Este ano o blog Mari pelo Mundo estará participando da FESTURIS! Se você é um profissional do turismo, empresário do setor, ou um entusiasta por viagens e novidades do mercado, esta es precisa conhecer a Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado. Mais do que um evento, é o grande encontro de negócios turísticos da América Latina!
Mas, afinal, o que é a Festuris, qual a sua história e o que esperar da próxima edição?
A Festuris é uma das feiras de negócios de turismo mais importantes e influentes das Américas. Realizada anualmente em Gramado, na Serra Gaúcha, a feira é um ponto de encontro estratégico para destinos, empresas, operadoras, agências de viagens, companhias aéreas e fornecedores do setor apresentarem novidades, trocarem experiências e, principalmente, fecharem negócios.
O evento é conhecido por sua efetividade na geração de negócios (B2B) e por segmentar o turismo em espaços temáticos, otimizando o tempo dos profissionais e facilitando conexões específicas.
A Festuris nasceu em 1989, por iniciativa das empresárias gramadenses Marta Rossi e Silvia Zorzanello (in memoriam), com o objetivo de fomentar o turismo na região da Serra Gaúcha. Inicialmente chamada de Festival do Turismo de Gramado, o evento rapidamente ganhou relevância nacional e internacional.
Ao longo de suas mais de três décadas de história, a Festuris se consolidou como um termômetro do mercado, lançando tendências e pautas importantes para o setor. Destaques na sua trajetória incluem:
Gramado se prepara para um encontro entre turismo, pensamento crítico e provocação filosófica
O universo do turismo está prestes a ser atravessado por uma onda de reflexões profundas e necessárias. Em sua próxima edição, o Meeting Festuris, que acontece durante o 37º Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, terá como um de seus grandes destaques o filósofo, escritor e ensaísta Luiz Felipe Pondé.
Conhecido por suas análises afiadas sobre comportamento, sociedade e cultura contemporânea, Pondé promete tirar o público da zona de conforto com uma palestra que deve marcar esta edição histórica do evento. Sua abordagem falará do futuro da humanidade e das viagens.
O Festuris já é referência consolidada no calendário internacional do turismo. Mais do que uma feira de negócios, o evento é um espaço de ideias, conexões e tendências que moldam o presente e o futuro do setor. Com o Meeting Festuris, o evento amplia seus horizontes e convida os participantes a irem além das planilhas, roteiros e produtos turísticos e mergulharem no pensamento.
Luiz Felipe Pondé, colunista da Folha de S.Paulo e autor de obras como “O espetáculo da cultura”, “A era do ressentimento” e “Marketing existencial”, é uma das vozes mais inquietas do pensamento contemporâneo brasileiro. Doutor em Filosofia pela USP e pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv, Pondé alia tradição a uma linguagem acessível, capaz de provocar tanto especialistas quanto o grande público.
A 37ª edição do evento promete ser ainda mais impactante! Anote na agenda:
A programação da Festuris é dividida entre a Feira de Negócios e o Meeting Festuris (Conteúdo):
O Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, reconhecido como uma das principais plataformas de negócios e tendências do setor na América Latina, será o primeiro evento a conquistar a certificação do SeloXIS. A escolha do Festuris para inaugurar a certificação de eventos reforça a proposta do Selo: oferecer um novo olhar para a sustentabilidade no turismo brasileiro, avaliando de forma rigorosa os impactos socioambientais de hotéis e eventos do setor.
Criado por Priscila Bentes, CEO do Circuito Elegante há mais de 20 anos, o Selo analisa mais de 100 indicadores de impacto ambiental, social e de governança (ESG) em empreendimentos turísticos. Entre os hotéis certificados, os mais recentes são o Zendaya, em Búzios (RJ), e a Fazenda São Luiz da Boa Sorte, em Vassouras (RJ).
A ferramenta central do processo de certificação é o Índice de Sustentabilidade da Gestão Hoteleira (ISGH), que está disponível para consulta online na versão gratuita e paga, e o Índice de Sustentabilidade de Gestão de Eventos (ISGE).
“Com base em padrões como o Sustainability Accounting Standards Board (Sasb) e os Indicadores Ethos, criamos um índice exclusivo para diagnosticar, com profundidade, a realidade ESG do turismo brasileiro”, explica Aline Schneiders, especialista em sustentabilidade e diretora de certificação do projeto.
comentario(s)
Escolher a hospedagem demanda tempo e experiência. Demanda também um orçamento pré definido e alinhamento…
Recentemente, o Japão entrou para a lista de destinos dos sonhos de muita gente. Felizmente,…
Dicas legais para viajar com crianças para Japão de nossa "Friends Connection" Celine Tóquio é um dos…
O Hoteis.com tem se tornado preferencia de várias pessoas. Os sites agregadoras tem suas vantagens…
Receber amigos em casa é sempre uma delícia, mas quando eles vêm de fora e…
Quem nunca sentiu aquele impulso de começar a aprender um novo idioma? Eu comecei minha…