Como funciona a caravela? Conheça a Nau Quinhentista e Museu de Construção Naval

Fizemos um passeio muito bom durante nossa estada no Porto em Portugal.  Fomos com o Guilherme (TupanTours) para a Vila do Conde, e lá visitamos a Nau Quinhentista, o Museu de Construção Naval e a Casa do Barco.   Adoramos tudo pois o lugar é lindo, a Nau é impressionante e o Museu é pequeno mas muito bem organizado.  Além disso, a cidade de Vila do Conde é muito bonita, então esse é apenas um dos passeios a ser feito.

O Museu conta a história das caravelas, como foram construídas e apresenta muitas fotos e maquetes.

O edifício da Alfândega Régia – Museu de Construção Naval

Fica na rua Cais da Alfândega na  Vila do Conde, exatamente onde funcionavam os estaleiros navais vila-condenses. D. João II em 1487 criou a Alfândega Régia de Vila do Conde.  O local ficou meio abandonado há alguns anos atrás, mas em 2001, foi reabilitado.

O Museu apresenta:

  • a Navegação Portuguesa, que tem origem e destino em Vila do Conde;
  • a história da Alfândega Régia;
  • a história da Construção Naval
Museu de Construção Naval
Museu de Construção Naval

Museu de Construção Naval Museu de Construção Naval

Museu de Construção Naval
Museu de Construção Naval
Museu de Construção Naval
Museu de Construção Naval

Rua Cais da Alfândega
4480-702 Vila do Conde
Telefone: 252 617 506 (marcações)
E-mail: [email protected]

 
Nau Quinhentista ou caravela

A réplica da Nau Quinhentista, construída pelos estaleiros Samuel & Filhos, Ltda, de Vila do Conde, é muito interessante.Tem uma função pedagógica muito especial.

A nau portuguesa do século XVI era um navio redondo, de alto bordo, com uma relação de 3:1 entre o comprimento e a largura máxima, três ou quatro cobertas, castelos de popa e de proa, com três e dois pavimentos, respetivamente, cuja arquitetura se integra perfeitamente no casco; arvorava três mastros, o grande e o traquete com pano redondo, e o da mezena com pano latino. (Fonte 360Portugal)

A Nau Quinhentista tem os aposentos de alguns dos tripulantes, esculturas humanas do: o capitão, o piloto, o escrivão, o capelão, o boticário, o timoneiro, o bombardeiro e o grumete. Há também vários instrumentos de navegação, material cartográfico, diferentes tipos de mercadorias e uma botica.

Caravela - Nau Quinhentista em Vila do Conde Caravela - Nau Quinhentista em Vila do Conde Caravela - Nau Quinhentista em Vila do Conde Caravela - Nau Quinhentista em Vila do Conde

Caravela - Nau Quinhentista em Vila do Conde
Caravela – Nau Quinhentista em Vila do Conde

Rua Cais da Alfândega,
4480-702 Vila do Conde
Telefone: 252 617 506 (marcações)
E-mail: [email protected]

 

Casa do Barco

Casa do Barco fica em um espaço todo envidraçado e moderno.  Tem uma Loja Interativa do Turismo do Porto e Norte de Portugal e um espaço dedicado à importância das pescas e de outras atividades de vocação marítima.

Há uma réplica de uma embarcação de pesca tradicional – o gasoleiro e há também um acervo fotográfico, documentando as diferentes atividades econômicas relacionadas com o mar.

 

Casa do Barco
Casa do Barco
Casa do Barco
Casa do Barco
Casa do Barco
Casa do Barco

Rua Cais da Alfândega,
4480-702 Vila do Conde
Telefone: 252 248 445
E-mail: [email protected]

 

Para fazer o mesmo passeio, contate o Guilherme da Tupan Tours, que foi perfeito. Informe que viu o post no nosso blog Mari pelo Mundo que ele prometeu oferecer um lindo brinde e um desconto especial.

 

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!