Destinos

Matsuris: As festas japonesas no Brasil e no Japão

Nara Sano-Sarfati para o blog Mari pelo Mundo

Festas Japonesas

Os Matsuris, festivais ou festas japonesas, entraram de vez no calendário de eventos culturais da cidade de São Paulo. Barracas com comidas típicas (como yakissoba, bifun, guioza e karê entre outros), shows, oficinas culturais e brincadeiras garantem a diversão de todos. E isso não é por acaso: o Estado de São Paulo concentra a maior comunidade japonesa do Brasil. Na cidade de São Paulo os Matsuris ocorrem em locais fechados,    mas no bairro da Liberdade o evento ocorre nas ruas.

Festas Japonesas

Guion Matsuri em Kyoto – Japão (Foto: Nara Sano-Sarfati)

Matsuris no Japão

Quando visitei o Japão entendi os matsuris que ocorriam no Brasil, foi emocionante. Não tinha ideia do quão divertido é passear pelas ruas, sem muvuca, com várias barraquinhas, com pessoas chamando em voz alta, como uma feira, para desfrutarem de brincadeiras ou provar uma comida diferente (muitas!). Durante o dia até a madrugada.

O ideal é comprar o voo, hotel e passeio tudo junto em um pacote.  Caso já tenha o voo, vá com transfers, hotel e pelo menos dois passeios agendados com antecedência.  Se precisar de indicação da agência e guia brasileira no Japão para organizar minha viagem que vendem ou fazem reservas de hotel e passeios nos envie mensagem para o e-mail maripelomundo@gmail.com ou WhatsApp 

Guion Matsuri em Kyoto – Japão (Foto: Nara Sano-Sarfati)

Celebração é o que não falta no Japão, praticamente durante todo o ano há algum Matsuri acontecendo. Festeja-se de tudo: o desabrochar das flores, as crianças, a colheita do arroz, as mudanças das estações do ano, o inverno, o ano novo e as divindades.

Os festivais são repletos de barracas com comidas, shows, e jogos para crianças e adultos. Não há lugar para tédio, é diversão do começo ao fim.

 

Guion Matsuri em Kyoto – Japão (Foto: Nara Sano-Sarfati)

O mais legal é que dá para participar com a família toda pois apesar de ser organizado nas ruas, não há bagunça e é seguro. E o público é eclético: casais com bebês, idosos, crianças, grupos de adolescentes e jovens, gente sozinha, casais de namorados e, claro, muitos turistas de todos os cantos do mundo.

Guion Matsuri

Prepare-se para caminhar: há matsuris que ocupam um bairro inteiro e duram dias. Um dos mais impressionantes é o Guion Matsuri, festival que ocorre anualmente durante todo o mês de julho na cidade de Kyoto. O ponto alto do festival é a procissão dos barcos envolvendo templos e comunidades, tradição que ocorre há séculos.

Calendário dos festivais

Há festas para cada estação do ano.  Se você tem uma viagem programada para o Japão ou quer programar, não deixe de ver este calendário onde estão listados os principais festivais.

Guion Matsuri em Kyoto – Japão (Foto: Nara Sano-Sarfati)

Nara Sano-Sarfati é advogada/geógrafa e mãe de 2 filhos, mora em São Paulo mas está sempre viajando pelo mundo com a família.

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Mari pelo Mundo

As colaboradoras e as Friends Connection de Mari Pelo Mundo compartilham o olhar e as experiências, contribuindo com o planejamento de viagens de pessoas que adoram se jogar nesse mundo.

Recent Posts

Dublin – Guinness Storehouse

Um dos passeios mais procurados em Dublin provavelmente é a visita a fábrica da Guinness…

3 semanas ago

Roteiro na Irlanda – o que fazer na primeira viagem

Veja como foi nosso roteiro pela Irlanda: uma primeira viagem inesquecível. Foi mesmo uma viagem…

3 semanas ago

Arte em São Paulo: 20º SP Arte 2024 na Bienal – Edição Especial

Este ano a SP Arte foi uma edição comemorativa pelos seus 20 anos de trajetória. …

3 semanas ago

O que você precisa saber antes de viajar para Ushuaia

Qual é a melhor época para visitar Ushuaia? Existe uma diferença significativa entre o verão e…

4 semanas ago

Trekkings em Ushuaia: Glaciar Martial vale a pena?

O Glaciar Martial fica no centro de Ushuaia, isso é uma vantagem grande.  Você pode…

4 semanas ago

Verão em Ushuaia e 4 X 4 nos Lagos e outros passeios

Siga nosso instagram de Patagônia para posts atualizados diariamente A Terra do Fogo esta dividida…

4 semanas ago