Grupo de VIAGEM EDUCACIONAL INTERNACIONAL SIEEESP/MPM 02 a 16 de Maio de 2025

As tradicionais viagens de estudo do SIEEESP ao exterior constituem um projeto de grande importância na atualização, no aprimoramento e relacionamento das escolas particulares e seus administradores.

Em 2025 teremos nossa 24ª edição da Viagem Educacional Internacional Sieeesp/MPM e cuidadosamente selecionamos a Suíça e Portugal como destinos de interesse. A viagem será realizada de 02 a 16 de Maio de 2025. Agende esta data!

A coordenação do programa segue sob a supervisão do IES-Educação Internacional. A logística operacional será realizada em parceria com a MPMTrips by PRIMETOUR – a MPMTrips soma mais de 10 anos de expertise em organização de viagens de grupos da USP ao exterior e a PRIMETOUR conta com 35 anos de trabalho no turismo internacional, fundamental para oferecer uma programação bem estruturada e personalizada para nossos participantes.

INSCREVA-SE AQUI

Uma segunda missão à Suíça já estava em nossos planos desde 2019. O ensino nesse país se destacou sempre pela qualidade e tradição e, no último PISA, em 2022, foi avaliado em 5° lugar no mundo e 2° na Europa, com 508 pontos em matemática, 483 em leitura e 503 em ciências.

Quanto a Portugal, vimos que o país tem dado prioridade à modernização do sistema pedagógico e, com esta viagem, nossa delegação poderá avaliar as transformações nos projetos de inovação e gestão de seu ensino.

Fará parte da delegação o Prof. José Pacheco, ex-diretor da Escola da Ponte, que será de grande valia na indicação das escolas inovadoras, sendo a conexão com educadores locais para nos transmitir as tendências do futuro da educação.

Prof. José Pacheco 

José Francisco de Almeida Pacheco acompanhará o grupo em Portugal. Prof. Pacheco (Porto, 10 de maio de 1951) é um educador, antropólogo e pedagogista, e grande dinamizador da gestão democrática na Educação.

PROGRAMA PRELIMINAR

02/05 – voo São Paulo – Zurique

03/05 – traslado terrestre até Lucerna (120km). Hospedagem em Lucerna Hotel Radisson Blue 4* ou similar – City Tour de 2 horas em Lucerna

04/05 – Passeio guiado para Grindelwald e trem até o “Top of Europe” (4158m) Jungfraujoch Hospedagem em Berna no Hotel Kursaal ou similar

05/05 – Apresentação do sistema escolar Suíço pelas autoridades do Cantão de Berna e pela Swiss Learning. Visita a 2 escolas.

06/05 – Visita a 2 escolas e traslado terrestre para Genebra. Hospedagem em Genebra no Crowne Plaza ou similar 4*.

07/05 – Visita a 2 escolas em Lausanne.

08/05 – Visita a 2 escolas e a sede da ONU/UNESCO.

09/05 – Voo para Lisboa/Portugal. Hospedagem Hotel Valbom ou similar

10/05 – Breve tour em Lisboa

11/05 – Tour guiado a Sintra, Cascais e Estoril

12/05 – Seminário sobre educação em Portugal pelo Ministério da Educação e AEEP e visita a 1 escola.

13/05 – Visita a 2 escolas em Lisboa e traslado terrestre de Lisboa ao Porto, com breve parada em Fátima. Hospedagem no Hotel Mercure Porto ou similar 4*.

14/05 – Dia em Coimbra – visitar à Universidade e a uma escola.

15/05 – Visita a 2 escolas no Porto e a noite, jantar de despedida em restaurante típico Na Ribeira ou em Gaia (com possibilidade de visitar uma vinícola local – jantar por adesão)

16/05 – Traslado ao aeroporto do Porto para embarque ao Brasil.

* Programa sujeito a pequenos ajustes e alteração.

