Verão em Ushuaia e Cerro Frias – Patagônia Argentina

postado em: Américas, Argentina, Destinos 0

A Terra do Fogo esta dividida igualmente entre Chile e Argentina, e a cidade mais importante do lado Argentino é Ushuaia, que também é a última cidade do continente Sul americano, ficando junto ao Canal de Beagle e ao Rio Grande.

Ushuaia

Aqui fica o Farol do Fim do Mundo que inspirou o romance homônimo de Júlio Verne. Pequena mas muito simpática e bem organizada, a cidade oferece boa comida, passeios lindos e um friozinho de arrepiar!

Parque Nacional Terra do Fogo

O Parque Nacional da Terra do Fogo, criando em 1960 com o objetivo de preservar fauna e flora do local fica a 11 km da cidade de Ushuaia no final da Estrada Nacional N 3, e tem uma extensão de 63.000 hectares.

A vegetação característica da região é abundante com bosques de lengas, guindos, arbustos, musgo e samambaias. O parque é maravilhoso para caminhadas e para apreciar a bela Baía de Lapataia com suas colônias de castores.

Parque Nacional Tierra del Fuego - Bahia de Lapataia
Parque Nacional Tierra del Fuego – Bahia de Lapataia
Foto: Andrea

 

O passeio geralmente é de meio dia, e pode ser combinado com o passeio de catamarã que é feito pelo Canal de Beagle ou ainda a excursão marítima da pinguinera.

Leia também

Excursão Marítima Ilha dos Lobos – Canal de Beagle

O passeio de catamarã pelo Canal de Beagle, que separa Ushuaia das ilhas chilenas oferece uma linda vista da cidade e da cordilheira Martial, da Ilha dos Lobos Marinhos e na Ilha dos Cormoranes, espécie de ave marinha que vive na região.

Ilha dos Lobos Marinhos
Ilha dos Lobos Marinhos
Foto: Andrea

 

Excursão Marítima Pinguinera

O passeio de barco para a Pinguinera passa pela parte norte do canal de Beagle, avistando também o arquipélago e Farol Les Eclaireurs, com os ninhos de comorões, albatrozes e também a ilha dos lobos marinho. Passa pelo naufragado Buque Monte Sarmiento, que está ali desde 1911, chegando a Ilha Martillo, mais conhecida como Pinguinera, onde todos os anos uma colônia de pingüins de Magalhães faz seus ninhos. Nesse passeio não há desembarque na ilha dos pinguins.

Pesquise entre as melhores opções de hotéis em El Calafate

Internet Ilimitada no exterior EasySim4U

Aluguel de carro Rentcars.com

Faça a cotação e contratar um seguro viagem com antecedência

Pinguinera vista do barco
Pinguinera vista do barco
Foto: Andrea

 

Se você quer uma aventura ainda mais próxima dessas aves que tanto encantam, há uma excursão que leva um número limitado de pessoas por dia a ilha. Eu recomendo, é fantástico poder estar tão próximo a natureza e ao habitat natural dos simpáticos pinguins de Magalhães.

Pinguinera - o desembarque na ilha e uma experiencia unica
Pinguinera – o desembarque na ilha e uma experiencia unica
Foto: Andrea

 

Desembarque na ilha dos pinguins de Magalhães
Desembarque na ilha dos pinguins de Magalhães
Foto: Andrea

O barco parte da Estância Harberton que fica a 90 km de Ushuaia, às margens do Canal de Beagle. Até a Estancia, o trajeto de aproximadamente 1 hora e meia é feito em micro-ônibus percorrendo a Rota Nacional Nº 3 e a Rota Provincial J com lindas paisagens.

Curiosidade: O vento na região é tão forte e constante que a vegetação é inclinada. As árvores parecem se curvar ao vento.

Vegetacao tipica da regiao moldada pelo vento
Vegetação tipica da região moldada pelo vento
Foto: Andrea
Vegetacao moldada pelo vento
Vegetacao moldada pelo vento
Foto: Andrea

Dica sobre os passeios: se você optar por uma agencia de turismo confira os passeios que ela oferece no pacote para a Patagonia, geralmente a Excursão da Pinguineira está inclusa, e é uma das mais procuradas, assim como o Passeio ao Parque Nacional Terra do Fogo. Porém se você está fazendo seu próprio roteiro, no centro de Ushuaia há várias agencias especializadas no ecoturismo da região que realizam esses passeios e você pode compra-los ali mesmo. O passeio que faz a caminhada na Pinguineira é bastante procurado e limitado a grupos de 20 pessoas por passeio e uma única empresa que tem autorização para desembarcar na ilha. O passeio somente ocorre de novembro a março.

