Portugal: Convento do Palácio Nacional de Mafra

O Palácio e o Convento ocupam o mesmo prédio, não há uma divisão clara. Então enquanto visitamos o Palácio, visitamos também o convento.

O Convento foi feito para ter 13 frades, mas foi sendo ampliado e acabou se tornando em um edifício de mais de 40 mil metros quadrados.

Mais de 300 frades da Ordem de S. Francisco chegaram a ocupar o local, sustentados por D. João V.

 

Convento do Palácio Nacional de Mafra

Viviam uma vida “franciscana” mas em um local lindo.  Esta sala da Enfermaria é impressionante, acho que a que mais chama atenção durante a visita, mesmo porque há um frade (boneco) em frente ao altar.

Palacio-Convento Nacional de Mafra

Havia uma horta e pomar no Jardim da Cerca.  Infelizmente não tenho fotos do Jardim, mas podem vê-la no site.As ordens religiosas foram extintas em 1834 e o convento foi ocupado por regimentos militares  Hoje é a sede da Escola Prática de Infantaria.

A visita ao convento inclui:

  • Campo Santo e a Enfermaria
  • Sala Elíptica ou do Capítulo,
  • Sala dos Actos Literários,
  • a Escadaria e o Refeitório (com agendamento)

Cemitério

No piso térreo há o cemitério dos frades.  Singelo e com as lápides no chão.  Estava parcialmente em reforma, mas vale procurar por este local no final da visita.

Palácio Nacional de Mafra

Terreiro D. João V
2640 Mafra
Tel:  (+351) 261 817 550
Fax: (+351) 261 811 947
E-mail: geral@pnmafra.dgpc.pt

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!