Museu Paulista antigo Museu do Ipiranga: Como chegar, onde estacionar, o que há de novo

postado em: Américas, Destinos 0

O Museu Paulista (nome oficial do famoso Museu do Ipiranga) reabriu em 2022, depois de 9 anos fechado, justamente no ano em que completou o centenário.

O Museu foi inaugurado em 1895, sempre com o objetivo de ser um museu.   São muitas as informações de acervo e etc, então colocamos os links para vocês saberem mais.  Contamos aqui nossas impressões pessoais.

Hoje o Museu é dedicado a vários tipos de exposições e o foco não é a independência. Então espere encontrar um pouco de tudo lá dentro.  Uma retrospectiva da história de 120 anos da vida privada dos brasileiros através de objetos e histórias.

Quando foi criado, o Museu tinha coleções variadas de botânica, zoologia, etnologia, mineralogia. Ao longo dos anos, esses acervos foram sendo transferidos para outras instituições. Parte da coleção de arte também foi cedida para a Pinacoteca do Estado de São Paulo. O objetivo dessas transformações era fazer do Ipiranga um museu especializado em história.

Para visitar, é bastante fácil.  Agende a visita!  Por meio de agendamento no site (cotas liberadas às sextas-feiras, 10h, no botão “Adquira seu ingresso”) ou diretamente na bilheteria, com bilhetes distribuídos de terça a domingo, a partir das 11h30, em intervalos de 1h. Caso o agendamento esteja esgotado, a oferta será feita somente na bilheteria.  https://museudoipiranga.org.br/visite/ 

  • Tentei agendar com uma semana de antecedência e foi bem fácil. Então é importante agendar com antecedência.

Se não tiver vaga para sua data da viagem, não deixe de ir para conhecer os jardins do Museu do Ipiranga que tem acesso gratuito, de segunda a domingo, das 5h às 20h. As fontes circulares tem acesso livre.   E, se der sorte, consegue um ingresso na hora.  Mas só os jardins já vale a pena.

O Museu pertence a Universidade de São Paulo, é um órgão da USP.  Foi integrado a Universidade de São Paulo em 1963 e exerce pesquisa, ensino e extensão. Por isso, além de museu, os pesquisadores tem acesso a outros recursos de pesquisa também.   Os ingressos são gratuitos.  O Museu do Ipiranga funciona de terça a domingo, das 11h às 17h.

O novo Museu do Ipiranga conta com 48 salas e corredores.   A sequência não é muito simples, corre-se o risco de perder alguma parte da visita se você não estiver atento…   inclusive, não esqueça de visitar o segundo piso, onde terá a vista da estrutura do telhado e uma linda vista para os jardins.

Há muitoooo material multimídia, muito texto em Português e Inglês e muito acervo.  É uma visita para vários dias.  Mas é difícil ler tudo em um dia. Conheça todo o museu e depois concentre-se nas exposições que forem de maior interesse.

As exposições

Neste post do Jornal da USP você encontra o detalhamento das exposições. São várias e reunem 3,7 mil peças e 353 com tratamento multissensoriais. .

Conheça as exposições que você vai encontrar na reabertura do Museu do Ipiranga

Como adquirir o ingresso?

As visitas podem ser feitas gratuitamente, após agendamento prévio no site www.museudoipiranga.org.br

Endereço: Rua dos Patriotas, 100, Parque da Independência – São Paulo/SP

Bilheteria:
De terça a domingo, a partir das 11h30, com ofertas em intervalos de 1 hora (sujeito a disponibilidade).

Agendamento on-line:
Disponíveis às sextas-feiras, 10h, no botão abaixo:

https://bileto.sympla.com.br/event/76521

Parque da independência - O Jardim
Parque da independência

 

O Parque da Independência

Fomos em um domingo de janeiro (férias!) e todos estavam se divertindo. Muita criança!