Como planejar a viagem para Patagônia

Aéreo, hotel e transfer

O ideal é comprar o voo, hotel e passeio tudo junto em um pacote.  Caso já tenha o voo, vá com transfers, hotel e pelo menos dois passeios agendados com antecedência.  Se precisar de indicação da agência que eu utilizei para organizar minha viagem e outras que conheço que vendem ou fazem reservas de hotel e passeios nos envie mensagem para o e-mail [email protected] ou WhatsApp

Passeios

Por ser  passeios de grande procura e ter um número limitado de vagas, aconselhamos a compra antecipada para garantir a data desejada.    Estes são alguns dos passeios que a agência parceira oferece. A empresa Brasileiros em Ushuaia vende passeios em Buenos Aires em Reais e Parcelado. Com o crescimento, a agência Brasileiros em Ushuaia conta, atualmente, com 30 funcionários nos 2 países e também com uma frota própria de 9 veículos, sendo eles carros off-road e vans de passeio.   Clique para conhecer os passeios, valores e reservar diretamente com eles.

Antes de fazer a compra, se tiver duvidas quanto aos preços ou passeios, nos envie mensagem para o e-mail [email protected] ou WhatsApp    Para ver outras opções, confirmar o preço e escolher a data CLIQUE AQUI 

Consulte mais passeios como Trekking, Caiaque, Aula de SnowBoard e Ski, Off Road 4×4

A GetYourGuide também vende passeios de diversos fornecedores.  A compra é em dólar. Verifique se há o tour no idioma de sua preferência.

Trem do Fim do Mundo

O Trem do Fim do Mundo foi adaptado ao turismo e utiliza parte do traçado original da ferrovia construída pelos presidiários no final do século XVIII e inicio do século XIX, para trazer lenha dos bosques gelados. A Estação do Fim do Mundo, cabeceira da ferrovia, fica a poucos metros da Estrada Nacional N 3.

Trem do Fim do Mundo
Trem do Fim do Mundo
Foto: Andrea

Um pouco da historia do trem

Com o objetivo de consolidar a soberania argentina na Terra do Fogo o então presidente da Argentina, Julio Argentino Roca promove a criação de uma colônia penal em Ushuaia. A construção da ferrovia se deu logo após a inauguração do edifício carcerário, que é hoje o atual Museu Marítimo, e serviria para transportar linha do bosque. Sua extensão era de 17 km.

A estacao do Fim do Mundo
A estacao do Fim do Mundo
Foto: Andrea

 

O presídio foi fechado em 1947 no governo de Juan Domingo Perón. Porém o trem continuou funcionando para uma serraria até que o grande terremoto de 1949 o destruiu. Atualmente apenas resta dele uma locomotiva e um vagão de passageiros que se encontram no Museu Marítimo.

Mas em 1994 nasce da iniciativa privada o “novo trem dos presos” que resgata a história da viagem dos presos. Sua construção é totalmente nova, porém segue os últimos 7 km do caminho original construído pelos presos.

No passeio você pode desfrutar da belíssima paisagem e escutar a enigmática história dos presos que fizeram essa mesma viagem.

Paisagem do passeio de trem
Paisagem do passeio de trem
Foto: Andrea

 

O trem é aquecido e faz algumas paradas, inclusive na estação para um gostoso café quentinho.

Lago Fagnano e Lago Escondido

Um passeio em 4×4 de aproximadamente 1 hora em direção à Cordilheira Martial e ao Paso Garibaldi. O carro passa por trilhas em meio a bosques de lengas e cruzando riachos e chegamos ao Lago Fagnano, o maior da Terra do Fogo, com mais de 100 km de extensão.

Passeio de 4X4
Passeio de 4X4
Foto: Andrea

 

E depois de tudo isso um verdadeiro banquete para o almoço com o típico churrasco fueguino e vinho nacional! Além de uma paisagem de tirar o fôlego do Lago Fagnano!

