Rio de Janeiro com crianças – roteiro de mãe

Ah o Rio de janeiro!  Sim, continua lindo! Nós amamos essa cidade.  Veja as dicas de Ana Paula, mãe de uma menina e de Andrea, mãe de um menino!

Vista do Pão de Açucar
Vista do Pão de Açucar
Foto: Andrea

Dicas da Ana

Com frequência passamos alguns dias por lá. Dessa vez fomos durante a semana. A cidade é mais vazia e muito mais fácil de fazer os passeios.  A cidade é tão viva e cheia de atrações para as crianças e para as mamães também. Alguns programas no verão são tão clichês que não tem como fugir deles.

O Pôr do sol no arpoador é sempre incrível. Ou assistimos da praia ou subimos o arpoador, que está sempre cheio de gente, de crianças a idosos, de turistas estrangeiros a cariocas. Sofia, como adora uma bagunça, adorou subir a pedra e contemplar o por do sol. A pedra é muito bem localizada, há várias opções para quem vai de transporte público, carros ou bicicletas. A estação do Metrô fica bem próxima ao local.

Rio de Janeiro
Rio de Janeiro

Dessa vez fomos visitar o Jardim Botânico. Difícil não se impressionar com a beleza das palmeiras imperiais bem na entrada do parque.

Entrada do Jardim Botanico
Entrada do Jardim Botanico
Foto: Ana Paula

Nesse santuário ecológico o que a Sofia mais gostou foi do lago com Vitória Régia.

Jardim Botanico
Jardim Botanico
Foto: Ana Paula

Primeira vez que fomos ao jardim Botânico!   Um dos passeios que vale a pena. O parque funciona das 8 às 17 horas e a entrada custa 9 reais, crianças até 7 anos não pagam, consulte o site para informações atualizadas.

Jardim Botânico - Estufas
Jardim Botânico – Estufas
Foto: Ana Paula

Apesar de lindo, o jardim botânico é muito extenso e nós não conseguimos ver tudo. A Sofia logo se cansou de andar e o sol estava muito forte. Aconselho ir bem cedo ou no final da tarde e levar um carrinho paras as crianças. http://www.jbrj.gov.br/

Cristo Redentor
Cristo Redentor

Fomos até o cosme velho e pegamos o trem do Corcovado. Apesar de ser dia de semana pegamos  fila. Recomendo deixar o passeio agendado pelo site http://www.corcovado.com.br/ e evitar longas filas e espera e, consequentemente, o mau humor das crianças. Pegamos um calor insuportável e apesar da vista ser linda, as crianças não aguentam ficar muito tempo por lá. Ah, tirar uma selfie sozinha no Cristo parece ser uma missão impossível, se alguém souber de um aplicativo faça sumir os outros turistas pode me indicar, rs. Apesar de ser um passeio imprescindível, nós passamos pouquíssimo tempo la em cima. Não aconselho muito ir com crianças se tiver muito quente. Se tivessemos ficado na praia a Sofia teria aproveitado muito mais .

Hotel Fasano
Hotel Fasano
Foto: Ana Paula

Sofia e eu somos muito parecidas e fica fácil viajarmos só nos duas. Sempre tento conciliar passeio que nós duas vamos aproveitar juntas. Como estava muito sol resolvemos passar o dia no hotel e enquanto ela brincava sem parar na piscina eu fiquei lendo um livro nas espreguiçadeiras do Hotel Fasano http://www.fasano.com.br/

 

Dicas da Andrea

Um passeio que vale a pena no Rio, por mais clichê que seja, é o bondinho do Pão de Açúcar. A paisagem sempre encanta. O pôr do sol no Pão de Açúcar é Lindo!

Por do Sol no Pão de Açucar
Por do Sol no Pão de Açucar
Foto: Andrea

Vale a dica para comprar os ingressos pela internet antes de ir, a fila é bem menor(www.bondinho.com.br). Chegar cedo também é uma boa opção, as filas são menores, se o segundo trecho estiver sem fila, aproveite, aprecie a vista lá do alto, depois volte e relaxe mais um pouco.

Bondinho do Pão de Açucar
Bondinho do Pão de Açucar
Pão de Açucar
Pão de Açucar
Foto: Andrea

 

Onde Comer

Se quiser experimentar o restaurante Cota 200, no almoço é mais tranquilo, tem cardápio infantil e os valores não são abusivos. Para o jantar, que é servido após as 20:00 horas, faça reserva.

Restaurante Cota 200 - Pão de Açucar
Restaurante Cota 200 – Pão de Açucar
Foto: Andrea

Praia

Ir ao Rio sem curtir a praia é outro clichê do qual não dá para fugir. Se você gosta de muito agito pode optar por Ipanema e Leblon ou mesmo Copacabana, afinal são os clássicos pontos de praia do Rio. Particularmente, apesar de gostar muito da Zona Sul da cidade, pela sua beleza, atrações e pela sua história, para ir à praia eu prefiro mesmo o Recreio dos Bandeirantes.

Praia no Recreio dos Bandeirantes
Praia no Recreio dos Bandeirantes
Foto: Andrea
Praia no Recreio dos Bandeirantes
Praia no Recreio dos Bandeirantes
Foto: Andrea

É uma praia mais tranquila e com muito espaço para brincar com as crianças na areia e fazer caminhadas.

Há boas opções de hospedagem na Barra ou no Recreio para curtir a praia e o sossego.

Onde Ficar

Vista do terraço do Hotel
Vista do terraço do Hotel
Foto: Andrea

Zona Sul

Praia Ipanema – já me hospedei várias vezes nesse hotel e sempre gostei muito. Tem uma vista linda para a praia de Ipanema, um bom serviço e ótimo café da manhã.

http://www.praiaipanema.com/pt/

Barra da Tijuca

O Hotel Praia Linda tem um bom custo benefício na Barra e fica bem localizado na praia do Pepê, o ponto de praia maior agito na Barra. E tem fácil acesso para quem quer curtir a Barra e também os passeios da zona sul.

http://www.hotelpraialinda.com.br/

Recreio dos Bandeirantes

Hotel Atlântico Sul. Ficamos neste hotel agora em julho de 2015, tem uma vista linda da pedra do Recreio no sétimo andar onde fica também a piscina do hotel. Bom custo benefício, mas é um hotel longe de tudo. É uma boa opção somente para curtir o sossego da praia do Recreio, mas não para os passeios da zona sul, pelo transito e distância.

http://www.atlanticosulhotel.com.br/

Rio de Janeiro
Rio de Janeiro

 

 

Se você fez passeios legais com crianças pequenas no Rio de Janeiro, conte para a gente!

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!