Devo manter minha viagem para Paris? #ParisAttacks

postado em: Em alta, Europa 0

Essa é a pergunta que muitos estão fazendo.  Estamos acompanhando de perto todos os acontecimentos.   Consultamos vários amigos Brasileiros e Franceses que estão em Paris neste momento.

Tudo normal

  • Os transportes públicos estão funcionando normalmente, mas a recomendação é evitar ao máximo as estações centrais como Les Halles.
  • Os aeroportos estão funcionando normalmente, com vários policiais a postos.  Chegue com bastante antecedência, contando com procedimentos mais demorados.
  • As principais atrações turísticas foram reabertas.
  • As filas estão bem menores.
  • Não há toque de recolher, mas vários países recomendam a seus turistas que limitem o tempo fora de casa/hotel.
  • Tudo normal, mas muito tenso.  Os Parisienses estão preocupados e os turistas também.
Paris com crianças
Jardim de Tuilleries

Cancelamentos e adiamentos

A recomendação do governo é de que todos sigam a vida normalmente, na medida do possível.  Há muitas pessoas traumatizadas com os acontecimentos e é preciso saber lidar com isso.

Consulte o hotel e a companhia aérea.  Nos últimos dias foram feitas várias ofertas para adiamento sem multa. Nem todas as empresas estão oferecendo estas facilidades, mas não deixe de consultar.

Consulte as cláusulas do seguro viagem. Normalmente não incluem acidentes relacionado a ações terroristas.  Se houver algum problema ou ferimento, fique atento porque muito provavelmente não estará incluído.

Tegel Airport

Os inconvenientes

Além da terrível manhã em Saint Denis, o Hotel du Louvre foi evacuado por suspeita de bomba, dois aviões da AirFrance também tiveram de ser revistados, entre outros acontecimentos pontuais pela cidade.   Quem decidir manter os planos de viagem, deve ter paciência e calma, pois estas situações podem vir a acontecer com bastante frequência.

De qualquer forma, essas precauções não são só de agora.  A França sempre esteve em alerta para atentados terroristas.

  • Há 5 anos atrás quando estávamos almoçando no aeroporto de Charles de Gaulle aguardando um voo, uma mala sem dono foi encontrada pela segurança e imediatamente mandaram evacuar toda a ala do aeroporto na qual estávamos. O detalhe é que o gerente do restaurante não deixou ninguém sair sem pagar a conta, foi uma fila de 20 minutos.. Ainda bem que não havia bomba, senão morreríamos todos naquela fila.

Nem sempre os lugares estão preparados para uma emergência e esta é a minha maior preocupação em manter a viagem para Paris neste momento. Como já disse no post da Torre Eiffel, alguns lugares turísticos não tem plano de emergência ou rota de fuga bem sinalizados.  Neste caso, evite-os.  Principalmente os locais onde a segurança é feita apenas por câmeras.

A estação próxima ao Bataclan está fechada.  Você pode acompanhar as informações diretamente pelo site da RATP  e para ônibus e tram consulte RATP

Métro  Ligne 5 et  Ligne 9 : Mesure de sécurité : à la demande de la police et jusqu’à nouvel ordre, la station Oberkampf est fermée au public. Les trains passent sans marquer l’arrêt dans les deux sens de circulation.

Torre Eiffel

Alguns cuidados importantes

  • Em casos de emergência e ataques terroristas veja nosso post;
  • Utilize transportes locais ou ande a pé;
  • No caso da ação policial vir a ocorrer no local próximo a seu hotel ou onde você estiver, o acesso será bloqueado. Foi o que aconteceu com alguns conhecidos.  Neste caso você terá que passar a noite em outro hotel ou usar outro meio de transporte.  Esteja prevenido e ande sempre com dinheiro e cartão de crédito.
  • Evite aglomerações, manifestações e locais fechados onde há grande circulação;
  • Evite os pontos turísticos que sejam de difícil acesso de entrada ou de saída (veja nosso post sobre subir ou não na Torre Eiffel);
  • Tenha esse número de telefone anotado: Informações para Turistas em Paris:  Número: 00 33 (0) 1 45 55 80 00
  • Mantenha sempre o passaporte original e uma copia no hotel ou na mala.

Para obter informações ouvir 107,1 FM

Para receber as informações atualizadas, registre em seu twitter as contas:

Prèfecture de Police:  @prefpolice

Paris:  @paris  (conta oficial da cidade de Paris)

Paris Pixabay

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!