O que fazer no Parque da Independência em São Paulo?

Fiquei muito bem impressionada com o Parque da Independência, mas não vou mentir, achava que estava abandonado, não sei porque.   Eu amo a imagem do Museu do Ipiranga e dos jardins e acho um lugar lindo, mas já houve épocas em que dava tristeza passar por lá.  O que não é o caso neste momento.   O parque foi fechado há alguns anos atrás e a grama estava linda e o dia perfeito.

Parque da independência

O Parque da Independência

Fomos em um domingo de janeiro (férias!) e todos estavam se divertindo. Muita criança!



Parque da independência

O parque é tombado e é um marco histórico nacional porque na Colina do Ipiranga, junto ao Riacho do Ipiranga, em 1822 D. Pedro I declarou a independência do Brasil.

Riacho do Ipiranga e bandeira
Chama da Independência

O que fazer no Parque da Independência?


Em um dia lindo, há muitas coisas a fazer no parque.  Caminhar, andar de skate, patinete, passear os cachorros, fazer piquenique, correr, sentar no gramado…  Há bosque, playground, sanitários e aparelhos de ginástica.  No bosque ao fundo do Museu há espécies como araribá-rosa, canela, canela-branca, cedro, embiruçu, falsa-seringueira, figueira-mata-pau, imbiruçu, jatobá, marinheiro, pau-ferro, pinheiro-do-paraná e sapucaia.

Bosque

Quando está aberto, também é possível conhecer a Casa do Grito (SMC), o Monumento da Independência e a Cripta Imperial. Saindo do parque, há o Museu de Zoologia (USP) que também vale a pena.

Havia uma roda de capoeira próximo ao monumento.

Parque da independência – Grupo de Capoeira

A fauna e a flora

Nas laterais do parque há bosques com araribá-rosa, eucalipto, jacarandá-mimoso, jaqueira, paineira, palmeiras e sibipiruna. Há borboletas, saguis, gambás-de-orelha-preta e bicho-preguiça e muitas aves como joão-velho e pica-pau-de-banda-branca e muitos outros animais.

Vimos muitos passarinhos, mas não encontramos os outros bichinhos..  além dos 500 cachorros que todos levam para passear.

Sobre o Jardim

O Jardim foi projetado no estilo francês e liga o museu ao monumento.  O Chafariz não funciona.. uma pena.  Mas o gramado está belíssimo (nesta data). No jardim francês há topiárias de azaleia, buxo e falsa-figueira-benjamim, rosas e palmeiras e pinheiros.

Parque da independência – O Jardim
Parque da independência – O Jardim



Monumento à Independência do Brasil

O Monumento serve de banco, ponto de encontro, arquibancada e mirante.

Monumento à independência

 

O Monumento do Ipiranga ou Altar da Pátria, é um conjunto de esculturas feitas em granito e bronze.   Foi idealizado e executado por Ettore Ximenes, escultor, e Manfredo Manfredi, arquiteto, ambos italianos, na época do primeiro centenário da independência.  Foi inaugurado ainda incompleto em 1922.

Monumento à independência

No subsolo do monumento há uma urna que abriga os restos mortais de D. Pedro I, ao lado do tumulo de Dona Amélia, sua segunda esposa, construída em 1952, e pode ser visitada.
Monumento à independência – “Independência ou Morte”;
Monumento à independência – grupo triunfal

 

 

O Museu Paulista

Fechado ao público desde agosto de 2013  o Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, deverá abrir as portas apenas em 2022, ano do bicentenário da Independência. (Fonte G1)

O Museu Paulista

 

Museu Paulista ou do Ipiranga

Chegando ao Parque

Para estacionar, todos param ao redor , atentem-se as placas para estacionar apenas onde é permitido. Há vários ambulantes com comidinhas e balões, tudo bem simples.  Há estacionamentos privados também, ao custo de aproximadamente 20 reais (atualizacao em 17/03/2023) . Aos finais de semana podem lotar.

Onde estacionar

 

O entorno

Quando for visitar o Parque, não deixe de notar ao redor as mansões e casas antigas e imagine como deve ter sido este bairro há muitos anos atrás!

Mansões ao redor do Parque da Independência

 

Endereço e site

Av. Nazareth, s/nº – Ipiranga
Subprefeitura Ipiranga
Área: 161.300m²
Telefone: (11) 2273-7250

Para chegar de Onibus:   www.sptrans.com.br

Conte conosco

Para roteiros personalizados, conte com o serviço da nossa equipe. Podemos preparar um roteiro Day by Day baseado na nossa experiência e de agências locais, com dicas de hotel, restaurantes e passeios.

Caso prefira montar sua viagem, oferecemos o serviço de revisar seu roteiro e dar nossa opinião do que dá e do que não dá para fazer em cada um dos dias.    Se preferir montar toda a viagem sozinho, siga a viagem passo-a-passo e reserve pelos links seguros que colocamos aqui no blog, com nossos melhores parceiros ou amigos que prestam serviço na cidade e procuram oferecer as melhores tarifas para nossos leitores.

 

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Mari Christine

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!

Recent Posts

Dublin – Guinness Storehouse

Um dos passeios mais procurados em Dublin provavelmente é a visita a fábrica da Guinness…

3 semanas ago

Roteiro na Irlanda – o que fazer na primeira viagem

Veja como foi nosso roteiro pela Irlanda: uma primeira viagem inesquecível. Foi mesmo uma viagem…

3 semanas ago

Arte em São Paulo: 20º SP Arte 2024 na Bienal – Edição Especial

Este ano a SP Arte foi uma edição comemorativa pelos seus 20 anos de trajetória. …

4 semanas ago

O que você precisa saber antes de viajar para Ushuaia

Qual é a melhor época para visitar Ushuaia? Existe uma diferença significativa entre o verão e…

1 mês ago

Trekkings em Ushuaia: Glaciar Martial vale a pena?

O Glaciar Martial fica no centro de Ushuaia, isso é uma vantagem grande.  Você pode…

1 mês ago

Verão em Ushuaia e 4 X 4 nos Lagos e outros passeios

Siga nosso instagram de Patagônia para posts atualizados diariamente A Terra do Fogo esta dividida…

1 mês ago