Socorro com crianças – Planejamento, hotéis e passeios

Socorro foi fundada em 1738, por Simão Toledo Piza. Na época, era chamada Campanha de Toledo. Em 1829, foi erguida uma capela em homenagem à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira do município, no local da atual Igreja Matriz. Em 1978, Socorro se torna estância hidromineral. 

PROJETO SOCORRO ACESSÍVEL: Desde 2004, todos os setores de serviço (restaurantes, hotéis, teatros, etc.), tiveram o prazo de quatro anos para adaptarem os locais de acesso para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida

Socorro com crianças – Planejamento, hotéis e passeios

Socorro é um lugar calmo, aconchegante, com moradores receptivos e uma paisagem linda. Aqui você vai encontrar os principais pontos turísticos da cidade e algumas atividades exclusivas.

Selecionamos aqui algumas dicas que compartilhamos com famílias que viajam com crianças pequenas, afim de proporcionar uma viagem tranquila bem proveitosa para a família inteira, não só para Socorro como para todos os destinos onde há bastante contato com a natureza.

Arrumando a mala

1. Protetor Solar para os dias quentes, os passeios outdoors e para aproveitar as piscinas ou caminhadas

2. Boné/chapéu.

3. Tênis e calça comprida para cavalgada.

4. Mochila para carregar na trilha.

5. Roupa de banho.

7. Roupas confortáveis para caminhar.

8. Toalhas. 

9. Roupas de frio (e casaco corta vento). É aconselhável levar um casaco mais leve para  deixar na mochila e um agasalho mais pesado para a noite.

 Aproveitem!

Alimentação

A cidade de Socorro possui muitos restaurantes, bares, lanchonetes e buffets completos com comida caseira. A alimentação não é um problema na cidade. Há sorvetes para as crianças e lanches em praticamente todo lugar. Caso faça um passeio mais longo ou uma caminhada, leve uma fruta ou um salgado para as crianças, mas não se preocupe. Em horário comercial, há sempre muitas opções.

Dinheiro    

A maioria dos passeios são pagos. Os preços são adequados e justos. Praticamente todos lugares aceitam cartão de crédito/débito. Leve dinheiro apenas para alguma emergência, pedágios na entrada ou para comprar lembrancinhas ou artesanatos nas feirinhas.

Durante a viagem de carro

Você pode ir com seu carro ou de ônibus. Se quiser alugar um carro para estrada e terra, clique aqui e faça a cotação.

As locadoras de carro possuem opção de aluguel de carros com DVD, aproveite também para colocar um bom filme para as crianças.

A estrada é boa. O ideal é ir durante o dia para não se perder na chegada e ver a cidade ainda de dia. São três horas de São Paulo até Socorro.

Calendário de Eventos

A cidade tem um calendário de eventos durante o ano todo.

Janeiro: Reveillon, encerramento das luzes de natal e Festival de Verão

Fevereiro: Carnaval de Rua com bloco do turista e festival de marchinhas e Rock in Help. As ruas ficam decoradas com confetes e serpentinas e pode-se dançar ao som das marchinhas e desfiles de bloquinhos com trio elétrico. O famoso Bloco dos Turistas, é organizado pelos empresários de hotéis, pousadas, hostels, campings e parques de aventura da região. 

Abril: Porco no rolete

Maio: Festival gastronômico sabores da roça, festa em louvor a Santa Rita de Cássia, Festa da Marechal – Feriado de Corpus Christi.  A Festa da Marechal acontece no final de maio ou em Junho, na Rua Marechal Floriano Peixoto.   

Junho:  Festa de São João Batista, no Bairro das Lavras de Cima, onde se assiste shows musicais com muitas comidas caipiras, e os famosos assados.

