Itália no Brasil: a história do Nhoque da Fortuna e a receita!

Direto da redação de Mari pelo Mundo com Rose Tavares, nossa Masterchef

O domingo estava perfeito para um bom prato de massa e era 29, dia oficial do nhoque da fortuna. Fui pra cozinha preparar o prato e fiquei pensando de sobre essa tradição.

Original do norte da Itália acabou se espalhando pelo país rapidamente, tanto que até os napolitanos, que normalmente preferiam as massas de fio longo, aderiram. Na Itália era conhecido como demaccheroni, mas na Idade Média, virou gnocchi. Teve tanto sucesso que se espalhou aos países vizinhos. Na Alemanha existe um prato parecido que é o spätzleNa Hungria é a mesma receita com o nome degaluska.

Origem do Nhoque da fortuna

Em um dia, 29 de dezembro, São Pantaleão vagava como um andarilho por um vilarejo da Itália do séc. IV.  Faminto, bateu na porta de uma casa. A família acolheu o santo e dividiu a pouca comida que tinham. Cada pessoa da mesa teve direito a apenas sete bolinhas de nhoque.

Após comer, São Pantaleão agradeceu e se despediu. Ao recolherem os pratos, os donos da casa se surpreenderam ao encontrar moedas de ouro em baixo de cada um dos pratos.

E foi assim que a história rodou o mundo e se tornou uma verdadeira tradição de todo dia 29 do mês.   Neste dia, pessoas de todo o mundo comem nhoque e realizam o tradicional ritual que consiste em:

  • colocar notas ou moedas embaixo do prato –  alguns ainda comem as sete primeiras massas em pé e fazem um pedido para cada uma delas. De acordo com a crença popular, este ritual traz fortuna e sorte nos outros dias do mês. Uma das certezas que temos é que a história deste prato é bem mais antiga que a tradição da fortuna.

Nhoque da fortuna no Brasil

Derivado da palavra italiana gnocchi, o nhoque (ou inhoque) é um dos pratos italianos mais conhecidos do mundo. Feito de batata ou farinha de trigo, a massa se tornou um grande sucesso também no Brasil.

Mão na massa….

Para um bom nhoque o segredo está na escolha da batata, a melhor opção é a asterix. Como ela é bem seca, exige menos farinha para dar a liga e não deixa o nhoque grudento e pesado.

Vamos a uma receita clássica?

  • 1 kg de batata asterix
  • Sal
  • 2 ovos
  • 2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • Farinha de trigo para polvilhar

Modo de preparo

  • Coloque as batatas numa panela grande e junte água até uns 2 cm acima da batata. Acrescente sal. Tampe a panela e leve ao fogo alto, diminua o fogo quando levantar fervura e deixe cozinhar.
  • Quando as batatas estiverem macias, tire do fogo e escorra. Descasque-as e passe pelo espremedor ainda quentes.
  • Bata ligeiramente os ovos e misture ao purê de batata. Acrescente a farinha e amasse delicadamente até que fiquem tudo bem misturado. Divida a massa em porções de 1,5cm de diâmetro, sobre uma superfície enfarinhada.
  • Corte nhoques de 2cm de comprimento e vá arrumando-os sobre bandejas forradas com guardanapos tmbám polvilhadas com farinha.
  • Cozinhe os nhoques aos punhados numa panela com bastante água e sal. Quando subirem à superfície, retire-os com uma escumadeira e escorra bem.

Eu fiz um molho sugo normal e pra incrementar, uma receita de fondue de stracchino pra acompanhar…

 

Ingredientes do fondue

  • 200g de stracchino (pode substituir por catupiry de boa qualidade)
  • 50ml de leite
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • Sal a gosto

Basta levar todos os ingredientes ao fogo até derreter e incorporar.

Se quiser variar, pode fazer o nhoque de mandioquinha, batata doce e até banana da terra… por que não?

Você terá um tempo até o próximo dia 29 pra treinar 😉

 

 

 

Rose Tavares

Relações-Públicas e agora travel blogger. Desde que descobri o mundo da gastronomia, a cozinha virou a minha melhor terapia. Amo viajar e conversar sobre as melhores coisas da vida. Nada melhor que juntar tudo isso e falar sobre receitas, suas origens e curiosidades para vocês.

 

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Mari pelo Mundo

As colaboradoras e as Friends Connection de Mari Pelo Mundo compartilham o olhar e as experiências, contribuindo com o planejamento de viagens de pessoas que adoram se jogar nesse mundo.

Recent Posts

Eventos de Turismo em São Paulo

Cidade de São Paulo ganha Guia Pet Friendly - A Secretaria Municipal de Turismo e o…

2 dias ago

Onde ficar em Puerto Natales: Remota Patagonia Lodge

Puerto Natales é a porta de entrada para o famoso Parque Nacional Torres del Paine…

1 semana ago

Eventos de Turismo: Exchange Brazil promovido pela Marriott Internacional

Tivemos o prazer de participar do Marriott International Exchange Brazil.  Um evento que trouxe os…

1 semana ago

O que fazer em El Calafate no inverno?

El Calafate no verão oferece uma gama ampla de passeios que não ocorrem no inverno…

2 semanas ago

Roteiros personalizados para Patagônia Argentina – Travel Planner

Siga nosso instagram de Patagônia para posts atualizados diariamente Podemos preparar um Roteiro personalizado para Patagonia…

1 mês ago

Dublin – Guinness Storehouse

Um dos passeios mais procurados em Dublin provavelmente é a visita a fábrica da Guinness…

1 mês ago