Acrópole de Atenas
Quem visitou Atenas há alguns anos certamente terá surpresas. Tendo entrado para a Comunidade Europeia e sediado as Olimpíadas, a cidade de Atenas também passou por uma grande reforma e restruturação. Visitei a cidade recentemente e senti muito mais receptividade e segurança.
Veja a seguir algumas dicas para quem está conhecendo Atenas pela primeira vez ou pretende retornar em uma nova viagem.
Saindo do Brasil, pode-se ir para Atenas via Paris, Lisboa, Frankfurt e há ainda mais opções. Fomos via Lisboa e Istambul. Por incrível que pareça, o trecho Istambul-Atenas (cerca de 1 hora), comprado individualmente, foi extremamente caro. Então é bom ser flexível quanto a datas e horários e tentar comprar um pacote caso tenha interesse em conhecer os dois lugares em uma única viagem. A Aegean, companhia aérea Grega, faz parte da Star Alliance.
Sendo uma cidade da Europa, muitas informações estão em inglês. Nem todos dominam o idioma por lá. Um exemplo: Atenas? Leia-se Hellas. Previna-se quanto ao idioma para desfrutar ao máximo esse local.
Quase tudo por lá é imperdível, mas se tiver pouco tempo dê uma volta completa no Ônibus de Turismo (open bus) que passa em frente a todos os pontos turísticos. Primeiro lugar a ir é a Acrópoles ( vá por conta própria mesmo), a Syntagma Square, o bairro de Plaka e, se o tempo estiver bom, o Porto de Piraeus, um dos mais importantes do Mediterrâneo. Se estiver com tempo de sobra, vale a pena conhecer a arquitetura local, ver a enorme quantidade de navios e passear por uma área que foi povoada em 478 a.C.
Praça Syntagma: No dia 25 de Março é comemorado o dia da independência (1821). É feriado nacional e há desfiles nas principais cidades. O desfile ocorre geralmente na parte da manhã e parte das ruas ficam bloqueadas. Mesmo que seu hotel fique em uma dessas ruas, dá-se um jeito para chegar ao aeroporto, mas é bom ficar atento.
Passeando pela cidade é impossível não perceber os doces, mais ainda pelo seu tamanho. São enormes, bem elaborados e deliciosos. Dividi o meu… e me arrependi. Também há a variedade de frutas frescas, secas e oliveiras por todo o lado, sem falar do Iogurte grego – o original.
Outra coisa que notei é que há muitos gatos e cachorros de rua bem grandes, porém tranquilos.
Neste momento de crise, A Grécia é um destino perfeito para visitar. Atenas é uma cidade agradável e segura suas inúmeras ilhas são o sonho de muita gente.
Se a criança tiver mais de 5 anos, explicando com um pouco de antecedência o que ela irá ver, a viagem pode ficar bem mais interessante. Atenas é uma cidade que pode ser visitada sozinha, em grupo ou em família, com bebês, crianças ou adolescentes.
Links recomendados:
No aeroporto, há um espaço para crianças, muito agradável, cheio de brinquedos e papéis. Uma assistente recepciona as crianças que chegam (só não se pode entrar gripado) e pode-se ficar nessa sala o tempo que quiser, ou até a hora do embarque. Há também um pequeno museu. A espera fica bem agradável.
Minha colega Ateniense recomendou os seguintes hotéis:
Electra Palace, NJV Athens Plaza, New Hotel, Hotel Grande Bretagne e Amalia Hotel, devido à localização e conforto.
Optamos pelo NJV Athens Plaza (com janelas amarelas), fica em frente à praça Syntagma (Constitution Square). As fotos do site são bem mais bonitas e a Acrópoles pode ser vista do último andar, que é uma área restrita para eventos. O hotel atende às expectativas, tem um valor razoável com localização e atendimento perfeitos.
NJV Athens Plaza
Uma lembrança bacana são as pintura das ilhas (sem moldura, claro), as cerâmica e os CD de músicas típicas.
Fique atento com os taxistas. As distâncias são próximas, então não se deixe enganar. Há inúmeras recomendações a este respeito em diversos sites de viagem e já ouvi isso de amigos também. Um mapa na mão é sempre bom.
Você tem duas opções – Planejar sozinho sua viagem ou comprar com assistência de agência. Em qualquer uma dessas hipóteses, se estiver viajando com crianças ou quiser um roteiro personalizado para ajudar no dia a dia ou indicação de agência para pacotes ou aéreo e hotel, nos avise. Envie mensagem para o e-mail maripelomundo@gmail.com ou WhatsApp
Se quiser planejar sozinho, aqui no post há várias dicas e links dos sites oficiais de vendas de passagem, hospedagem e todos os serviços que você vai precisar.
PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO
Para fazer passeios guiados com guia brasileiro também podemos indicar um parceiro se vocês tiverem interesse. Envie um email para maripelomundo@gmail.com
Deixe seu email para receber dicas de transfers e tours em Português na cidade. Por enquanto, minhas dicas são de Dubai, Portugal (Lisboa, Porto), França (Paris e redondezas), São Paulo e Itália (Milão, Roma e redondezas) Clique aqui Agora já posso acrescentar mais um a lista: Roma. Estes transfers eu conheço, testei, gostei e são serviços de Brasileiros pelo mundo. Fácil de agendar, confirmar e pagar. Clique aqui para solicitar orçamento de transfer
Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro.
Instagram @maripelomundo.blog Facebook Mari Pelo Mundo
Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: contato@maripelomundo.com.br
comentario(s)
O Hoteis.com tem se tornado preferencia de várias pessoas. Os sites agregadoras tem suas vantagens…
Receber amigos em casa é sempre uma delícia, mas quando eles vêm de fora e…
Quem nunca sentiu aquele impulso de começar a aprender um novo idioma? Eu comecei minha…
Minha participação no FESTURIS – Feira Internacional de Turismo de Gramado 2025 foi, sem dúvida,…
As festas de final de ano agitam a serra gaúcha, principalmente como o Natal Luz…
É unanime! É uma viagem transformadora! Roteiro para o Japão: Como organizar a sua viagem…