O parque é tombado e é um marco histórico nacional porque na Colina do Ipiranga, junto ao Riacho do Ipiranga, em 1822 D. Pedro I declarou a independência do Brasil.

continue lendo aqui

Chama da Independência
Chama da Independência

Como chegar ao Museu do Ipiranga

Transporte Público

  • Ônibus: As seguintes linhas têm rotas que passam perto do Museu: 174M-10, 217, 4491-10, 476G-41, 477A-10, 478P-10, 5108-10, 874T-10.
  • Metrô: A estação mais próxima do Museu é a “Alto do Ipiranga”, da Linha 2 (verde).
  • CPTM: A estação mais próxima do Museu é a “Ipiranga”, da Linha 10 (turquesa).

Para chegar de Onibus:   www.sptrans.com.br

De Carro

é só colocar no Waze ou no Maps. É afastado para quem está na região da Paulista ou Zona Sul. Evite horários de transito.

Av. Nazareth, s/nº – Ipiranga
Subprefeitura Ipiranga
Área: 161.300m²
Telefone: (11) 2273-7250

Onde estacionar

Ao redor do Museu e do Parque há algumas vagas na rua  e também estacionamento pago.

Se der uma volta no quarteirão, irá encontrar alguns estacionamentos com preço justo (nivel São Paulo) e horários adequados para a visita ao Museu, inclusive sábados e domingos.

Não é difícil mas pode lotar aos finais de semana.  É bem mais fácil que ir a Pinacoteca de carro.  Isso é um ponto super positivo para facilitar a visita ao Museu do Ipiranga.

Riacho do Ipiranga e bandeira
Riacho do Ipiranga e bandeira

Conte conosco

Para roteiros personalizados, conte com o serviço da nossa equipe. Podemos preparar um roteiro Day by Day baseado na nossa experiência e de agências locais, com dicas de hotel, restaurantes e passeios.

Caso prefira montar sua viagem, oferecemos o serviço de revisar seu roteiro e dar nossa opinião do que dá e do que não dá para fazer em cada um dos dias.    Se preferir montar toda a viagem sozinho, siga a viagem passo-a-passo e reserve pelos links seguros que colocamos aqui no blog, com nossos melhores parceiros ou amigos que prestam serviço na cidade e procuram oferecer as melhores tarifas para nossos leitores.

Onde se hospedar em São Paulo

Onde ficar em São Paulo? Os melhores bairros para se hospedar dependem do objetivo da sua viagem, que pode ser: turismo, negócios, eventos ou compras.  Separamos as melhores opções (que conhecemos pessoalmente) de acordo com a proximidade e facilidades ao redor.  Clique aqui e encontre um hotel para você


Se precisar de indicação de uma agência de viagem para organizar sua viagem – bilhete aéreo, hotel e/ou passeios – nos contate por e-mail maripelomundo@gmail.com


Ofertas do Booking

Agora que você já tem uma ideia do que tem em cada bairro, veja as ofertas do booking e aproveite os descontos.



Booking.com

Leia também..

Excursões e Tours em São Paulo:  Quem mora no Brasil, geralmente se vira bem em qualquer cidade e nem sempre tem interesse em contratar excursões.  No entanto, muitas vezes é mais prático, cômodo e rápido agendar um tour completo do que tentar organizar o itinerário por conta própria.  (clique aqui para reservar um tour)

Vai para outros Estados? Veja os hotéis aqui



Booking.com

Quer saber mais e receber novidades ?




 

Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro.

 

S H O P   T H E   T R I P

Clique nos itens e conheça os programas especiais dos nossos parceiros

Cooking in PortugalServiços de Brasileiros no exterior

S H O P   T H E   L O O K 

Clique nos itens e faça sua compra online


Fast Shop

Sestini

Amazon

 


PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏠 Guias de Viagem PDF - Campos do Jordão, Penedo, Foz
🎟️GRUPOS PARA DUBAI
🎟️GRUPOS PARA PATAGONIA
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: contato@maripelomundo.com.br

 

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!
Últimos Posts de