Um dia em Lugano com as crianças: O que ver e fazer

postado em: Destinos, Europa | 0

Estávamos em Milão e queríamos encontrar amigos que moram na Suiça. Para ficar mais fácil e agradável para todos, decidimos nos encontrar em Lugano com as crianças (por decisão deles).   Eu amei a ideia. Fomos com 4 crianças.  Ambas amigas falaram que a cidade era fofa, fácil de chegar e ótima para passar um dia agradável com as crianças. Realmente foi isso tudo!

Lugano com as crianças

Um dia em Lugano com as crianças

As cidades da Suiça que eu conheço são bem organizadas e bonitinhas. Principalmente as que são a beira do lago. Sempre há um comércio local, restaurantes e cafés, um passeio para caminhada e algumas atividades para as crianças.  (Reserve aqui o passeio Milão-Como-Lugano)

Quando fomos, estava acontecendo um evento de Outono na cidade e havia muitas barraquinhas de produtos típicos e artesanatos. A cidade estava em festa apesar o tempo fechado.

Antes de ir

  • Várias pessoas me falaram: Não esqueça o passaporte!   Então… Não esqueça o passaporte!!   Quando entrar na Suiça os guardas da fronteira podem pedir ou não. De qualquer forma, é obrigatório estar com o Passaporte.   Brasileiros não precisam de visto (até 90 dias) para entrar na Suiça. Consulte sempre o site do consulado para ver as atualizações.
  • Como é uma cidade turística, o inglês é suficiente. Alguns falam Italiano e outros Alemão… e no final, todo mundo se entende.
  • A moeda é o Franco Suiço.   Eu nem cheguei a trocar. Usei cartão de crédito para a maioria das coisas e euro para outras.  O cambio não é dos mais favoráveis se usar euros, mas para o básico, é mais prático.
  • Como a maioria das cidades Européias, domingo tudo fecha, exceto restaurantes. No entanto, com chuva, sol ou frio, tudo aberto ou tudo fechado, ainda sim é uma cidade agradável para passear o dia.
  • Não deixe de viajar sem ter um chip com internet ilimitada (preço e compra)
  • Fui para Lugano com o seguro da Safety Card. Link para acessar o site e ver os preços Safety Card  

Como chegar em Lugano

Eu acho as excursões de um dia ótimas se você não tem nenhum compromisso específico na cidade.  Eu fui por conta própria porque a ideia era aproveitar o dia com as amigas.  No entanto, se for para conhecer a cidade sem se preocupar com nada e ainda saber mais sobre a parte histórica, faça um tour de um dia que inclua transporte.(Reserve aqui o passeio Milão-Como-Lugano)

De trem

Fomos de trem, saindo da Estação Centrale de Milão. O trajeto demora cerca de uma hora.  Compramos pela Trenitalia www.trenitalia.com e achei bem complicadinho, por isso que eu gosto das excursões..   mas deu certo.  Pagamos cerca de 24 euros por pessoa cada trecho.  Trem super confortável, limpo, rápido, etc.

Chega na estação de Lugano, que fica no alto da colina e a vista para a cidade é linda.  Só descer por escala, rampa e funicular. 10 minutinhos de caminhada até o centro.  Sem mala é ótimo.

É necessário comprar o ticket antecipadamente.  Não era alta temporada e vários horários já haviam esgotado.  Compramos um dia antes… pegamos o que sobrou. E apareceram várias opções… uma delas incluía barco.   E o medo de comprar errado.. em euros..    

No final, deu certo.  Ida e volta, trenitalia, Milano Centrale-Lugano-Milano Centrale, duração 1h16, segunda classe, adulto standard, Eurocity 24.  Já sai o bilhete com código QR.  Na estação, não precisa validar.  Mas leia todas as instruções impressas porque sempre pode alterar alguma coisa.

Existe a opção de ir de ônibus, e quem mora em Milão disse que é a mais barata e também super tranquila. Eu vi as fotos da estação pela internet e me imaginei chegando ali tarde da noite e desisti na hora.   Quem for, me conta o que achou.  Os ônibus saem da estação rodoviária Milão Lampugnano e param a 2 km de distancia da cidade.

O que ver e fazer em Lugano

Os Suíços costumam ir para Lugano porque é uma cidade Suíça “mais italiana”. Os preços são melhores e os Gelatos são tipicamente italianos. A cidade fica no Cantão Italiano da Suíça e é uma mescla dos dois países.

No verão, os Suíços e os turistas de vários países enchem a cidade. O praia, atividades aquáticas, o lindo lago e as belas paisagens. Sem falar nos parques e na parte cultural.  Ou seja, Lugano com as crianças é uma ótima opção.

O centrinho é pequeno e dá para fazer praticamente tudo a pé.  Se for de carro, encontre um estacionamento para o dia todo e relaxe caminhando pela cidade.

Top 6 Lugano

As principais atrações para você procurar enquanto estiver por lá:

  • Piazza della Riforma – não tem como não passar por ela. É onde está a prefeitura, restaurantes e bares. Em datas festivas, é onde você passará a maior parte do tempo.

  • Lago de Lugano – para apreciar, para relaxar ou para fazer um passeio de barco.   Consulte no local todas as opções de passeios disponíveis.