DESTAQUES DO ENSINO NA SUÍÇA

É um dos países mais renomados do ensino, com escolas públicas de alto padrão e instituições privadas que têm moldado a educação de jovens de incontáveis países. A Suíça é um centro internacional por excelência, sede importante da ONU e da UNESCO na Europa, da OMC, da OMS, da Organização para Refugiados, Cruz Vermelha, FIFA e outras 750 organizações internacionais.

Com 25% de sua população composta por estrangeiros, destaca-se por oferecer cursos para estudantes e executivos que buscam carreiras globalizadas. Isso explica o sucesso no aprendizado de idiomas e nos resultados de matemática e ciências obtidos no PISA.

A educação básica é descentralizada. Cada um dos 26 cantões é responsável por definir a estrutura e o conteúdo pedagógico da área escolar.

Nesta viagem, conheceremos escolas dos cantões de origem francesa e alemã, abrindo-nos assim a oportunidade de avaliar dois sistemas diferentes. A Conferência de Diretores Cantonais é a instância aglutinadora que define as recomendações a serem seguidas nas escolas. Isso é feito com base em avaliações e resultados, visando ao aprimoramento das competências fundamentais.

Segundo a World Competitiveness, a Suíça ocupa o 1° lugar no mundo em competitividade e inovação, à frente de Singapura e Finlândia. Em comparação com o PIB, é o 1° lugar em patentes e o 4° em pesquisas.

Na Suíça, 60% dos alunos escolhem escolas que dão ênfase ao ensino prático e/ou profissionalizante, ou seja, a educação em tempo integral permite que se estudem matérias acadêmicas e técnicas. É o maior índice na OCDE, cuja média é de 44%.

DESTAQUES DO ENSINO EM PORTUGAL

Segundo a União Europeia, desde 2015 verifica-se a ascensão consistente do sistema de educação português, que é reconhecido por sua boa qualidade, comprovada nos testes comparativos internacionais. É o único país da OCDE que alcançou aprimoramento anual, sendo apelidado informalmente de “Estrela Ascendente da Educação Internacional”. Os resultados estão bem acima da média do PISA.

O ensino é regulamentado pelo Ministério de Educação e as escolas públicas são consideradas muito bem estruturadas, correspondendo a 80% do total de matrículas. A estrutura curricular é parecida com a do Brasil: infantário (creche e pré-escola, de 0 a 6 anos); básico em 3 ciclos (de 6 a 14 anos); secundário (de 15 a 17 anos); e superior.
O período é integral e, graças à mudança no status socioeconômico-cultural, a prioridade dada à infância tem proporcionado um melhor preparo para atender a educação básica.

A educação privada é também muito conceituada em todos os níveis de ensino. Incentivam o aprendizado de um número maior de idiomas e as atividades extracurriculares. Tanto na escola pública como na privada, o estudante secundário pode escolher o curso segundo suas competências fundamentais e seu desempenho.

As opções são científico-humanístico; ensino secundário; curso profissional; curso vocacional; artístico especial; com planos próprios, demonstrando também a flexibilidade e certa autonomia da escola. As escolas recebem incentivo do governo, que reconhece com prêmios aquelas que demonstraram melhor desempenho, tendo como base a exigência, clareza dos planos de estudo e transparência de resultados. Como se pode observar, a estrutura do sistema vai oferecer aos participantes conhecimentos valiosos para desafios semelhantes na aplicação no Brasil.

NOSSAS EXPERIÊNCIAS

Os educadores participantes destas incríveis missões educacionais têm destacado valiosas experiências. Entre elas: conhecerem as melhores escolas do(s) país(es) visitado(s), sua gestão, práticas pedagógicas, pontos altos de inovação, tecnologia, comprometimento com a formação transformadora e valorização da competência dos estudantes.

Não menos importante, têm destacado a integração de amizades (entre educadores com objetivos semelhantes), propiciando valiosa troca da experiência vivida e de ideias para aprimoramento de suas escolas; e, finalmente, momentos únicos em grupo, conhecendo novas culturas e inesquecíveis atrações turísticas.

As viagens apoiadas pelo SIEEESP têm sido muito bem avaliadas pelos participantes nestes últimos 24 anos. Contamos com a participação de todos para o sucesso de mais uma edição.