Julho: Festival de Inverno, Arraiá na Praça, Socorro Rodeo Festival Country. Fomos conhecer o Arraiá na Praça, umas das mais famosas Festas tradicionais em Socorro: Com  barracas de comes e bebes típicos e da tradicional quadrilha caipira. Há também a queima do Alho e a Horse Show, que acontecem durante o Socorro Rodeo Festival. O Horse Show, evento aberto ao público, conta com provas de montaria.

Agosto: Festa da Padroeira e Festa de Aniversário da Cidade de Socorro, Festa do Morango. A Festa da Padroeira e a Festa do Morango conta com atrações artísticas, esportivas, cívicas e gastronômicas, como shows de duplas sertanejas e barracas de comidas regionais.

Setembro: Semana de Conscientização Turística e Socorro Off Road

Novembro: Festa Italiana e Inauguração das Luzes de Natal

Dezembro: Virada Inclusiva e Socorro Luzes de Natal

 

Roteiro de Final de Semana

Chegada na Sexta-feira de manhã

Visitação à Maria Fumaça 208

Endereço: Caminho Turístico da Pompeia, Km 01

Almoço no Hotel Fazenda Portal do Sol

Endereço: Caminho Turístico dos Pereiras, Km 06

Check-in na Pousada ou hotel

Visita ao Mirante do Cristo

Endereço: Caminho Turístico do Mirante do Cristo, Km 02

Jantar na Hamburgueria Temple Burger 

Endereço: Rua XV de agosto, n° 887

Sábado 

Café da manhã no hotel

Cavalgada Rios de Aventura

Endereço: Caminho Turístico do Rio do Peixe, Km 05

Almoço no Restaurante local A Figueira

Rafting no Rios de Aventura ou trekking

Pôr do sol na Pedra Bela Vista e Degustação do Pan de Palo

Endereço: Caminho Turístico da Pedra Bela Vista

Jantar na Praça da Matriz

Retorno no Domingo a tarde

Café da manhã no hotel – check-out

Pescaria no pesqueiro Nenê Oliani

Almoço no pesqueiro

Endereço: Caminho Turístico do Rio do Peixe, Km 03

Passeio pelo Circuito Outlet + café da tarde

Endereço: Rodovia Capitão Barduíno – SSP 08

onde ficar?

Hotel fazenda ou pousada

Socorro é uma opção boa para férias, feriado, final de semana ou viagem de um dia. A cidade é muito aconchegante e fica próximo a Serra da Mantiqueira.

Para tanto, é preciso escolher uma hospedagem de acordo com sua expectativa.   Há muitos Hotéis Fazenda e pousadas em Socorro, mas qual escolher? Hotéis Fazenda e Pousadas em Socorro

A maior parte das hospedagens em Socorro são hotéis fazenda e pousadas. Qual você prefere?

Um quarto perto do centro confortável  e fácil de se locomover para todos os lugares ou Hotel Fazenda com tudo que você imagina e que não precisa sair de lá.

O ideal é comprar o voo, hotel e passeio tudo junto em um pacote.  Caso já tenha o voo, vá com transfers, hotel e pelo menos dois passeios agendados com antecedência.  Se precisar de indicação da agência que eu utilizei para organizar minha viagem e outras que conheço que vendem ou fazem reservas de hotel e passeios nos envie mensagem para o e-mail [email protected] ou WhatsApp

Outras opções

Turismo ecológico e de aventura

Socorro tem muitas atividades voltadas para o contato com a Natureza. São várias empresas que oferecem experiências como Rafting, Escalada, Trekking, Cavalgada, 4×4…

Fizemos nossos passeios com a Rios de Aventura. A Rios de Aventura está há 15 anos atuando com turismo de aventura, e conquistou a confiança de muitos hotéis e pousadas da cidade.

A empresa segue normas e procedimentos de segurança. É bom consultar isso tudo antes de se aventurar.

https://www.riosdeaventura.com.br/atividades/

O que há para fazer em Socorro:

– Rapel

– Rafting

– Cavalgada

– Quadriciclo

– Tirolesa

– Trilha

– Escalada

– Pesca

 

Dia por dia

Durante nossos dias em Socorro, conhecemos dois Mirantes. São passeios imperdíveis na cidade porque são fáceis de chegar, tem uma vista incrível e um é diferente do outro. 

