A Roda Gigante de Viena

Quem acompanha o blog já ter visto alguns post sobre roda gigante, pois é uma das minhas paixões. Assim, quando o destino tem uma roda gigante, certamente ela está no meu roteiro.

Por isso fiquei feliz com a notícia que recebemos essa semana e que compartilho aqui no post.

Depois de ter parado pela primeira vez desde a segunda guerra, a Roda Gigante de Viena, um dos símbolos da cidade, voltou a funcionar no dia 29 de maio. A Wiener Riesenrad foi religada ao meio dia por Nora Lamac, cuja família gerencia a Roda Gigante há várias gerações, juntamente com o prefeito de Viena Michael Ludwig.

A volta da roda gigante, símbolo do turismo na cidade, envia a todos uma mensagem: a vida e a economia da cidade de Viena voltam a girar.

Comentários na abertura

Destacamos alguns comentários das autoridades que participaram do evento de reabertura.

Michael Ludwig, prefeito de Viena:

“Em Viena, a roda voltou a girar, os hotéis reabriram suas portas e a vida está gradativamente despertando. Mais uma vez comprovamos aquilo que já há anos vem sendo indicado por diversos rankings como o Mercer e o Economist: Viena é uma metrópole funcional, segura e com qualidade de vida, plenamente capaz de lidar com situações desafiadoras”.

Nora Lamac, proprietária da Roda Gigante de Viena:

“Antes do coronavírus, a Roda Gigante esteve em funcionamento ininterrupto por 75 anos. Se a roda não gira, é sinal de que a vida como um todo também está parada. É por isso que este é um momento muito emocionante para mim e para a minha família. Saber que hoje a roda está voltando a girar traz esperança – não apenas para mim, mas para toda a Áustria e para todos aqueles que têm passado por momentos tão difíceis nos últimos meses”.

Norbert Kettner, diretor do Turismo de Viena:

“Atualmente, a Roda Gigante representa, como nenhum outro ponto turístico, o recomeço da cidade. A retomada do seu funcionamento nos traz grandes esperanças! Estamos ansiosos para voltar a recepcionar em Viena, desde já, visitantes de toda a Áustria e, em um futuro próximo, também do exterior.”

Na foto acima, do Turismo de Viena, à partir da direita estão: Norbert Kettner, Diretor de Turismo, Giant Ferris Wheel CEO e co-proprietária Nora Lamac, Michael Ludwig, Prefeito de Vienna, Peter Hanke, Executivo do City Councilor of Finance, Business, Digital Innovation and International Affairs.

Crédito da foto – WienTourismus/Rainer Fehringer

Sobre a Wiener Riesenrad

A roda gigante de Viena é a mais antiga do mundo. Faz parte das atrações da cidade desde 1897!

São 64,75 metros de altura e as cabines são grandes, em madeira pintadas de vermelho por fora.

A Roda Gigante de Viena aparece no filme Antes do Amanhecer, de 1995. Na história um jovem casal se conhece numa viagem de trem pela Europa e passa uma noite em Viena, conhecendo diversos lugares da cidade. E um dos destaque desses pontos turístico é exatamente a roda gigante.

Assistir a esse filme foi uma das minhas inspirações para conhecer a cidade de Viena.

Para quem conhece o filme e quer planejar um dia no roteiro igual aos protagonistas, confira o post: Filmes e Viagens: Antes do Amanhecer.

10 curiosidades sobre a Roda Gigante de Viena

Para saber um pouco mais sobre esse símbolo de Viena, veja abaixo 10 curiosidades compartilhadas pelo site de turismo em Viena.

  1. Ela também funciona à manivela

Os construtores ingleses Walter Basset e Harry Hitchins construíram a Roda Gigante de Viena de modo que, em caso de falta de energia, ela possa ser girada à manivela.

  1. Do alto de 64,75 metros

No final do século XIX, as rodas gigantes eram a grande pedida mundo afora. A Roda Gigante de Viena foi erguida no jubileu de 50 anos de reinado do Imperador Francisco José. Quando foi inaugurada, em 21 de junho de 1897, a Roda Gigante de Viena era a maior do seu tipo.

  1. A roda gigante “banguela”

Inicialmente, a Roda Gigante contava com 30 gôndolas. Depois da Segunda Guerra Mundial, 15 delas foram desativadas por motivos de segurança. Com isso, tornou-se recorrente entre o povo vienense a impressão de que a roda estaria com dentes faltando.

  1. 430 toneladas de beleza

Todas as peças de metal da Roda Gigante pesam, juntas, cerca de 430 toneladas.

