Por que visitar o Parque Estadual de Vila Velha em Ponta Grossa?

Simplesmente porque o Parque Estadual de Vila Velha em Ponta Grossa é um local singular. De beleza natural extraordinária. Um lugar que recarrega as energias!

Principal ponto turístico de Ponta Grossa o parque tem formações rochosas únicas em arenito com 300 milhões de anos! As formas das rochas são um convite a imaginação: o camelo, o gorila, um sapo enorme, e no final da trilha a taça, símbolo do parque e também um dos símbolos da cidade. 

 

 

Assista o vídeo de Vila Velha em Ponta Grossa

A trilha tem aproximadamente 2 quilômetros, mas podemos levar horas para percorre-los admirando cada uma das formações que aparecem ao longo da caminhada. 

Na década de 80, ainda criança eu estive aqui com meus pais e irmãos. Nessa época o parque ainda não tinha uma trilha definida e podíamos andar entre as formações rochosas. Mas por mais divertido que possa parecer, entendo que pela fragilidade e importância desse monumento natural, é preciso de muito cuidado para que se mantenha preservado. Por isso mantenha-se na trilha durante sua visita!! E aproveite todas as dicas e histórias que os guias tem para contar! 

 

Uma experiência única

Caminhar por aqui novamente trouxe lembranças, saudades das viagens que fazíamos pelo sul do país. Trouxe ainda mais admiração pelos destinos incríveis que temos no Brasil.

Comparar as fotos, dividir a experiência com o meu filho e planejar a viagem que certamente faremos para que ele conheça essa paisagem natural tão impressionante, faz com que a paixão por viajar e descobrir novos lugares seja ainda maior. 

As formações rochosas do parque impressionam pela grandeza, beleza e pelas formas moldadas pelo tempo durante todos esses milhões de anos. A natureza em volta nos faz pensar que as vezes é preciso não ter pressa para criar, apreciar e aproveitar todos os encantos que estão a nossa volta.

 

Além das formações em arenito, podemos visitar as furnas do parque – cavernas ou cavidades profundas na encosta de uma rocha – com vegetação e água no interior.

O outro elemento do parque é a Lagoa Dourada. Uma trilha pequena leva até a lagoa que é outro espetáculo da natureza no parque. Em determinadas horas do dia o reflexo do sol na superfície da lagoa, que tem mica misturada a areia do fundo, faz com que ela fique com uma coloração de ouro! 

Uma experiência única e que fica na memória. O parque Estadual de Vila Velha é gerido pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e foi criado para preservar as formações de arenito e os campos nativos do Paraná.

 

Clique aqui para reservar hotéis em Ponta Grossa 

Os guias do parque são todos do Núcleo de Guias de Turismo de Ponta Grossa, e vale a pena fazer a visita com o guia para conhecer todas as histórias do parque.

O parque Estadual de Vila Velha e suas formações em arenito está aberto à visitação de sexta a domingo e nos feridos das 8:30 às 15:30. O local oferece estacionamento. 

A trilha para as formações de arenito começa no centro de visitantes. Para acessar as furnas e a lagoa dourada o parque tem uma linha de ônibus que circulam em horários entre 9:30 e 15:30. 

As segundas, quartas e quintas-feiras é possível fazer a visita ao parque com agendamento e contratação de guia NGTur. O agendamento pode ser feito através do e-mail [email protected]

A entrada para o parque custa R$ 18,00 para visitar todas as atrações. Estudantes e idosos pagam meia. 

 

Nota

O blog Mari Pelo Mundo foi convidado a participar da Press Trip a Ponta Grossa com o objetivo de promover e divulgar os destinos turísticos da região de Campos Gerais entre os dias 24 e 26 de agosto de 2017. A viagem foi organizada pela Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Turismo (FumTur) com a colaboração das prefeituras de Castro e Carambeí.

A Press Trip contou com o patrocínio da Sicredi Campos Gerais, Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, Paraná Turismo, Madero, Princesa do Campos, Frederica’s, Parque Estadual de Vila Velha, Parque Histórico, Casa Tropeiro, Churrascaria Expedicionário do Cogo, Hotel Vila Velha, IAP (Instituto Ambiental do Paraná), Adega Porto Brazos, Buraco do Padre, Hotel Planalto, Olinger e Posto Contorno.


Clique aqui para reservar hotéis em Ponta Grossa 


Quer saber mais e receber novidades e promoções?




Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro.

 

S H O P   T H E   T R I P

Clique nos itens e conheça os programas especiais dos nossos parceiros

Cidadania Portuguesa e ItalianaCooking in PortugalServiços de Brasileiros no exterior

S H O P   T H E   L O O K 

Clique nos itens e faça sua compra online


Fast Shop

Sestini

Amazon

 


PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏨Hoteis.com
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: contat[email protected]

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.