Mirante do Cristo Redentor

O Mirante fica no Caminho Turístico do Cristo, Km 2. Bem rápido de chegar de carro.  A vista do caminho é bonita também, especialmente para quem é de São Paulo e passa a semana no meio do trânsito.

O Mirante do Cristo fica em um parque público. É gratuito e abre às 6 da manhã. É um lindo lugar para ver o nascer do sol.

Não é preciso subir escadarias nem caminhar muito.

O estacionamento é ao pé do cristo. Tem uma pequena escada se quiser subir um pouco mais. No entanto, há bancos para sentar e apreciar a vista.  É uma forma boa de conhecer Socorro vista de cima.  Minha filha identificou a Igreja Matriz, a pousada e todos os lugares que visitou durante o final de semana.

É bom levar um casaquinho para se proteger do vento.  Há um ótimo Empório com produtos locais e da região, algumas guloseimas para as crianças e um café. Super agradável e prático.

Mirante Pedra Bela Vista

Este Mirante sem dúvida chama a atenção.  O vídeo mostra em detalhes como chegar neste mirante. O parque é privado e paga-se uma taxa para entrar. No entanto, há uma boa estrutura de restaurante, parquinho, restaurante e um lindo por do sol.

Há eventos que são promovidos em épocas especiais. Consulte o site do Mirante para ver quais eventos vão acontecer.  O valor da entrada é sempre o mesmo.

O pôr do sol pode ser visto de dentro do restaurante ou na parte externa. Onde preferir. Na parte externa há as atividades de aventura como rapel, trekking, escaladas, arqueria, entre outras.

O  restaurante panorâmico da Pedra Bela Vista comporta até 70 pessoas, entre os salão principal, varandas superior e inferior, além de um  deck.  Há música ao vivo nos finais de tarde dos finais de semana e são organizados Sunset Parties e Luais

É realmente impressionante este lugar.  É fácil chegar mas há uma estrada de terra no final. Se o estacionamento do Mirante estiver lotado, pode-se estacionar um pouco antes e caminhar um pouquinho.

Pan de Palo

Os administradores do Mirante trouxeram esta delícia para cá. O Pan de Palo é assado no forno a lenha que fica na parte externa do restaurante. Você compra a ficha no restaurante, desce para pegar sua massa, e tem a deliciosa experiência de assá-lo.

Depois de assado, você escolhe o recheio e desfruta enquanto aprecia a paisagem.  O Pan de Palo da Pedra é uma receita peruana, utilizada antigamente pelos povos indígenas para atravessar os Andes, em longas caminhadas.

Fica na Estrada Municipal dos Cubas, s/n – Dos Cubas, Socorro – SP, 13960-000 Aberto todos os dias 10h00 ao pôr do sol

Pesqueiro Nene Oliani

Um dos passeios legais de se fazer em Socorro, com crianças ou não, é conhecer o Pesqueiro Nene Oliani. É fácil de chegar e além de ter os lagos para a pesca, tem espaço kids, playground e área pet.  Há também um ótimo restaurante. O Pesqueiro Nene Oliani é um passeio para a família inteira. É possível passar o dia inteiro e, se puder conhecer um pouquinho mais da história do local, vai gostar ainda mais. O Pesqueiro tem uma história de mais de quarenta anos e é o segundo mais antigo do Brasil e o terceiro da América Latina. São 15 lagos com objetivo de criação de peixe e pesca recreativa.  Chegue cedo, aproveite a linda paisagem, o gramado, a calma do local.

Almoço

Almoce com tranquilidade.  No restaurante há porções de: tilapia, camarão, lambari, pintado, traira sem espinho bolinho de tilápia e torresmo  pelo sistema de self service por quilo com peixes de produção própria nos finais de semana e feriados.   Durante a semana são servidos pratos executivos.

