Viajando pela Emilia Romagna na Itália

postado em: Destinos, Europa, Mini-Guias 0

Ah! Itália Bella!!A Emilia Romagna na Itália Tantos lugares para ver e admirar nesse país belíssimo e com tanta história! Por isso é tão difícil falar pouco sobre a Itália quando falamos de dicas de turismo e lugares para visitar. Então vamos falar muito!!!

Emilia Romagna na Itália

Certa vez li num restaurante em São Paulo (pena que ele fechou, pois seria uma ótima dica para conhecer um pouquinho da culinária da região) que a Emilia Romagna “é o pedaço da Itália que Deus criou para permitir que os homens tenham Ferrari, Ducati, Parmegiano, Mortadella, Prosciutto e Piadina”.

Emilia Romagna
Emilia Romagna

Achei a definição ótima! Pois na região da Emilia Romagna você vai encontrar essas e outras maravilhas da culinária e da tradição italiana!

Emilia Romagna - Planicie do Po
Emilia Romagna – Planicie do Po

Um pouco da história da região

A Emília Romagna é uma região ao norte da Itália, ao lado do Veneto, da Lombardia, da Toscana e da Republica de San Marino. Situada entre o Rio Pó e as montanhas dos Apeninos é uma das regiões mais férteis e produtivas da Itália. É famosa por sua culinária, que inclui delícias como o prosciuto di Parma, a mortadela de Bolonha, o queijo parmesão, tortellini e agnoleti, massas artesanais com os mais variados e deliciosos recheios, e piadinas, uma espécie de pão assado para comer com o acompanhamento de sua preferencia.

A região também é bem conhecida por abrigar marcas famosas de carros e motocicletas de Itália. A Ferrari, Lamborghini e Maserati entre outras possuem fábricas nesta região, sendo que alguns deles contam com museus, lojas e cafés da marca.

 Ferrari nas ruas da Italia
Ferrari nas ruas da Italia

Entre as montanhas e o mar, a região da Emilia Romagna tem paisagens belíssimas, e também arte, cinema e música.

Conhecida como a Riviera Italiana, cidades como Rimini, Riccione e Cattolica atraem turistas de outras partes da Europa para suas praias no verão quente da região, oferencendo diversão e relaxamento.

Praia em Rimini
Praia em Rimini

Em contrapartida a região dos Apeninos é ideal para passeios a cavalo, caminhadas em seus parques e reservas naturais.
O interior da região abriga spas com piscinas de águas naturais como em Salsomaggiore e Bagno di Romagna.  

A Emilia Romagna é a terra natal do compositor de ópera Giuseppe Verdi, do poeta Giovanni Pascoli e da grande lenda do cinema italiano Federico Fellini.

Aida - Opera de Giuseppe Verdi
Aida – Opera de Giuseppe Verdi

Algumas das principais cidades da região são Bolonha (capital), Ferrara, Forli, Cesena, Modena, Parma, Ravenna, Rimini, Piacenza, Imola e Reggio Emilia.

Algumas dicas do que ver na região

A capital Bologna é uma cidade rica em arte, história e arquitetura. É também uma cidade de comércio e excelente culinária. Aqui fica a Universidade de Bologna, a mais antiga universidade do mundo ocidental, fundada em 1088.

Piazza Maggiore e Palazzo del Podesta
Piazza Maggiore e Palazzo del Podesta

A cidade de Ferrara é reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, com inúmeros exemplos da época da Renascença preservados em ruas e fachadas de prédios.

Maranello na província de Modena é parada obrigatória para os fãs da Ferrari. Aqui fica o museu da marca com carros, troféus e fotos de um dos carros mais famosos do mundo.

Dicas do que fazer

A Itália em Miniatura,é um parque temático na província de Rimini que reproduz em escala mais de 270 monumentos italianos e europeus. É como visitar a Itália em único lugar. Um passeio delicioso para fazer principalmente com crianças.

Italia em Miniatura
Italia em Miniatura

 

Para os amantes da natureza a região tem 2 parques nacionais, 14 parques regionais e 11 reservas que oferecem esportes e lazer ao lado da natureza.

E para os amantes da boa culinária há sempre ótimas indicações de restaurantes e pratos típicos que contam parte da história da região.

Piadina
Piadina

Os festivais e feiras de artesanato, culinária e arte acontecem o ano todo na região.

Aqui no blog acompanhe outras dicas sobre as cidades e o que fazer para conhecer melhor esse belíssimo pedaço da Itália.

Links úteis

http://www.italiainminiatura.com/

http://www.emiliaromagnaturismo.it/it

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.
Últimos Posts de