Sábado em São Paulo: O filme e a Cidade

Mari pelo Mundo fala de tudo o que nos inspira viajar.   Como a maioria de nossa equipe nasceu e cresceu em São Paulo, nunca pensamos em São Paulo como um destino turístico, ledo engano!

Aproveitando o entusiasmo de nossa colaboradora de Brasília, que veio à São Paulo cheia de planos, resolvemos acompanhá-la pelo Instagram (confira maripelomundo.blog)  e fazermos este post especial.

Vista da Cidade de São Paulo
Vista da Cidade de São Paulo

A cidade de São Paulo é tudo aquilo que falam dela, a maior, a melhor, a pior, a mais cosmopolita, a mais congestionada, etc.     O fato é que mesmo não tendo praia, São Paulo oferece milhões de opções de passeio para todas as idades e todos os gostos.

Sobre São Paulo

Para quem visita a cidade, recomendo muito este site do São Paulo Turismo http://www.spturis.com/v7/index.php.    Trabalhamos em parceria com eles sempre que organizamos eventos, estão muito bem atualizados – Calendário de shows, eventos, feiras, restaurantes, etc.

Veja porque São Paulo é uma cidade que merece destaque (Dados SPTurismo):

  • Onze restaurantes de São Paulo ganham estrelas Michelin
  • Museus de São Paulo batem recorde de visitação em 2014
  • Quase 100 mil pessoas trabalham diretamente com turismo em São Paulo
  • São Paulo é destino mais procurado por brasileiros segundo Skyscanner
  • O calendário do São Paulo Convetion & Visitors Bureau registrou até a primeira quinzena de junho 1.732 eventos. Estima-se 11.081.137 de outras localidades.

 

E olha como os turistas estão registrando a cidade!   Estão postando tudo no Instagram (haja vista nossa colunista).

Midias Sociais
Mídias Sociais (Dados e Gráficos: Observatório do Turismo)

 

Se você quiser saber um pouco mais dos atrativos mais citados, mais visitados e fotografados, eis a lista:

  • Avenida Paulista

Avenida Paulista
Avenida Paulista

Uma avenida charmosa. Tendo tempo, comece em uma ponta e caminhe até a outra (são 2,8 Km). Durante o trajeto, pode-se optar por conhecer a Casa das Rosas, o Instituto Itaú Cultural, o Trianon, Masp, as galerias de lojas, o Conjunto Nacional e o Center 3. Isso tudo passando por muitos bares, restaurantes, lojas, artistas de rua entre outros.  Se cansar, há sempre a opção de utilizar o Metro.

  • MASP

 

MASP
MASP

Cartão postal da Cidade. É o mais importante museu de arte ocidental do Hemisfério Sul.  A convite do Museu d`Orsay de Paris , integra o “Clube dos 19”, do qual participam apenas os museus que possuem os acervos de arte européia mais representativos do século XIX (Museu d´Orsay de Paris, Metropolitan Museum de Nova York , The Art Institute of Chicago, Museum of Fine Arts de Boston, Van Gogh Museum de Amsterdã, a Kunstaus de Zurique, Hermitage de St. Petersburg, a Galleria Nazionale d´Arte Moderna de Roma e National Gallery e Tate Gallery de Londres .) Acesse o site para ver a programação http://masp.art.br/masp2010/

Parque do Ibirapuera
Parque do Ibirapuera
  • Rua 25 de Março

Considerada o maior centro comercial da América Latina, se você gosta de gente, mas muita gente mesmo e lojas, este é o lugar perfeito.

Rua 25 de Março
Rua 25 de Março

Foto: Leo Pinheiro CC BY SA

  • Pinacoteca do Estado

Não deixe de consultar a programação antes de vir http://www.pinacoteca.org.br/pinacoteca-pt/

Pinacoteca do Estado
Pinacoteca do Estado

 

  • Mercado Municipal

Mercado Municipal
Mercado Municipal

O mercado fica em um prédio histórico.  É dentro dele que também fica o famoso lanche de Mortadela do Bar do Mané que existe desde 1933, para quem ama mortadela.

Sábado, o Filme

Para quem não mora em São Paulo há uma comédia de Ugo Giorgetti  que, na minha opinião, diz muito sobre a cidade.  Difícil comprar, talvez no youtube ou alguma loja especializada. Os atores são Otávio Augusto, Maria Padilha, Tom Zé, Giulia Gam, André Abujamra, Jô Soares (se não achar, tente o filme Boleiros – Era uma Vez o Futebol...que não tem nada a ver, mas também é ótimo!)

 

Sábado
Sábado

Em resumo, a história é sobre uma equipe de publicidade que ocupa o saguão do antigo Edifício das Américas no centro da cidade para a gravação de um comercial. O elevador quebra e obriga a equipe e moradores a dividirem o mesmo espaço. Todos os incidentes  que vão acontecendo tornam esse sábado diferente de qualquer outro.   O diretor optou por incluir no elenco atores não profissionais como o poeta Décio Pignatari, os músicos Wandi Doriatiotto, Tom Zé e André Abujanra

Ficção e Realidade

Ugo Giorgetti tras uma visão crítica e histórico-cultural do imaginário da cidade. Os filmes de Ugo Giorgetti tem hoje uma importância histórica para a memória da cidade de São Paulo.   “Edifício Martinelli” (1975) e Sábado (1994-95) abordam temas como tradição, conflito social, transgressão de normas de construção e utilização do espaço público ou privado (Lipai e Salvi, 2008).

Edifício Martinelli
Edifício Martinelli

No filme, o Edificio Martinelli chama-se edifício “Argentelli

 

Sábado

Outros filmes de Ugo Giorgetti & São Paulo

Campos Elíseos” (1973) fala sobre as transformações ocorridas desde que se tornou “o primeiro bairro elegante e exclusivamente residencial de São Paulo

Documentário “Edifício Martinelli” (1975) é o retrato decadente de um ícone da cidade e que inspirou o filme Sábado (1994-95).

Uma outra cidade” (2000) reúne memórias de lugares e fatos documentais.

Pizza” (2005) o diretor foi em favelas e pontos chiques e fez um documentário que mostra as pessoas que fazem e vivem da pizza.

 

Para Crianças

Para as crianças e também adultos, o Mosteiro de São Bento e Patio do Colégio, são lugares bem no centro de São Paulo  que contam grande parte do nascimento da Cidade.

Também fazem sucesso o Instituto Butantã, Biblioteca Villa Lobos e as Mega Livrarias, os Parques do Povo e o Ibirapuera, os Shoppings Centers, Teatros e Cinemas, entre outros.

Instituto Butantã
Instituto Butantã

 

Fotos: commons.wikimedia.org/  Dominio Publico
Lipai, Alexandre Emílio e Salvi, Ana Elena. A cidade de São Paulo e o imaginário urbano: ficção e realidade no cinema de Ugo Giorgetti   Arquitextos, 098.02 ano 09, jul. 2008 http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/09.098/125

Em breve, muitos posts da Cidade de São Paulo!    Conhece outro filme que é a cara de São Paulo? 

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!