  1. Precisa de orientação?

A Roda Gigante é estruturada perfeitamente de acordo com os quatro pontos cardeais e gira precisamente na direção norte-sul. Por isso, ela oferece uma excelente ajuda para quem estiver em busca de referências geográficas nos seus arredores.

  1. Luz, câmera, ação!

O parque Prater e, em especial, a Roda Gigante foram e seguem sendo locações muito recorrentes em filmes. Desde clássicos como “O terceiro homem (1949) até o romance “Antes do amanhecer” (1995), passando por “007 – Marcado para a morte” (1987), não houve quase nenhum filme na cidade que não tenha a Roda Gigante como protagonista.

  1. Dito e feito

E já que estamos falando de filmes: para uma cena do filme “007 – Marcado para a morte”, foi erguido às pressas um restaurante ao pé da Roda Gigante. Os vienenses acharam a ideia tão boa, que logo em seguida foi de fato inaugurado um espaço gastronômico exatamente naquele mesmo lugar.

  1. Jantar romântico com vista

Não há nada mais romântico que isso: o que você acha de um jantar suspenso à luz de velas? Na Roda Gigante de Viena, isso não é problema. Cada novo prato é servido sempre que a gôndola volta a passar pela área de embarque, à altura do chão.

Riesengard vagão restaurante
Riesengard vagão restaurante
  1. Dublê lendária

Em 1914, uma cavaleira artística francesa deu a volta na Roda Gigante montada em um cavalo por conta de um filme. Hein? Que história é essa? É isso mesmo, ela estava montada em um cavalo no teto de uma gôndola. Uma verdadeira sensação – tanto naquela época quanto hoje em dia.

  1. 2,7 km/h

Em Viena, conforto é palavra de ordem. É por isso que as voltas na Roda Gigante acontecem de maneira sempre tranquila. Com uma velocidade máxima de 2,7 km/h, a volta completa levaria cerca de 4 minutos – isso, é claro, se não houvesse interrupções. Em média, a volta dura entre 12 e 15 minutos.


Dicas com crianças

  • Evite alta temporada. Caso não seja possível, faça passeios em horários alternativos e bairros menos concorridos.
  • Compre todos ingressos com antecedência e de preferência com prioridade na fila.
  • Fique em hotéis centrais para evitar muitos deslocamentos.
  • Leve sempre uma garrafa de água, chapéu, filtro solar e casaco.
  • Não deixe de viajar sem seguro viagem. É importantíssimo e imprescindível se estiver com criança.  Verifique as opções e valores e compre com antecedência. Clique aqui para cotar com a Seguro Promo – cotação de várias empresas de seguro (Mapfre, April, GTA, Travel Ace, Assist Card, Assist Trip, Intermac, Affinity, Assist Med)
  • Viaje conectado para poder se comunicar com taxi, hotel e seguro e para poder usar os aplicativos de museus, passeios e mapas. (Veja as opções de chip e internet no exterior)

Planejando a viagem

Você tem duas opções – Planejar sozinho sua viagem ou comprar com assistência de agência. Em qualquer uma dessas hipóteses, se estiver viajando com crianças ou quiser um roteiro personalizado para ajudar no dia a dia ou indicação de agência para pacotes ou aéreo e hotel, nos avise. Envie mensagem para o e-mail [email protected] ou WhatsApp

Se quiser planejar sozinho, aqui no post há várias dicas e links dos sites oficiais de vendas de passagem, hospedagem e todos os serviços que você vai precisar.

 

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏨Hoteis.com
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 

 

Para fazer passeios guiados com guia brasileiro também podemos indicar um parceiro se vocês tiverem interesse. Envie um email para [email protected]

Deixe seu email para receber dicas de transfers e tours em Português na cidade. Por enquanto, minhas dicas são de  Dubai , Portugal (Lisboa, Porto), França ( Paris e redondezas), São Paulo e Itália (Milão, Roma e redondezas)  Clique aqui. Agora já posso acrescentar mais um a lista: Roma. Estes transfers eu conheço, testei, gostei e são serviços de Brasileiros pelo mundo. Fácil de agendar, confirmar e pagar. Clique aqui para solicitar orçamento de transfer 


Passagens aéreas promocionais. Pesquise aqui sua próxima viagem! 


Receba mais informações e valores





Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro.

 

S H O P   T H E   T R I P

Clique nos itens e conheça os programas especiais dos nossos parceiros

Cidadania Portuguesa e ItalianaCooking in PortugalServiços de Brasileiros no exterior

S H O P   T H E   L O O K 

Clique nos itens e faça sua compra online


Fast Shop

Sestini

Amazon

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]

 

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.