Churrasco Fueguino
Churrasco Fueguino
Foto: Andrea

 

O Lago Escondido fica aos pés da cordilheira e é possível praticar canoagem aqui, programa para os mais animados e aventureiros!

Lago Fagnano
Lago Fagnano
Foto: Andrea
Lago Fagnano
Lago Fagnano
Foto: Andrea

 

Lago Escondido
Lago Escondido
Foto: Andrea

 

Glaciar Martial

O Glaciar Martial está localizado a 7 km da cidade. É a fonte de água potável mais importante de Ushuaia e um importante pólo de turismo da região em diferentes estações do ano. Durante os meses de inverno funciona como um Centro de Esqui, enquanto no verão é um lugar ideal para trekking ou caminhadas curtas.

Museu Marítimo

O Museu Marítimo de Ushuaia localiza-se no edifício do antigo Presídio de Ushuaia, onde eram presos os criminosos mais perigosos e que foi fechado em 1947. Declarado Monumento Histórico Nacional em 1997, o prédio abriga hoje o museu com suas coleções de modelos navais e conta a história do descobrimento antártico, de diferentes aspectos da fauna austral, os primeiros habitantes e a vida no presídio.

Onde Comer

Para quem gosta de carne e frutos do mar não será difícil achar um restaurante que agrade em Ushuaia.

O La Cantina Fueguina de Freddy é famoso por servir a tradicional centolla, caranguejo gigante típico da região. Muito gostoso! O restaurante fica na Avenida San Martin, importante centro de compras da cidade.

O Kalma Restó é um restaurante de cozinha internacional com premio do Travelers’ Choice 2014 do TripAdvisor. O cardápio oferece excelentes opções de peixe (como a merluza negra), frutos do mar, carne e massas (como o ravióli de centolla). Realmente é uma indicação que vale a pena, quem vai quer voltar!

Onde ficar

O Fueguino Hotel fica numa rua bastante tranquila, mas bem próxima a Avenida San Martin, que é o mais importante centro de compras da cidade. Os quartos são bem confortáveis e o café da manhã servido no restaurante do hotel que tem uma vista linda para toda a cidade. Uma grande vantagem é poder fazer passeios a pé, pois o hotel é bem central.

Para quem quer curtir um pouco mais de charme e luxo o Los Cauquenes Resort & Spa é um hotel de alto padrão localizado na praia do Canal de Beagle, à beira do canal. Paisagens lindíssimas e o acesso direto à praia privativa são privilégios de quem se hospeda aqui. O hotel fica a 4 km da cidade, e principalmente se você está indo para uma temporada de esqui, o lugar vale a pena!

Pesquise entre as melhores opções de hotéis em Ushuaia

Se precisar de indicação da agência que eu utilizei para organizar minha viagem e outras que conheço que vendem ou fazem reservas de hotel e passeios nos envie um e-mail [email protected]

 

Como planejar a viagem para Patagônia

Aéreo, hotel e transfer

O ideal é comprar o voo, hotel e passeio tudo junto em um pacote.  Caso já tenha o voo, vá com transfers, hotel e pelo menos dois passeios agendados com antecedência.  Se precisar de indicação da agência que eu utilizei para organizar minha viagem e outras que conheço que vendem ou fazem reservas de hotel e passeios nos envie mensagem para o e-mail [email protected] ou WhatsApp

Passeios

Por ser  passeios de grande procura e ter um número limitado de vagas, aconselhamos a compra antecipada para garantir a data desejada.    Estes são alguns dos passeios que a agência parceira oferece.    A empresa Brasileiros em Ushuaia é uma agência especializada nesse destino e oferece várias opções de passeios – a vantagem é poder comprar parcela do no cartão de crédito em reais e ter assistência em Português.

Antes de fazer a compra, se tiver duvidas quanto aos preços ou passeios, nos envie mensagem para o e-mail [email protected] ou WhatsApp    Para ver outras opções, confirmar o preço e escolher a data CLIQUE AQUI 

A GetYourGuide também vende passeios de diversos fornecedores.  A compra é em dólar. Verifique se há o tour no idioma de sua preferência.

Saiba mais sobre

Quer saber mais e receber novidades ?




PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.