspiradas nas antigas moradias da região. Você pode escolher entre diárias padrão por noite ou diárias all inclusive com regime de pensão completa e atividades adicionais.

No Ecocamp Patagonia, você pode dormir em cúpulas sustentáveis ​​e comer refeições em grandes cúpulas de uso comum com vista para as montanhas majestosas. Os domos possuem banheiros privativos ou compartilhados, fogões a lenha e terraços privativos. Leia mais

Junto a recepção, há uma loja com alguns produtos de trekking – todos de alta qualidade.  Nos domos simples não há tomadas, mas há iluminação.  Para carregar o celular, é possivel deixa-lo na recepção.  De qualquer forma, não há wifi. Para emergências, há um computador no lobby também.  O parque oferece internet a preço de ouro, cerca de 8 dólares a hora, no centro de apoio ao turista.  Ou seja, planeje-se para desconectar e aproveitar a natureza.    Estando com o celular carregado para fazer lindas fotos, é o essencial.

O EcoCamp possui uma lista de atividades para os hospedes. A atividade que não tem custo adicional é a aula de Yoga em dois ou três horários diferentes, um pela manhã e outro ao final da tarde, (nascer do sol e por do sol).  Mesmo com o tempo nublado, vale muito a pena.

Indico o sistema de pensão completa porque é muito difícil ter outras opções. No centro de informações ao turista que fica próximo ao Domo há uma lanchonete, mas a refeição no Ecocamp vale cada centavo.  clique aqui

Algumas outras opções de hospedagens para uma experiência de luxo em Torres del Paine:

  • Explora Patagônia

clique aqui

Localizado dentro Parque Nacional Torres del Paine, às margens do Lago Pehoé, o Explora Patagônia oferece pacotes com tudo incluído para 3 noites ou mais.

Algumas diárias incluem todos os transportes, refeições, bebidas e uma escolha de entre mais de 40 opções de passeios pelo parque e arredores, a pé, a cavalo ou veículo.  Todos os quartos oferecem uma vista deslumbrante do maciço de Torres del Paine e da cachoeira Salto Chico.

O spa fica fora do prédio principal, na beira do lago com jacuzzi.

  • Tierra Patagônia Hotel & Spa

clique aqui

O Tierra Patagonia Hotel & Spa está localizado próximo ao Lago Sarmiento, tem vista panorâmica do Parque Nacional Torres del Paine e oferece pacotes com tudo incluído para 3, 4 ou 5 noites. Esta propriedade tem um spa com sauna a vapor, sauna, piscina aquecida e banheiras de hidromassagem. Além disso, sessões de massagens e tratamentos faciais e corporais com pedras e elementos naturais podem ser organizados por uma taxa adicional.

Este hotel ecológico oferece excursões dentro e ao redor do parque nacional com guias locais. As excursões são realizadas pelas áreas montanhosas, prados, florestas, geleiras, rios, lagos e cachoeiras da região.

Os quartos do Tierra Patagonia Hotel & Spa têm decoração de inspiração minimalista, móveis de madeira clara, cadeiras elegantes, tapetes, aquecimento e banheira. A suite tem uma espaçosa área de estar em 2 pisos.

 

Pousadas e  hotéis



Booking.com

Campings

Para quem quer ficar em Camping, sugiro que consulte os sites das duas empresas que administram campings dentro do parque e da área pública de camping.  Veja diretamente nos sites a infraestrutura que cada uma oferece, valores e como reservar.

 

Leia também

Onde ficar em Puerto Natales no Chile e o que fazer

Entre em contato que ajudamos você a montar a viagem com aéreo emitido por agência de viagem, hotéis a sua escolha, passeios com empresa local ou do Brasil com pagamento parcelado e os serviços de transfer além do roteiro dia a dia.  Se precisar de indicação da agência que eu utilizei para organizar minha viagem nos envie mensagem para o e-mail maripelomundo@gmail.com ou WhatsApp

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏠 Guias de Viagem PDF - Campos do Jordão, Penedo, Foz
🎟️GRUPOS PARA DUBAI
🎟️GRUPOS PARA PATAGONIA
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: contato@maripelomundo.com.br

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!
Últimos Posts de