Como chegar

Vá de carro – coloque no GPS.  É bem fácil de chegar e a estrada de terra é pequena.

Estrada Socorro – Munhoz, S/N – Almas, Socorro

Restaurantes e comidinhas

Todos tem opção vegetariana ou é possível fazer escolhas vegetarianas. 

Restaurante do Pesqueiro Nene Oliani – com peixes frescos do próprio pesqueiro. Tilápia de vários tipos, moqueca, petiscos e outras opções de peixes. A la carte e buffet e pratos bem servidos. O restaurante tem vista para o lago e é super agradável. Tem também sobremesas e musica ao vivo aos finais de semana.  (Caminho Turístico do Rio do Peixe, Km 03)

Temple Burger – A Hamburgeria é nova e super bem decorada. Tem um hamburger muito gostoso e eu adorei o pão. Batata frita muito bem servida e uma sobremesa ótima. (Rua XV de agosto, n° 887)

A Fiqueira – restaurante no Rios de Aventura – Uma ótima opção para quem termina as atividades no Rios de Aventura ou para quem quer apenas almoçar.  Forno a lenha, comida de fazenda, uma ótima variedade e tudo saboroso.  Preço por pessoa muito justo . O ambiente é lindo, no meio do verde e na sombra.  (Caminho Turístico do Rio do Peixe, Km 05)  E tem uma rede para quem quiser descansar um pouquinho no final.

Hotel Fazenda Portal do Sol – Este é um hotel completo. Para os hospedes, as refeições estão incluídas, mas é possível almoçar lá mesmo se não estiver hospedado e vale a pena. Um restaurante grande, com um buffet completo.  (Caminho Turístico dos Pereiras, Km 06)

Restaurante Panorâmico da Pedra Bela Vista – Fazer um lanche ou uma refeição apreciando a paisagem da Pedra Bela Vista vale muito a pena.  Mesmo se for no horário de almoço, sem a vista para o por do sol, não vai se arrepender. O local e a vista são lindas a qualquer horário. (Caminho Turístico da Pedra Bela Vista)

Circuito Outlet – No Outlet que fica na (entrada ou saída de Socorro) você vai encontrar cafeterias e restaurantes.  É uma ótima opção para quem chega na cidade com fome ou com crianças já pedindo um lanche.  Também é uma boa opção para dar uma paradinha e comer algo antes de pegar a estrada. (Rodovia Capitão Barduíno – SSP 08)

Sorvetreze Além da sorveteria própria, você encontra as geladeiras da Sorvetreze espalhadas pela cidade. É um produto local e tem sabores diferentes. Tem um de cookie que é muito interessante. O bolo vem grudado no sorvete. Eu gostei 🙂 (R. Treze de Maio, 72)

Outras opções

Lubeck Pub – R. José Bonifácio, 135

Restaurante Marchetti Pizzaria – R. Treze de Maio, 43

Quintal do Italiano – Av. XV de Agosto, 541

Ristorante D´Napoli – Rua Capitão Joaquim de Souza Pinto, 117

Dinners Burger – Av. XV de Agosto

Hai Petiscaria Temakeria – Praça Coronel Olimpo Gonçalves dos Reis, 257

Hadu Sushi bar – Rua Padre Antonio Sampaio, 77

Leia também

Onde ficar em São Paulo por bairro

Férias com crianças em São Paulo

O que fazer em Brotas com crianças

Quer saber mais e receber novidades e promoções?




Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro.

 

S H O P   T H E   T R I P

Clique nos itens e conheça os programas especiais dos nossos parceiros

Cooking in PortugalServiços de Brasileiros no exterior

S H O P   T H E   L O O K 

Clique nos itens e faça sua compra online


Fast Shop

Sestini

Amazon

 


PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏨Hoteis.com
🏠Escolha um AirBnB
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!