Filmes e viagens: Cartas para Julieta

postado em: Arte e Cultura, Destinos, Europa 0

Dia dos namorados! Inspiração para escrever sobres lugares e roteiros românticos. Já temos no blog o roteiro de Viena para os apaixonados por Antes do Amanhecer, agora vamos falar de outra cidade super romântica com muitas histórias de amor: Verona.

Verona na região do Veneto, norte da Itália e conhecida como a terra natal de Romeu e Julieta de Shakespeare. Entre fantasia e realidade dizem que a cidade e seus habitantes inspiraram o famoso dramaturgo na criação de uma de suas maiores obras que inspira casais apaixonados pelo mundo afora ainda hoje, assim como inspirou muitos filmes românticos.

Cartas para Julieta

Entre eles “Cartas para Julieta” de 2010. Um dos meus preferidos, tanto pela história como pelas belas paisagens de Verona e da Itália.

verona Imagem do Filme “Cartas para Julieta” – vista da cidade de Verona

O filme conta a história de Sophie (interpretada pela belíssima e simpática Amanda Seyfried) que é aspirante à escritora e viaja para a Itália com o noivo Victor (Gael García Bernal), que sonha em ter seu próprio restaurante.

Os dois vão a Verona, local perfeito para uma lua de mel antecipada, mas Victor está mais interessado nas visitas aos fornecedores de seu restaurante do que na viagem romântica.

Cartas para julieta - Cenas do FilmeAssim, Sophie acaba visitando a cidade sozinha e descobre uma antiga carta de amor no muro da casa de Julieta. Sophie então se junta ao grupo de voluntárias do Club di Giulietta (Clube da Julieta) na cidade, que responsáveis pela resposta as milhares de cartas de amor deixadas ali ou enviadas por correio por corações apaixonados que buscam conselho e alento.

Cartas para julieta - Cenas do Filme 3As secretárias de Julieta em cena do filme “Cartas para Julieta”

Depois de alguns dias, para surpresa de todos, a remetente da carta Claire Smith (Vanessa Redgrave) ouve seu conselho e vem a cidade acompanhada de seu neto Charlie (Christopher Egan) primeiramente a procura de sua Julieta para agradecer e dizer que está partindo em busca de seu amor de juventude, Lorenzo.

Apesar dos protestos de Charlie, que reprova a aventura da avó viúva nessa busca, Sophie se oferece para acompanha-la nessa tarefa nada fácil uma vez que existem muitos italianos na região com o mesmo nome.

A aventura traz paisagens belíssimas da Itália, humor e muito romance.

Cartas para julieta - Cenas do Filme 2Cena do filme “Cartas para Julieta”

A história de Claire e Sophie é uma ficção, porém o Clube de Julieta está bem ali, pertinho da casa da personagem de Shakespeare, e responde mais de 5 mil cartas por ano. Até onde se sabe, a primeira carta endereçada somente a “Julieta, Verona” chegou por ali nos anos 30. A carta chegou ao “tumulo de Julieta” outro local muito visitado na cidade. Um funcionário que sabia um pouco de inglês decidiu responder e continuou respondendo as novas cartas que chegavam.

Depois da 2 ° Guerra, um poeta da cidade assumiu o papel de secretario de Julieta, e na década de 80 o prefeito de Verona decidiu entregar a tarefa ao Clube de Julieta, um grupo que tinha por objetivo promover a cidade associando-a a história de Shakespeare. O clube mantem viva a história de amor e leva alento a muitas pessoas de todas as partes do mundo, ao mesmo tempo em que promove o turismo e a cidade de Verona.

O filme retrata com muito carisma a história do clube e é um prato cheio para os românticos incuráveis!

Cartas para julieta - Cenas do Filme 4Verona – cena do filme “Cartas para Julieta”

Então se você já foi a Verona, assista para relembrar, se ainda não foi assista para ficar com mais vontade de ir!

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.
Últimos Posts de