Compras em Marrakech e o Souk

É muita coisa para ser vista e para ser comprada. No meu caso, compras são tão importantes quanto a própria viagem. Eu preciso comprar, sempre.

Marrakesh41 (Copy)

Compras em Marrakech

Entretanto, mesmo para compradores compulsivos como eu, a constatação é óbvia: não faz sentido você querer comprar meia Marrakech (ou a Marrakech inteira) se tudo o que está à venda por lá, também está à venda aqui no Brasil e com preços semelhantes.

Então, não faz sentido usar aquele seu contêiner (dobrável) de estimação e que você carrega para qualquer lugar (e, o pior: com a certeza de que ele voltará abarrotado).

Praça Jemaa el-Fnae
Praça Jemaa el-Fnae – Foto Pixabay

Restrinja-se somente aquilo que você nunca viu ou aquilo a que você realmente não resistiu. Sim, há objetos que não existem por aqui (poucos, mas existem) e outros que, mesmo não existindo aqui, são de ingresso proibido, como é o caso de peles de animais selvagens e os produtos de origem vegetal.

Se algo lhe interessar, inicie o processo de compra: regateie preços.

Isso é da cultura e não se compra sem regatear. Mas, se ao final você não comprar, desculpe-se com o vendedor, eles não gostam de interrupções bruscas na negociação como nós, brasileiros, estamos acostumados.

Medina

Eles são realmente simpáticos e vão fazer questão de vender para você, praticamente pelo preço que você se dispõe a pagar por aquilo que escolheu.

Se você pretende voltar a um determinado local, peça a localização ao vendedor e a anote, caso contrário vai ser como procurar uma agulha em um palheiro.

O souk

Caminhando e descobrindo novos lugares no souk é uma das maravilhas de Marrakech. O mercado é gigantesco e absolutamente tudo está à venda.

Você dividirá espaço nas ruelas estreitas motos, bicicletas, pequenas carroças puxadas por burros e uma infinidade de pessoas. Não, você não será atropelado: não sei bem o porquê, mas há uma ordem neste caos.

Compras em Marrakech
Compras em Marrakech

É muito bom explorar o souk. Realmente uma tarefa que demanda tempo e paciência. Mas claro, até os viajantes inciantes sabem disso: tempo, afinal, é um elemento subjetivo quando se está em viagem e impaciência não combina com turismo ou com compras: isso é prazer e, ao menor indicio de que isso se transformará em tortura, volte correndo para casa (mesmo que seja preciso pagar todas as taxas do mundo para você antecipar o seu vôo).

Compras em Marrakesh

Certamente existem mais lugares que deveriam ser visitados, mas demo-nos por satisfeitos com o que fizemos e aproveitamos nesta viagem.

Victor Kloeckner Pires

Sempre em busca de belas obras de arte, belas fotos e das melhores coisas que a vida pode oferecer.

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)