Marcela M. Litjens de Portugal para o blog Mari pelo Mundo
LX Factory em Lisboa
Fomos recentemente conhecer a LX Factory em Lisboa. Instalado na antiga e renovada Fábrica da Companhia de Fiação e Tecidos Lisbonense de 1846, o espaço é dedicado à cultura, diversão, gastronomia e compra de produtos novos ou usados. Funciona quase com um centro comercial a céu aberto no bairro da Alcântara quase abaixo da ponte 25 de abril.
Nos finais de semana fica repleto do pessoal moderninho que aproveita para almoçar ou frequentar um dos bares da área.
É permitida a circulação de carros dentro do espaço, mas o número de vagas de estacionamento é restrito e o transito é um pouco complicado. Muitos preferem chegar de táxi. A bela estação de trens da Alcântara não é muito longe de lá.
Na rua principal encontra-se lojas de novos designers, calçados feitos de cortiça (um dos maiores produtos portugueses), decoração, restaurantes, uma chocolateria (Lanideu) e uma livraria (Ler Devagar).
Livraria e Café
A livraria foi o que eu mais gostei. O espaço é interessante, são pisos colocados ao redor de uma antiga prensa gigante. O café fica na parte superior, assim como alguns CDs mas é um pouco quente lá em cima, desconfortável no verão.
Feira de artesanato
Na rua de trás um dos galpões é dedicado a exposições temporárias. Infelizmente havia um evento fechado e não pudemos visitar. O maior galpão abriga uma feira de artesanato com produtos usados e novos no qual abundam brechós de roupas, livros, vinis, revistas e peças de decoração. O espaço é um pouco escuro e não é tão fácil ver as mercadorias. As meninas encantaram-se com quadros feitos com antigas caixas de vinho.
Vale a pena?
Não é, no entanto, um espaço para crianças. O único lugar de diversão para os pequenos que encontrei foi uma mesa de pebolin colocado na frente de um restaurante. Apesar disso, existe uma loja de móveis infantis muito interessante (Lifetime Kidsroom).
A LX Factory vale a visita, especialmente por trazer uso a um local praticamente esquecido, mas não espere um lugar tradicional português. Se não fosse a existência de alguns poucos produtos regionais, não saberia dizer em qual capital europeia está situada.
Veja nas fotos o que encontrar:
Marcela M. Litjens. Arquiteta e mãe de duas menininhas sapecas. Vivo em Portugal há um ano e, mesmo passeando sempre, acho que nunca irei conhecer todos os lugares incríveis que existem no país.
Agende passeios com antecedência