COMO PARTICIPAR

O programa foi cuidadosamente elaborado para continuar contribuindo para a gestão das escolas brasileiras e network entre os gestores. Por isso, diretores e educadores de todo o Brasil podem participar da viagem.

O pacote terrestre inclui hotéis de excelente padrão (nível 4*), bem localizados, com café da manhã.

Traslados em aeroportos; transporte para programação técnica e tours; excursões com guias constantes do “day by day”; intérpretes; seminários e visita a escolas; assistência da Equipe SIEEESP/ IES e MPMtrips by Primetour.

A parte aérea do grupo será em classe econômica, mas consulte-nos sobre classe executiva.

24 viagem educacional Sieeesp_MPM Trips 2025 e clique aqui para o programa

PRÉ INSCREVA-SE

Ficha de Pré Inscrição

Para obter a Ficha de Inscrição, solicitar reserva de passagem aérea e confirmar o valor de apto duplo ou individual, entrar em contato com Andrea MPM: andrea.mpmtrips@primetour.com.br ou (11) 96059-9595 ou preencha o forms.

Importante: o pagamento da parte terrestre pode ser parcelado, devendo ser quitado até o mês de outubro de 2024, com câmbio convertido nas datas de pagamento. Entre em contato e faça sua reserva. Maiores informações com Andrea no WhatsApp e e-mail acima.

Forma de pagamento

Aéreo parcelado em 10x  econômica (bloqueio) executiva sob consulta

Parte terrestre parcelada em 3x no cartão: 20/09, 20/10 e 20/11

Apartamento Single ou Double

O valor do terrestre inclui as hospedagens com café da manhã, transportes durante a programação, tours pré definidos e programa técnico.

Organização, participação e apoio – 24° Viagem Educacional Internacional (VEDUS)

Clique aqui para saber mais sobre a última edição.

Participação (Portugal)

Prof. José Pacheco 

José Francisco de Almeida Pacheco acompanhará o grupo em Portugal. Prof. Pacheco (Porto, 10 de maio de 1951) é um educador, antropólogo e pedagogo, e grande dinamizador da gestão democrática na Educação. É um crítico do ensino corrente. Para ele, a aula tradicional é um sistema obsoleto de reprodução de conteúdos que deixa a desejar naquilo que é o mais importante objetivo educacional: a humanização do indivíduo. Defende uma escola sem turmas, sem ciclos, sem testes ou exames, sem reprovações, sem campainhas. Em meados de 2017 era já indutor de mais de 100 projetos para uma nova Educação no Brasil e colaborador voluntário no Projeto Âncora, que segue o mesmo método de ensino da “Escola da Ponte”. Uma escola liceal sem séries, sem prova, sem “aula” e focada na autonomia e protagonismo do aluno que ele próprio tinha sido aí o mentor, nos anos 70, no Norte de Portugal. Hoje protagoniza, para o ensino dos jovens e da sociedade em geral, as chamadas “Comunidades de Aprendizagem”. https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Pacheco

Comissão Organizadora

Mari Sakata e Andrea Farneda (MPMtrips)  – acompanhará o grupo durante todo período do programa.  Ambas atuam como consultoras independentes associadas a Primetour Viagens – agência com mais de 35 anos no setor de turismo e com sede na Av. Paulista em São Paulo. Andrea morou nos Estados Unidos, tem pós-graduação em Comunicação e trabalhou 15 anos na área de Marketing em grandes multinacionais sendo responsável pela área de eventos. Mari, além de sócia-fundadora da MPM trips atuou por 20 anos na USP na área de pesquisa, organização de eventos acadêmicos, publicações científicas e viagens educacionais.

Oswaldo Tavares (IES – Educação Internacional – Fundador) – Conselheiro Pedagógico

Realização

SIEEESP – Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo

OPERAÇÃO

MPMTrips by Primetour

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari pelo Mundo:
As colaboradoras e as Friends Connection de Mari Pelo Mundo compartilham o olhar e as experiências, contribuindo com o planejamento de viagens de pessoas que adoram se jogar nesse mundo.