Novidade em Roma: Fontana di Trevi foi reaberta!

A Fontana di Trevi, em Roma , foi reaberta na terça-feira depois de 17 meses de reforma. A fonte traz Tritões guiando a carroça de Netuno. Uma reforma de 2,2 milhões de euros patrocinada pela grife de moda Fendi.

Fontana di Trevi
Fontana di Trevi
Foto: Victor Kloeckner Pires

La Dolce Vita

Ainda não dá para mergulhar nela como fez no cinema Anita Ekberg em La Dolce Vita (1960) mas dá para visitá-la e fotografa-la. Esta cena ficou tão famosa que muitos a visitam por causa do filme.

La dolce vita

 

A origem da fonte

A fonte está localizada no cruzamento de três estradas (tre vie), marcando o ponto final do Acqua Vergine, um dos mais antigos aquedutos que abasteciam a cidade de Roma. No ano 19 a.C. técnicos romanos localizaram uma fonte de água pura a pouco mais de 22 quilômetros da cidade. A água desta fonte foi levada pelo menor aqueduto de Roma, diretamente para os banheiros de Marco Vipsânio Agripa e serviu a cidade por mais de 400 anos. (Fonte Wiki)

Moedinhas

Diz a lenda que se, de costas, jogarmos uma moeda na fonte, certamente voltaremos a Roma. Se jogar uma segunda moeda, nos apaixonaremos por um italiano e se jogarmos uma terceira, o casamento é garantido.

São milhares de moedas por dia.  Para onde vai todo esse dinheiro?  Ele é recolhido e doado para a Caritas, que mantem um supermercado, subsidiado com os quase 700 mil euros por ano, para os mais necessitados. O que é bem legal!  Então pode jogar, ajuda você e os outros.

Fontana di Trevi com crianças

Claro que é um ótimo passeio para levar as crianças.  A moedinha ficará na memória, a imensidão da fonte também. A minha filha adorou e lembra muito bem de tudo.  Quis comprar um souvenir da Fontana di Trevi para levar para casa.

 

Fontana di Trevi para crianças
Fontana di Trevi para crianças

 

Nossa dica:  Fique atenta com as crianças.  Veja abaixo a nossa foto tirada em um dia de semana comum, em um período de baixa temporada.  É assim o tempo todo, exceto em raríssimos momentos.  Chegar lá com carrinho de bebê é uma aventura. Então, muito cuidado para não perder a criança no meio da multidão e não perder a bolsa também.   Com paciência você vai conseguir um cantinho para sentar e tirar lindas fotos.

Curiosidades:   A gente sonha em conhecer a Fontana di Trevi e de passar horas apreciando o monumento, mas uma italiana me contou que os apartamentos em volta não são caros por que o barulho da fonte é insuportável para quem mora lá o ano inteiro. Já pensou?

Fontana di Trevi
Fontana di Trevi
Fontana di Trevi
Fontana di Trevi
Fontana di Trevi
Fontana di Trevi

A vez da Piazza di Spagna

E nesta quarta, começou a restauração da escadaria da Piazza di Spagna de Roma, financiada pela joalheria romana Bulgari que doou 1,5 milhão de euros. No cinema, a Piazza di Spagna foi local de encontro de Audrey Hepburn e Gregory Peck em A Princesa e o Plebeu (1953).

Mas não se preocupe, não vai faltar lugar para você visitar em Roma.

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!