  • O funicular – não é necessário, mas não deixa de ser uma atração.   Eu desci a pé da estação e subi de funicular.  Gostei!  Criança ama! Nem precisa ir para lugar nenhum 🙂

  • As Igrejas e a catedral – A Catedral de São Lerenzo, a Igreja de San Rocco, a Igreja de Santa Maria degli Angeli, a Igreja de Santo Antonio, o Convento dei Cappuccini.. são várias

  • Os parques – especialmente o Parco Ciani – Com vista para o lago e, com uma área de 63.000 m², este é o coração verde de Lugano. Graças sua curta distância do centro da cidade
  • Vida cultural – Lugano possui um calendário de eventos e atividades culturais ao longo do ano. Desde Festivais a Museus, Teatro e espetáculos de dança.  Por acaso fomos para Lugano durante a Festa de Outuno e foi ótimo!!   Recentemente inauguraram um Centro de Arte e Cultura. É uma cidade que agrada para passeios de um dia, mas que agrada ainda mais para passeios de vários dias.

  • Museu de arte, Museu Hermann Hesse, Arquivo Histórico da Cidade, Spazio 1, Museu de História Natural, Villa Ciani, Museu da Cultura, Museo in Erba, Museu Plebano, Fundação Gabriele e Anna Braglia, Museu do Chocolate, Villa Pia, Museu da Pesca, San Salvatore Museu,…  esses são apenas alguns dos museus na cidade.

Onde comer

Lugar não falta. Há muitos restaurantes e bares, para comidas elaboradas ou lanches rápidos. Tudo muito bem preparado.

Os produtos locais típicos são: queijo, castanha, embutidos, mel e vinho.  Então tente experimentar estes produtos locais para uma experiência mais autêntica e completa do lugar.

Há restaurantes italianos, Ticineses (do local), internacionais e vegetarianos.  Há restaurantes estrelados do guia Michelin e há os mais simples, para refeições rápidas.

Os que serem comidas vegetarianas são:  Grotto Antico, Bora da Besa, Selva, Trani, Parco Paradiso, Pizzeria 6900, Tabla, Agno e GianGusto,

Onde ficar em Lugano

Para quem resolver pernoitar ou ficar alguns dias em Lugano, separamos três opções de hotel com ótima avaliação dos hospedes e em categorias distintas para você escolher.

Continental Park Hotel

Este fica no centro da cidade. Tem ótimo preço incluindo café da manhã.  Talvez seja a melhor opção se estiver procurando um lugar central.  Fica  a 200 m ao sul da Principal Estação de Trem de Lugano, onde o teleférico parte regularmente para o centro da cidade.

Foto Booking.com

(clique aqui para reservar um quarto)

Hotel City Lugano

Fica pertinho do centro, tem ótima avaliação e uma decoração clean.  Importante: Possui quarto para famílias.

(Foto Booking.com)

(clique aqui para reservar um quarto)

Hotel Splendide Royal

Também fica perto do centro. Um hotel com mais glamour e na beira do lago. Fundado em 1887 e com características da virada do século, é o hotel mais elegante de Lugano e está localizado na rua principal às margens do lago da cidade.  Aceita pets e crianças são bem vindas (cama adicional é cobrada)

Foto (booking.com)

(clique aqui para reservar um quarto)

Grand Hotel Villa Castagnola

O Grand Hotel também fica perto do centro e é um hotel mais elegante, para uma estadia mais romântica e confortável.  Possui piscina coberta, quadra de tênis, 3 restaurantes. Esta mansão deslumbrante foi a residência de uma família nobre russa antes de ser transformada em um hotel em 1885.

Oferece serviço de babá (custo adicional) e recreação para crianças.  Há passeios opcionais e sala de lazer.  Hotel bem completo.

Foto Booking.com

(clique aqui para reservar um quarto)

The View Lugano

Se quiser luxo, este é o hotel.  Fica a 2 km do centro e é um dos hotéis mais tops de Lugano. O The View Lugano possui modernas suítes com WiFi e ar-condicionado, sauna, hammam (banho turco), piscina coberta e academia. Bicicletas e carros elétricos estão disponíveis gratuitamente na propriedade

Foto booking.com

(clique aqui para reservar um quarto)

Planeje a viagem

Chip para Internet ilimitada

Fiz upload de todas as fotos e vídeos nas redes sociais e lives no insta sem qualquer problema. O WhatsApp funcionou muito bem. Fora a facilidade de ter colocado o chip assim que sai do avião.

Ficamos online em Lugano com Easysim4u e com a Internet funcionando o tempo todo.  Não deixe de viajar sem ter um chip com internet ilimitada (preço e compra)

Seguro viagem

Fui para Lugano com o seguro da Safety Card. Precisei de um atendimento e foi super rápido e gentil. Tiraram rapidamente minhas dúvidas e estavam prontos para localizar uma clínica próxima ao meu hotel. Por sorte não precisei ir, mas fiquei muito satisfeita com a rapidez do atendimento pelo WhatsApp.   –    Link para acessar o site e ver os preços Safety Card  

Outros Passeios

Veja também:
Lucerna, Locarno, Berna, Zurique e outros passeios pela Suiça

 

Quer saber mais e receber novidades?




Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro.

 

S H O P   T H E   T R I P

Clique nos itens e faça sua reserva garantindo os melhores preços

Booking.comInternet e chipSeguro viagem

 

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨Reserve seu HOTEL com Booking – CLIQUE AQUI e confira os preços e promoções.
📱CHIP INTERNET ILIMITADA. Fique conectado durante toda a sua viagem. CLIQUE PARA COMPRAR.
🚘ALUGUE AQUI. Clique no link e confira o e-book com as dicas para quem aluga.
✈️PASSAGENS AÉREAS. Clique no link e faça sua pesquisa.
🎡ORLANDO E NOVA YORK - ingressos e tickets para dois dos destinos mais procurados no mundo. Aproveite o desconto especial nos parques da Universal. Utilize o cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM. Faça sua cotação e confira os melhores preços.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES. Clique aqui e consulte os passeios em diversas cidades do mundo todo.

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: contato@maripelomundo.com.br

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!