Marcela M. Litjens para o blog Mari pelo Mundo
Difícil encontrar alguém em Portugal que não conheça o Algarve. Sendo a região mais ao sul do país, é um dos destinos favoritos de férias não só dos portugueses como dos ingleses, franceses e até espanhóis.
A área é povoada por belas praias com falésias, lindas paisagens e água transparente (um pouco gelada demais para meu gosto). Não é à toa que foi a última região a ser retomada dos mouros.
No ano passado estivemos em Albufeira, a parte mais conhecida do Algarve. Apesar de ter uma bela praia com acesso através de um elevador construído em uma falésia, não gostei muito da experiência pois é uma das praias mais procuradas pelos turistas estrangeiros, especialmente os ingleses.
Os restaurantes possuem menus direcionados exclusivamente para esses turistas, os garçons eram em sua maioria estrangeiros e era difícil encontrar culinária portuguesa ou até alguém que lhe falasse em português.
Este ano fomos conhecer Portimão e nos hospedamos no Água Hotéis Riverside em Ferragudo. Desta vez, a experiência foi muito diferente. Mesmo com a grande presença de turistas ingleses, a região não parecia ter sido descaracterizada em função do turismo.
A praia da região, praia da Rocha, possui belas paisagens emolduradas por passagens por entre as falésias. Agradou-me também a culinária da região.
Se em Albufeira o prato mais encontrado do cardápio era o chicken piri-piri (frango com pimenta), em Portimão encontramos os peixes e frutos do mar. Comemos no restaurante Food & Wine que recomendo a visita.
Possui uma bela vista da praia da Rocha e pratos muito gostosos mesmo que as porções não sejam tão generosas. É bastante procurado, aconselho fazer reserva (telefone 282483014).
Outro lugar interessante que visitamos foi a praia da Nossa Senhora da Rocha. Trata-se de uma pequena praia cortada por uma falésia na qual foi construída uma capela. Além das belas paisagens, a localização privilegiada da praia oferece abrigo ao vento comum na região.
Para quem busca maiores atrações além de ir às praias, existem passeios pela região por jeeps, bicicletas e barcos que visitam as diversas praias desertas e grutas, como a famosa gruta de Benagil. Infelizmente terei que voltar para fazer alguns desses passeios pois as empresas não costumam ter saídas aos domingos. Para conhecer as empresas e verificar as opções, vale consultar o site http://www.algarvediscovery.net/#!diversao/c6gz.
Outro lugar com bastante procura é o parque aquático Splish & Splash situado na Lagoa, entre Portimão e Albufeira.
Marcela M. Litjens. Arquiteta e mãe de duas menininhas sapecas. Vivo em Portugal há um ano e, mesmo passeando sempre, acho que nunca irei conhecer todos os lugares incríveis que existem no país.
comentario(s)
O Hoteis.com tem se tornado preferencia de várias pessoas. Os sites agregadoras tem suas vantagens…
Receber amigos em casa é sempre uma delícia, mas quando eles vêm de fora e…
Quem nunca sentiu aquele impulso de começar a aprender um novo idioma? Eu comecei minha…
Minha participação no FESTURIS – Feira Internacional de Turismo de Gramado 2025 foi, sem dúvida,…
As festas de final de ano agitam a serra gaúcha, principalmente como o Natal Luz…
É unanime! É uma viagem transformadora! Roteiro para o Japão: Como organizar a sua viagem…