Roteiro de um dia em Curitiba

Curitiba é uma cidade belíssima. Eleita uma das melhores cidades para morar e trabalhar no Brasil. 


Roteiro de um dia em Curitiba

A cidade tem muitos parques, museus e atrações o ano todo. Mas para quem tem pouco tempo e quer conhecer a cidade fizemos um roteiro de um dia! Dá para conhecer vários pontos turísticos e aproveitar muito o que ela tem de melhor.

Usamos nesse roteiro a Linha Turismo da cidade que passa por 25 pontos num trajeto bastante abrangente. O ingresso para a linha custa R$ 45,00 por pessoa e dá direito a subir no ônibus 5 vezes. Por isso fiz um roteiro com 5 sugestões de parada.

Comece do dia cedinho, pegando a Linha Turismo na saída inicial da Praça Tiradentes às 9h30 da manhã. Aqui você já vai conhecer o centro histórico de Curitiba, a Praça Tiradentes e a Catedral. 

O segundo ponto do roteiro para visitar: Jardim Botânico. 

Cartão postal da cidade o Jardim Botânico de Curitiba foi inaugurado em 1991 e é famoso pela estufa em estrutura metálica e vidro inspirada no Palácio de Cristal de Londres , do século XIX. Os jardins convidam para um passeio, e dá vontade de ficar aqui o dia todo, fazer piquenique e relaxar! Numa área de 278 mil metros quadrados o Jardim Botânico inclui uma área de mata atlântica e o Museu Botânico de Curitiba com seu centro de pesquisas, biblioteca especializada e salas de exposição e herbário.   

O ônibus da Linha Turismo passa a cada 30 minutos, então a sugestão é ficar por aqui entre 1 hora ou 1h30 e seguir para a próxima parada. 

Depois do Jardim Botânico, mais um parque da cidade para apreciar: o Passeio Público foi o primeiro parque público e zoológico de Curitiba, inaugurado em 1886. É o parque mais central da cidade, e abriga uma grande diversidade de fauna e flora, caminhos com pontes e lagos. O parque abriga também um Terrário com serpentes e lagartos e um Aquário com peixes de rios da região amazônica.


O próximo ponto de parada é o Museu Oscar Niemeyer, conhecido como MON ou carinhosamente apelidado de “Museu do Olho”, a estrutura principal do museu é um projeto de Oscar Niemeyer de 1967, e a torre com o “olho” foi construída em 2001.

O Museu abriga um acervo de mais de 2000 peças de vários artistas. Confira a exposição com maquetes de algumas das obras desse grande mestre da arquitetura. 


A sugestão de parada para o almoço é aqui mesmo no MON Café que oferece no cardápio opções de sanduíches, saladas e massas. E claro um delicioso café!

Seguindo em frente, nossa próxima parada é a Ópera de Arame e Pedreira Paulo Leminsky. Um teatro com estrutura tubular e teto transparente que também se tornou um dos marcos turísticos e cartões postais de Curitiba. Vale parar aqui na linha turística e caminhar para conhecer o local que foi inaugurado em 1992 e é palco de diversos shows e espetáculos na cidade.

Próxima e última parada do roteiro da Linha Turismo: Torre Panorâmica. Com seus 109,5 metros de altura, essa é a única torre de telefonia no Brasil com mirante aberto a visitação. A vista é realmente incrível, e num dia claro é possível enxergar toda a cidade e a Serra do Mar ao fundo.

Vale ressaltar aqui que as filas nos finais de semana são longas para subir na torre, pois são apenas 6 pessoas por vez num elevador pequeno. E o local é um dos pontos mais visitados de Curitiba. Os ingressos são vendidos somente até as 18h30.

Depois de subir aprecie a vista de todos os ângulos! Vale muito a pena.

Saindo da Torre Panorâmica a sugestão é pegar um taxi ou Uber e voltar para o hotel para uma pequena pausa. Na avenida ao lado da saída é bem fácil conseguir um taxi. Como a linha turismo dá direito a 5 pontos, esse foi nosso último tíquete. Mas para terminar o dia, duas sugestões bem gostosas para o jantar.

Depois de uma pequena pausa no hotel para um banho e um pequeno descanso, escolha uma das sugestões, os dois restaurantes que coloco aqui são deliciosos.

Madero Steak House Batel

O restaurante Madero é original de Curitiba, e teve sua primeira loja aberta bem no centro da cidade em 2005. E com pouco mais de 12 anos de história já são mais de 100 unidades no Brasil. O destaque do lugar: o melhor hambúrguer do mundo! Realmente uma delicia. Mas mesmo para quem não gosta de sanduiche, o cardápio é bem completo, com opções de carne e peixe, saladas, e deliciosas entradas, como a linguiça defumada e grelhada.


Todos os produtos servidos nos restaurantes da rede são feitos ali pertinho de Curitiba, na fábrica da empresa. (Link)

O cardápio inclui também opção para as crianças.


Trattoria Barolo

Também no bairro do Batel, a Trattoria Barolo é considerada um dos melhores restaurantes italianos do Paraná, e eu adoro a comida aqui. Claro que as massas são as estrelas do cardápio, e o agnolotti com salmão é uma delicia. Mas o cardápio também tem opções de carnes, peixes, risotos e uma ótima carta de vinhos. (Link)

Seja qual for sua escolha, tenho certeza que vai agradar!

 

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.