Roteiro de um dia na Avenida Paulista

A Avenida Paulista é um dos maiores símbolos da cidade de São Paulo, centro financeiro, local de cultura e lazer, trabalho e estudo. Palco de eventos e manifestações. Uma avenida marcada pela diversidade de seus frequentadores e moradores.

Roteiro de um dia na Avenida Paulista

Avenida Paulista
Avenida Paulista

 

O lugar é a cara de São Paulo, sua maior expressão e a mais paulista das avenidas!

Avenida Paulista

Conhecer a Avenida Paulista é um dos passeios obrigatórios para quem visita a cidade, por isso preparamos um roteiro para ver e curtir o que ela tem de melhor (pelo menos um pouquinho do que ela tem de melhor) em um dia!

Para chegar à Paulista prefira usar o metro, é fácil, rápido e sem preocupações de trânsito ou de onde estacionar. Desça na estação Consolação para conhecer o Conjunto Nacional.

Construído na década de 50, e tombado como patrimônio histórico e arquitetônico, o conjunto Nacional foi um dos primeiros edifícios modernos da cidade de São Paulo classificados como multifuncionais. O complexo abriga apartamentos residenciais, escritórios, comércio, serviços e lazer.

Conjunto Nacional

O conjunto nacional ocupa uma quadra inteira na Avenida Paulista e faz esquina com a também famosa Rua Augusta.

E é no conjunto Nacional que está a maior livraria em área construída da América Latina, a livraria Cultura. Com um enorme espaço para ler, interagir com os livros e com os amigos, a livraria atrai leitores de todas as idades e gostos. A dica é tomar um café e não deixe de olhar a sessão de livros de viagem!

livraria_cultura (2)

A livraria abre se segunda a sábado das 9h as 22h e aos domingos e feriados das 11h as 20h.

Depois do café, a caminhada pela Paulista permite apreciar o movimento, agito e corre-corre do paulistano. O barulho dos carros e ônibus, a esquina da Rua Augusta. Os vendedores ambulantes, prédios e lojas compõe o cenário da cidade que não para nunca.

Parque Trianon

Algumas quadras à frente está o Parque Trianon, um pedacinho de mata Atlântica no meio da selva de pedra.

trianon (Copy)

O Parque Tenente Siqueira Campos, mais conhecido como Parque Trianon ou foi inaugurado em abril de 1892 com projeto do paisagista francês Paul Villon. Além de ser a única reserva remanescente de mata atlântica da região, o parque tem um viveiro de aves, fontes, chafarizes e locais de recreação infantil. É um espaço de descanso e um refúgio no meio da agitação da Avenida Paulista.

MASP

Atravessando a rua está o MASP, nosso maravilhoso Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. O museu ocupa o inconfundível edifício projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi para ser sua sede. Seu projeto é famoso pelo vão de mais de 70 metros que se estende sob quatro enormes pilares vermelhos, que foi concebido pelo engenheiro José Carlos de Figueiredo Ferraz.

MASP
MASP

 

O acervo do museu inclui grandes obras e artistas nacionais e internacionais. “Rosa e Azul” de Renoir, Monet, Van Gogh, Candido Portinari, Tarsila do Amaral, Pablo Picasso, são alguns exemplos das maravilhosas obras expostas aqui.

Restaurante do MASP

Sugestão para o almoço e o próprio restaurante do MASP. Ele serve almoço de  segunda a sexta das 12h às 15h e aos sábados e domingos das 12h às 16h que é muito gostoso e concorrido. Frequentado por quem visita o museu e por quem trabalha nos arredores. Vale a pena conhecer.

Depois reserve pelo menos 2 horas para apreciar o acervo no 3 andar e exposições temporárias montadas no 2 andar e no térreo.

acervo do Masp

Depois da visita ao MASP continue caminhando até para uma visita à Casa das Rosas.

Para terminar o dia nada como um shopping Center, afinal os shoppings fazem parte da cultura do paulistano. E a Avenida Paulista tem dois.

Pátio Shopping Paulista

O Pátio Shopping Paulista na esquina com a 13 de Maio é o mais antigo e tradicional da região.

shopping paulista

Shopping Cidade São Paulo

O Shopping Cidade São Paulo e mais novo, inaugurado em fica entre as ruas.    , próximo ao MASP, é bastante amplo e tem várias opções de restaurantes e cinema. Minha sugestão é experimentar um doce na Dulca que fica no último andar do shopping. Doceira e padaria tradicional na cidade, a Dulca faz um dos melhores sonhos que eu já comi!

Shopping Cidade São Paulo
Shopping Cidade São Paulo

A Avenida Paulista quase não dorme, e a noite dá lugar aos bares e restaurantes. Se estiver no pique da balada, escolha um dos bares próximos a Brigadeiro com as mesas na calçada e entre no clima da cidade que não para.

A Avenida Paulista ainda tem outras inúmeras atrações, muito difícil conhecer tudo em um único dia.

Outros destaques para apreciar artes e exposição na Avenida Paulista são o Espaço Itaú Cultural e o Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso. Destaques também para outros marcos da avenida o prédio da FIESP e o prédio da Gazeta e Fundação Casper Líbero.

Avenida Paulista
Avenida Paulista

A Avenida Paulista também tem de tudo para quem quer comprar. Lojas de departamento, shoppings, galerias de comércio popular, artesanato e vendedores ambulantes.

A mais paulista das avenidas proporciona um dia agitado e repleto de atividades, bem a cara da cidade de São Paulo.

 

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.