Linhares da Beira: uma das 12 aldeias históricas

postado em: Europa 0

Marcela M. Litjens direto de Portugal para o blog Mari pelo Mundo 

As aldeias históricas de Portugal são um conjunto de antigos núcleos urbanos fundados estrategicamente para ocupar a região próxima à fronteira espanhola. Localizadas na parte central do país, as vilas compõe um trajeto de 600 km que beira os parques naturais e que configuram-se como charmosos conjuntos de arquitetura medievais.

Linhares da Beira

Localizada próxima à Serra da Estrela, região com as maiores altitudes continentais do país, a vila de Linhares da Beira é um passeio encantador. Percorrer as suas ruas estreitas, ladeadas por antigas construções de pedra datadas da época da ocupação romana é uma viagem ao passado. Tudo isso inserido no alto do morro, com uma bela vista para a serra.

Linhares da Beira

Como chegar

A aldeia de Linhares faz parte da cidade de Celorico da Beira. Localiza-se na parte leste do país, entre as cidades do Porto e Coimbra, na altura de Aveiro. A melhor maneira é chegar de carro.

Linhares da Beira

Onde ficar

Nós escolhemos o hotel rural Inatel, ótima escolha. Está localizado dentro do antigo e restaurado Solar Corte Real e conta com quartos espaçosos, funcionários atencioso e lindas vistas para a serra. Nosso quarto era tão grande que coube uma cama extra e um berço e ainda sobrou muito espaço. O preço da diária também é muito bom considerando tudo que tem a oferecer. Para mais informações, vale visitar o site do hotel www.inatel.pt.

hotel rural Inatel hotel rural Inatel

hotel rural Inatel

Onde comer

Uma das melhores atrações da região é a comida, não apenas o famoso queijo da Serra da Estrela. A produção massificada e industrial desse queijo de ovelha fez parte do encanto e do sabor se perderem, mas ainda pode ser encontrado em sua forma original na região.

restaurante Cova da Loba

Uma visita obrigatória é o restaurante Cova da Loba, próximo à igreja matriz. O ambiente interno é requintado e a comida é ótima. Destaque para o prato de truta, típico da região. A proprietária, muito simpática, veio nos contar a origem do nome do restaurante, uma referência a uma lenda sobre uma antiga moradora da cidade, dona Lopa. Ainda hoje a antiga casa dessa senhora possui na sua fachada uma estátua de Santo Antônio e outra com uma cabra, fazendo referência à lenda. Para ver a lenda inteira e outras informações do restaurante, consulte o site www.covadaloba.com.

restaurante Cova da Loba

O que ver

A primeira vista o que observa-se é o castelo, erguido no reinado de D. Dinis. A sua visitação é gratuita e tem-se um belo panorama da cidade de dentro de sua muralha. Foi usado como estrutura militar e resta pouco de seu interior além de suas grandes torres. Destaque para o antigo relógio dentro da torre datado do século XVII.

Castelo Castelo

Seguindo pelas ruas de pedra da vila, depara-se com diversas construções com janelas manuelinas, como a casa do judeu (antiga judaria). Outros pontos interessantes são o Pelourinho, a antiga Casa da Câmara e atual Junta de freguesia, a Igreja Matriz de N. Sra da Assunção e a igreja da Misericórdia.

Pelourinho
Pelourinho

Nós gostamos especialmente de ver a mesa do Forum romano, um pedestal de pedra no qual eram determinadas as decisões administrativas antes da construção da Casa da Câmara.

Igreja Matriz de N. Sra da Assunção
Igreja Matriz de N. Sra da Assunção

Nossa visita à Linhares deu-se ainda nos últimos dias do inverno quando o frio pede as lareiras acesas. Percorrendo a cidade por entre o cheiro de lenha queimada, sentido o aroma da culinária tradicional portuguesa e fazendo parte dessa cultura tem-se a impressão de ter parado no tempo.

Igreja da Misericordia
Igreja da Misericordia
Linhares
Linhares

Álbum de fotos

Linhares 39 (Copy) Linhares 37 (Copy) Linhares 17 (Copy) Linhares 9 (Copy) Linhares 4 (Copy) Linhares 7 (Copy) Linhares 8 (Copy) Linhares 10 (Copy)

marcela boli
Marcela M. Litjens. Arquiteta e mãe de duas menininhas sapecas. Vivo em Portugal há um ano e, mesmo passeando sempre, acho que nunca irei conhecer todos os lugares incríveis que existem no país.

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari pelo Mundo:
As colaboradoras e as Friends Connection de Mari Pelo Mundo compartilham o olhar e as experiências, contribuindo com o planejamento de viagens de pessoas que adoram se jogar nesse mundo.