Dicas para visitar a Basílica de Saint-Denis em Paris

Fomos visitar a Basílica de Saint-Denis devido à sua importância na história da França.  Neste sentido, não há como não fazer essa visita apesar de termos adiado muitas vezes.  Apesar da importância da Basília, não é um passeio muito divulgado e sugerido pelos guias. Não ficamos surpresos com isso depois que soubemos que nossa amiga Francesa nunca havia ido à Basílica também e depois que conhecemos o entorno da Basílica.

IMG_3994 (Copy)

A ida de metro não é complicada, apenas demorada. A Catedral é importante porque praticamente todos os reis da França foram enterrados lá.

O bairro não é nem um pouco atraente, mas há uma tentativa de incentivar a visita à Basília.  Você pode fazer um trajeto sugerido, um walking tour guiado por placas.  Mas não ficamos animados a caminhar pela redondeza.

Basílica de Saint-Denis (3)Saint Denis é o santo padroeiro da França e a Catedral de Saint Denis foi fundada pelo rei Dagoberto no século VII.   No local havia um cemitério galo-romano onde o primeiro bispo de Paris foi sepultado.  A história, as reformas e os sepultamentos você pode ler aqui  ou no livro Próxima Estação, Paris de Lorant Deutsch (uma leitura que recomendo muito para quem visita Paris, além de agradável é bastante instrutiva)

Basílica de Saint-Denis (8)Dicas para visitar a Basílica

Vale a pena visitar a Basílica de Saint-Denis pela história que ela representa.   No entanto, não se programe para passar o resto do dia passeando pelo Bairro de Saint-Denis porque não é o bairro mais agradável de Paris.  Há muitos comércios de produtos de qualidade duvidosa, não é um bairro limpo e há muitas pichações.  Estávamos com fome, mas mesmo assim resolvemos encarar mais meia hora de metro e voltar para o centro de Paris.

Basílica de Saint-Denis (6)

A vista vale a pena. Vá com tempo para poder visitar tudo e alugue o áudio-guide, fundamental nesta visita (caso não queira, há placas explicativas.. em Francês).   A entrada na cripta e na área dos túmulos é cobrada.  Para entrar na Basílica não é preciso pagar.

IMG_3988 (Copy)


O que ver

Há várias relíquias importantes na Basílica. Há também objetos pertencentes a Louis XVIII e tesouros, como a bandeira e a coroa real.

Os corpos reais foram misturados e difíceis de serem identificados, então estão todos no ossário na cripta da igreja, mais de 40 reis, 30 rainhas e 60 príncipes e princesas.  O coração de Luis XVII está em uma das paredes da cripta.

Basílica de Saint-Denis (2)

Basílica de Saint-Denis (5)No natal há o presépio.
Basílica de Saint-Denis (4)

Como chegar

De metro

Linha 13  sentido Saint-Denis-Université.  Desça na  Estação  “Basilique de Saint-Denis”

Calcule no mínimo meia hora para chegar na Basílica se estiver no centro de Paris.  Para o metro, compre o bilhete Zone 1-2  para o RER, Zone 3.  (se tiver duvidas quanto as Zonas do Metro, acesse o site https://www.parispass.com/paris-transport/metro-map.html)

Endereço: 1 Rue de la Légion d’Honneur

Bairro de Saint Denis

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!