A cidade de São Roque fica bem pertinho de São Paulo, na região metropolitana de Sorocaba. E tem ótimas opções de restaurante para o almoço de domingo. O Roteiro do Vinho inclui muita diversão para as crianças, em lugares para passar o dia todo.
Nossa dica: Se você não dirige ou não quer se preocupar com a estrada, agende passeios e excursões em São Paulo – compre online tours de empresas verificadas e com avaliação de clientes – transfer e guia – Aparecida do Norte (mais vendido) – Campos do Jordão 🙂 – Embu das Artes cidade dos artesanatos– São Roque rota dos vinhos – Holambra cidade das flores – Bairro da Liberdade imigração japonesa – Templo Budista Zu Lai – ou agende um tour gratuito por São Paulo.
Fundada em 1657, a cidade tem hoje 84 mil habitantes e é um dos 29 municípios do Estado de São Paulo considerados estâncias turísticas.
A cidade surgiu a partir de uma enorme fazenda que cultivava vinhedos e trigo e uma capela devotada a São Roque, daí o nome. Mais tarde imigrantes italianos e portugueses chegaram na região e com o cultivo de vinhedos transformaram o lugar na “Terra do Vinho”. O vinho da região não é reconhecido como um vinho de grande qualidade, mas o turismo da rota do vinho, dos restaurante e pontos históricos, faz da região um lindíssimo passeio para fugir da cidade e aproveitar a boa mesa e o ar puro da região.
Além da rota do vinho a cidade também abriga um calendário de festas e eventos o ano todo. Em outubro acontece a Expo São Roque – Alcachofras e vinhos. E no final do ano o Natal Iluminado.
Na Estrada do Vinho estão os dois restaurantes que fomos conferir. Veja nossas dicas.
O Quinta do Olivardo é tipicamente português com o bacalhau sendo a especialidade do cardápio. O bolinho de bacalhau é uma receita de família, bem guardada, e absolutamente deliciosa.
Um dia somente é até pouco para ficar por aqui. São dois restaurantes, um deles servindo o leitão a bairrada – assado no forno a lenha. Quiosques de bolinho de bacalhau, espetada madeirense, pão típico da ilha da Madeira, e uma pequena fábrica de pastéis de Belém.
Aos finais de semana os deliciosos pastéis de Belém são assados a cada 30 minutos. Cada vez que saem do forno o sino toca avisando os clientes!
Também não falta diversão para a criançada. Arvorismo, tirolesa, parede de escalada e um parquinho, o difícil mesmo é ir embora cedo.
A comida é muito boa e bem servida. Os pratos vêm como sugestão para servir duas pessoas, mas tranquilamente serve três, principalmente se você não resistir a entrada dos bolinhos de bacalhau (para que resistir, já que são mesmo ótimos).
A Quinta do Olivardo mantém mais uma tradição trazida da história dos portugueses. “Em 1807, em meio à Guerra Peninsular, durante a invasão das tropas francesas a Região de Trás dos Montes e Beira Alta, os portugueses tiveram seus bens e alimentos saqueados pelos soldados. Para evitar esses constantes saques, os portugueses passaram a enterrar as garrafas de vinho no meio das pastagens, plantações de uvas e debaixo das adegas.
A tradição do Vinho dos Mortos surpreendeu pois não se imaginava que esse armazenamento inusitado daria novas características ao vinho envelhecido.”
Na Quinta do Olivardo essa tradição é revivida e compartilhada. No 3° sábado de cada mês a partir das 20 horas você pode enterrar sua garrafa de vinho que será desenterrada depois de 6 meses.
Nossa outra sugestão é o Vila Don Pato, também na Estrada do Vinho. Um restaurante português e italiano, que tem também uma adega, padaria, empório, cafeteria e sorveteria.
O restaurante italiano serve menu degustação com preço fixo, e nós gostamos muito da ideia. Risotos e massas diferentes para experimentar e repetir. O risoto de tomate seco é uma delicia, assim como o ravióli ao molho putanesca.
Diversão para os pequenos? Também não falta. Um playground com escorregador, balanço, cama elástica, pula-pula e bate-bóia. E para quem quer descansar tem um redário bastante convidativo ao lado do café.
São apenas 60 quilômetros de São Paulo, um bate e volta delicioso para um final de semana diferente e com muita brincadeira ao livre para as crianças.
São Roque também tem tradição na produção de alcachofras. Juntamente com o vinho, a alcachofra é destaque na Expo de São Roque que acontece todos os anos em outubro. Por isso o Roteiro do Vinho inclui vários restaurantes em que a especialidade é a alcachofra.
No Quintal das Alcachofras, as receitas são originais, incluindo o sorvete de alcachofra com vinho para a sobremesa.
Restaurante familiar de culinária italiana bastante típica. Um lugar para toda a família com pratos fartos, como é tradição italiana. As massas são os grande destaque, mas o restaurante também tem no cardápio opções de carne e peixe. O restaurante está situado num amplo espaço e também é para passar o dia. Tem lago com pedalinho, arvorismo e tirolesa para as crianças, com monitores nos finais de semana.
São Roque tem fácil acesso da capital paulista a partir da Rodovia Raposo Tavares, saída na altura do quilômetro 58,5 em direção a Estrada do Vinho. Ou ainda pela Rodovia Castello Branco com saída no quilômetro 54.
Um carro compacto é suficiente para dirigir na cidade com conforto e ir até as cidades vizinhas. Se você nunca dirigiu em São Paulo, lembre-se de baixar um aplicativo para poder ir aos destinos escolhidos evitando trânsito.
Clique aqui para fazer a cotação de aluguel de carros em São Paulo
Com carro, é possível conhecer os principais pontos turísticos da cidade com conforto e, quando necessário, estacionar próximo a um metro e fazer o restante do trajeto.
Separamos os hotéis e pousadas mais recomendados pelos clientes quanto a preço e atendimento.
(clique para reservar um quarto)
(clique para reservar um quarto)
(clique para reservar um quarto)
(clique para reservar um quarto)
Instagram @maripelomundo.blog Facebook Mari Pelo Mundo
Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: contato@maripelomundo.com.br
comentario(s)
O Hoteis.com tem se tornado preferencia de várias pessoas. Os sites agregadoras tem suas vantagens…
Receber amigos em casa é sempre uma delícia, mas quando eles vêm de fora e…
Quem nunca sentiu aquele impulso de começar a aprender um novo idioma? Eu comecei minha…
Minha participação no FESTURIS – Feira Internacional de Turismo de Gramado 2025 foi, sem dúvida,…
As festas de final de ano agitam a serra gaúcha, principalmente como o Natal Luz…
É unanime! É uma viagem transformadora! Roteiro para o Japão: Como organizar a sua viagem…