Veneza além das Gondolas: A Bienal de Veneza e o Arsenal

Ainda dá tempo e vale a pena.  Visitar uma cidade enquanto ocorre um grande evento é sempre mais interessante.   A “56th International Art Exhibition” ou melhor, a La Biennale di Venezia (Bienal de Veneza) começou em 9 de Maio e terminará em 22 de Novembro de 2015. De qualquer forma, é uma bienal, então programe-se para 2017. As exposições ocorrem por toda a cidade de Veneza.  No Giardini, no Arsenale e em vários outros locais da cidade.

Fomos conferir a Bienal que ocorreu no Arsenal e aproveitar para conhecer esta parte de Veneza, não tão famosa e procurada pelos turistas.

bienal

La Biennale di Venezia

A Bienal de Veneza foi fundada em 1895 e agora é uma das organizações culturais mais famosos e prestigiados do mundo. Está na vanguarda da pesquisa e da promoção das novas tendências da arte contemporânea e inclui: Artes (1895), Arquitetura (1980), Cinema (1932), Dança (1999), Música (1930), e de teatro (1934).

biennaleveezia

A fim de acomodar todas as novidades,  os espaços de exposição têm sido ampliados, incluindo uma restauração ambiciosa da área Arsenale, que ainda está em curso.

Bienal de Veneza
Entrada da Bienal no Arsenal

Art Biennale foi reconhecida como a líder mundial em exposições de arte contemporânea e os países participantes passaram de 59 (em 1999) para 89 em 2015. A Bienal de Arquitetura também tem sido reconhecida como a melhor do mundo. O Festival Internacional de Veneza no the Lido é o mais antigo do mundo e data de 1932.

Arsenale

O relacionamento com a comunidade local foi reforçada através de atividades educativas e visitas guiadas, (3.000 professores e 30.000 alunos envolvidos em 2014). Nos três anos de 2012-2014, 227 universidades (79 italiano e 148 internacionais) aderiram à Bienal.

Infelizmente nosso tempo lá foi curto. Para saber mais detalhes das obras, você pode acessar essa matéria do Opera Mundi (clique aqui)

Website oficial http://www.labiennale.org/

Assista nosso vídeo de uma das exposições

Arsenal de Veneza

Chegamos no Arsenal em 20 minutos, direto da Estação de Trem, com o Vaporetto número 41 (consultar possíveis alterações).  Se você tem algum tempinho a mais em Veneza, aproveite para conhecer esta área.  Ela é ampla, linda e bem mais calma que as outras.

Arsenale

O Arsenal de Veneza é um antigo complexo de estaleiros e oficinas, é uma parte muito grande da cidade de Veneza, em sua extremidade oriental. Foi o coração da indústria naval Veneziana desde o século XII e está ligado ao período mais próspero da vida da cidade: graças aos navios construídos, a República de Veneza foi capaz de lutar contra os otomanos no Mar Egeu e capturar as rotas do norte da Europa .

http://arsenale.comune.venezia.it/

Arsenale

O espaço foi sendo modificado, restaurando e reutilizado ao longo dos séculos.  Hoje está assim, impecável!

Arsenale

Há bares ao redor e canais. Uma área ótima para se passar uma tarde agradável.

Arsenale

Veja nossas fotos e inspire-se! Escape da Piazza San Marco e vá conhecer este lado de Veneza.

Arsenale Arsenale Arsenale Arsenale

Arsenale Arsenale

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!