Devo cancelar minha viagem para a Europa?

postado em: Em alta, Europa 0

Esta é uma decisão difícil.  Envolve questões financeiras e emocionais e, em alguns casos, profissionais também.

Sei disso porque cancelamos nossa viagem à França marcada para dezembro, ou seja, três semanas após os atentados que ocorreram em Paris.   Desmarcamos compromissos profissionais, perdemos dinheiro e passamos dias de angustia porque estávamos ansiosos para ver as decorações de natal em Paris.  Achamos que seria o melhor a fazer no momento, principalmente porque viajamos com criança.  Muitos colegas não desistiram e aproveitaram o final de ano em Paris plenamente.
Paris PixabaySituações especiais

Em novembro, as companhias aéreas estavam mais flexíveis e não cobraram multa para a reemissão do bilhete. Como íamos de TAP, cancelamos o trecho Lisboa-Paris e acabamos ficando em Portugal.  O hotel em Paris nos permitiu remarcar as diárias até maio de 2016.   Ou seja, dos males o menor.  Não perdemos os bilhetes e fizemos uma viagem diferente, bastante agradável e, principalmente, tranquila.  Quem nos acompanhou pelo snapchat sabe que correu tudo bem e que Portugal sempre vale a pena.

Não desistimos de Paris!!

Surgiu outro compromisso profissional em fevereiro.  Resolvemos aproveitar algumas milhagens e as diárias pendentes do hotel.  Embarcamos para Paris.

Correu tudo bem, mas sentimos a cidade bem mais vazia comparada com anos anteriores. Encontramos muitos policiais nos pontos turísticos (o que não impediu de termos nossos computadores roubados no quarto do hotel, história para outro post).  Alguma segurança a mais em lojas e estabelecimentos de grande porte e o inverno Parisiense, cinza e sem decorações de natal de fevereiro.

Mesmo assim, Paris é lindaaaa e vale muito a pena.     Acabaram as preocupações? Longe disso.  Enquanto estávamos no metrô, ouvimos o aviso pelos auto falantes que um pacote suspeito foi encontrado em uma das estações e por causa disso várias linhas pararam.  Saímos rapidinho do metrô e depois disso dei preferência ao ônibus.   O passeio do dia foi por água a baixo. Mudamos a rota, mas acabamos nos divertimos mesmo assim.

No entanto, viajamos tranquilos.

Bruxelas - AtomiumDevo cancelar minha viagem para a Europa?

Esta semana uma nova tristeza.  Desta vez na Bélgica.  O aeroporto que deveria ser o lugar mais seguro e vigiado foi o mais afetado.  Como!!??  Com certeza isso gera muita insegurança para os viajantes.

E agora?  Você deve cancelar sua viagem?   Se fossemos nós e nosso destino fosse a Bélgica, provavelmente cancelaríamos, ou melhor, adiaríamos de novo.   A Bélgica vai precisar de um tempo para se reestruturar, para ver onde errou e para melhorar sua segurança.  A população também precisa de um tempo para se acalmar.  Neste momento, qualquer coisa suspeita pode gerar pânico, e isso pode ser tão estressante quanto um ataque. Nada que alguns meses não resolva.

Consulte a companhia aérea e veja o que podem oferecer.  Entre em contato com o hotel.   Troque seu roteiro, tente escolher outros destinos, tente reagendar.   Pacotes turísticos geralmente não devolvem dinheiro, mas tente saber quais são as alternativas.  E se nada funcionar?

BruxelasA vida continua..

Impossível afirmar que existam lugares mais seguros que outros na Europa, assim como é impossível afirmar que o Brasil é um lugar seguro (violência e mosquitos), mas há regiões com menor risco.

E a vida continua.  Em Paris as pessoas moram, trabalham e se divertem, vão a restaurantes, casas de shows e visitam a Torre Eiffel.  O mesmo continuará acontecendo em Bruxelas daqui a alguns dias.

Minha sugestão é que você tome uma decisão consciente.  Pense em todos os prós e contras e seja flexível para possíveis mudanças de roteiro e para perder algum dinheiro em troca de uma maior tranquilidade.

Se decidir viajar,

  • leve dinheiro extra,
  • tente fazer contatos com brasileiros ou locais que moram nas cidades em que for visitar antes da viagem,
  • tenha um plano B de hospedagem (veja nossos posts de Paris),
  • evite pontos turísticos onde formem aglomerações,
  • faça copias extras dos documentos,
  • siga pelo twitter e outras redes sociais os sites da prefeitura e da polícia local, etc.
  • faça seguro viagem e seguro bagagem,
  • mantenha-se sempre informado

Desta forma, alguns pequenos imprevistos não atrapalharão sua tão sonhada viagem.

Bruxelas

Viajar com crianças pequenas

Para os que viajam com crianças pequenas, redobre a atenção.   Fiquei chocada com as imagens do aeroporto da Bélgica porque sei que tudo é diferente quando você está com uma criança pequena viajando junto.

Nunca deixe a criança sem identificação, telefone dos pais e endereço.  Não descuide em momento algum.   Gaste mais tempo fazendo um roteiro mais tranquilo.  Vá ao parquinho ao invés de um grande shopping, abra mão de conhecer alguns lugares turísticos, evite aglomerações e transportes em horários de pico.

Nada garante nada e esta é apenas minha opinião, de uma mãe, de uma pessoa apaixonada por viagens, de uma pessoa que também tem compromissos profissionais e que não tem dinheiro para jogar fora.

Contatos importantes para quem viaja ou já está em Bruxelas

  • Centro de Crise do Governo da Bélgica: (00)3278151771 e http://crisiscentrum.be/nl   ou 1771 para quem está em Bruxelas.
  • Consulado-Geral do Brasil em Bruxelas  [email protected]  (00) 3247894910 Rue du Trône, 108
  • Atentados Terroristas no exterior:  http://www.portalconsular.mre.gov.br/apoio-no-exterior/atentados-terroristas-no-exterior

Veja os outros posts

http://www.maripelomundo.com.br/devo-cancelar-minha-viagem-e-seguro-viajar-para-paris/

 

Fotos: Pixabay

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!