Enoturismo no interior de São Paulo: Vinícola Guaspari

A cidade de Espírito Santo do Pinhal tem aproximadamente 50.000 habitantes e fica há 200 quilômetros da capital paulista, na divisa com Minas Gerais na belíssima região da Serra da Mantiqueira.

Vinícola Guaspari

No inicio de abril de 2017 foi anunciado que a cidade está em primeiro lugar como Município de Interesse Turístico no Estado de São Paulo e um dos grandes destaques está na Vinícola Guaspari, uma jovem vinícola, fundada a pouco mais de uma década, mas que já recebeu prêmios para seus vinhos de excelente qualidade.

 

E agora a Guaspari está iniciando o projeto de enoturismo abrindo suas portas para visitação da fazenda e instalações da vinícola. E nós fomos conferir!

Foi um dia lindo de sol num lugar belíssimo para conhecer um pouco mais da história e dos vinhos da vinícola.

 

A família Guaspari tem sua história ligada ao campo, e em 2001 chegou à região do Espírito Santo do Pinhal, onde encontrou uma paisagem de fazenda que lembra a Toscana com terreno granítico – próprio para o cultivo de uvas vinificas – e uma oportunidade de transformar um grande sonho em realidade.

 

A uva cultivada na fazenda é destinada a produção de vinhos de alta qualidade. A combinação de um terreno de solo seco e granítico com uma altitude acima de 1000 metros, as noites frias com dias ensolarados trazem a amplitude térmica que permite o perfeito amadurecimento das uvas e o resultado são excelentes vinhos premiados em concursos mundiais.

O passeio tem a duração de aproximadamente duas horas e inclui uma visita guiada as videiras onde essas e outras características singulares da Guaspari são apresentadas ao grupo. São grupos pequenos de até 20 pessoas e a visita deve ser agendada com antecedência.

 

O trajeto é feito num charmoso caminhão até os vinhedos da Vista da Vinícola, que proporciona uma visão lindíssima dos terroirs onde estão plantadas as uvas da variedade Sauvignon Blanc. A vista é magnifica e o cuidado no cultivo das videiras impressiona e reforça o diferencial e a proposta de produção de um vinho premium.

A visita inclui também um passeio pela vinícola, passando pela área de produção, engarrafamento, cave de barricas de carvalho e garrafas. Tudo acompanhado por um enólogo da Guaspari que explica com muita atenção e detalhes todo o processo dos vinhos feitos ali.

 

Depois de conhecer o campo e o processo de produção vem a deliciosa parte da degustação de vinhos! O passeio inclui a degustação de três rótulos: Guaspari Rosé 2016, Vale da Pedra Branco 2015 e Vale da Pedra Tinto 2015. Acompanha a degustação dos vinhos um delicioso queijo local e pão. Queijo, pão e vinho! Eu quero de novo! Sempre!

 

É possível conhecer outros rótulos também na visita, que são vendidos em taças individuais. E para levar para casa, a loja de da Guaspari disponibiliza sua linha de vinhos e rótulos premiados para venda, alguns são vendidos exclusivamente na loja da empresa e no e-commerce e não são encontrados nos supermercados, como o “Guaspari – Vista do Bosque”, vinho branco 100% Viognier lançado no final de 2016, por isso vale a pena!

A visita tem o valor de R$ 120,00 por pessoa, e são feitas aos sábados e domingos. O agendamento pode ser feito por e-mail enoturismo@vinicolaguaspari.com.br ou pelo telefone (19) 3661-9191. É preciso ter mais de 18 anos para poder fazer a visita e a degustação dos vinhos.

 

Como chegar

A Vinícola fica na Rua Pedro Ferrari, 300 em Espirito Santo do Pinhal. A partir de São Paulo a viagem é pela Rodovia dos Bandeirantes e D. Pedro I. Saindo da D. Pedro I siga pela SP 340 Norte em direção a Mogi Mirim. Pegue a saída 172ª em direção a Espirito Santo do Pinhal. São mais 32 quilômetros na SP 342 Leste até a saída 203 no acesso a Rodovia SP 346. A Vinícola fica a menos de um quilômetro da saída.

 

Onde comer

Para quem quer conhecer também um pouquinho da cidade e aproveitar um ótimo almoço a recomendação é a Opção Trattoria, da chef Alessandra Lourenço. Nós experimentamos e aprovamos!

 

Este post não é patrocinado, todas as opiniões expressas são pessoais e tem o objetivo de compartilhar com nossos leitores a experiência do que achamos interessante. A Vinícola Guaspari convidou o blog Mari Pelo Mundo para o passeio em sua propriedade. As fotos são todas de autoria e propriedade do blog.

 

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:

Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.