Realidade Virtual no Turismo

Será que a realidade virtual no turismo veio para ficar? A pandemia da Covid-19 mudou a nossa forma de interagir com o mundo e com as outras pessoas. As viagens foram suspensas e o mundo parou por alguns momentos.

Fronteiras fechadas e o medo de viajar fizeram com que o sonho de conhecer outros lugares fosse adiado, ou muitas vezes cancelado.

Por outro lado; a quarentena trouxe o turismo para dentro de casa. Desde o início de março de 2020 museus e atrações turísticas liberaram os tours virtuais enquanto as visitas físicas ficaram indisponíveis.

Mas será que esse turismo virtual veio para ficar?

Tecnologia da Realidade Virtual

Mas e a tecnologia para a realidade virtual já está disponível para todos?

Sim. E não custa caro. Os óculos de realidade virtual se tornaram mais acessíveis. Modelos mais simples podem ser encontrados em lojas de eletrônicos à partir de R$ 15,00. Claro que a tecnologia e a perfeição da imagem nesses modelos ainda não são assim tão boas. Mas há opções com alta fidelidade na imagem que custam até R$ 5.000,00. E claro que podemos escolher também entre as opções intermediárias.

O importante é ressaltar que a tecnologia dos óculos virtuais já melhorou muito, e já está disponível para o público de forma geral.

Além disso, agências de turismo já começaram a oferecer aplicativos com passeios a lugares incríveis, sem que a gente tenha que sair de casa.

Só precisamos ter os óculos especiais para visitar o Egito, o Louvre, escalar montanhas, mergulhar com tubarões.

Os sites de diversos países também estão investindo em material para as visitas virtuais. Assim como tour temáticos com personagens ou mesmo com total exclusividade. Coisas que não seriam possíveis no mundo real.

Turismo nas mídias sociais

As mídias sociais já mostravam um turismo virtual há algum tempo. A quarentena acelerou esse processo. Em vários campos. Mas acreditamos que essa nova forma veio para ficar.

O Snapchat há alguns anos foi uma experiência virtual de sucesso por um tempo. As pessoas nos seguiam para conhecer os lugares que estávamos conhecendo. Hoje o stories do Instagram faz esse papel. Mesmo não sendo exatamente uma realidade virtual, é uma forma de turismo sem sair de casa.

Os perfis de viajantes no Instagram e também os canais no YouTube fazem sucesso mostrando de forma virtual os destinos e lugares que queremos conhecer. E ainda podemos interagir diretamente. Principalmente no Instagram, podemos perguntar e “conversar” ao vivo. Isso traz a sensação de participar do passeio.

E essa forma de turismo não existe somente pela impossibilidade de viajar momentaneamente por causa da pandemia.

Mas também para quem não pode viajar por diversos motivos. Seja por mobilidade reduzida, medo de viajar, questões financeiras. São muitos motivos.

Assim o turismo virtual que ganhou destaque e muita tecnologia vai fazer parte do nosso novo normal no turismo.

Não vai substituir a emoção da viagem, o contato com a natureza principalmente. Ou mesmo o desejo de viajar.

Mas pode ajudar quem não pode conhecer todos os lugares que gostaria. Pode ajudar com informações sobre o destino para onde você vai. Afinal, já conhecendo um pouco sobre o seu destino, é possível aproveitar ainda mais.

O que você acha de fazer turismo com realidade virtual?

Leia também


Dicas com crianças

  • Evite alta temporada. Caso não seja possível, faça passeios em horários alternativos e bairros menos concorridos.
  • Compre todos ingressos com antecedência e de preferência com prioridade na fila.
  • Fique em hotéis centrais para evitar muitos deslocamentos.
  • Leve sempre uma garrafa de água, chapéu, filtro solar e casaco.
  • Não deixe de viajar sem seguro viagem. É importantíssimo e imprescindível, principalmente se estiver com criança. Verifique as opções e valores e compre com antecedência. Clique aqui para cotar com a Seguro Promo – cotação de várias empresas de seguro (Mapfre, April, GTA, Travel Ace, Assist Card, Assist Trip, Intermac, Affinity, Assist Med). Mesmo para destinos no Brasil, caso seu plano de saúde não tenha cobertura nacional, consulte um dos planos de seguro saúde. Os valores são baixos e isso pode trazer mais segurança para sua viagem.
  • Viaje conectado para poder se comunicar com taxi, hotel e seguro e para poder usar os aplicativos de museus, passeios e mapas. (Veja as opções de chip e internet no exterior)

Planejando a viagem

Você tem duas opções – Planejar sozinho sua viagem ou comprar com assistência de agência. Em qualquer uma dessas hipóteses, se estiver viajando com crianças ou quiser um roteiro personalizado para ajudar no dia a dia ou indicação de agência para pacotes ou aéreo e hotel, nos avise. Envie mensagem para o e-mail [email protected] ou WhatsApp

Se quiser planejar sozinho, aqui no post há várias dicas e links dos sites oficiais de vendas de passagem, hospedagem e todos os serviços que você vai precisar.


PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏨Hoteis.com
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 


Para fazer passeios guiados com guia brasileiro também podemos indicar um parceiro se vocês tiverem interesse. Envie um email para [email protected]

Deixe seu email para receber dicas de transfers e tours em Português na cidade. Por enquanto, minhas dicas são de  Dubai , Portugal (Lisboa, Porto), França ( Paris e redondezas), São Paulo e Itália (Milão, Roma e redondezas)  Clique aqui. Agora já posso acrescentar mais um a lista: Roma. Estes transfers eu conheço, testei, gostei e são serviços de Brasileiros pelo mundo. Fácil de agendar, confirmar e pagar. Clique aqui para solicitar orçamento de transfer 


Passagens aéreas promocionais. Pesquise aqui sua próxima viagem! 


Receba mais informações e valores





Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, bem como tem a certeza de estar usando um link seguro.

 

S H O P   T H E   T R I P

Clique nos itens e conheça os programas especiais dos nossos parceiros

Cidadania Portuguesa e ItalianaCooking in PortugalServiços de Brasileiros no exterior

S H O P   T H E   L O O K 

Clique nos itens e faça sua compra online


Fast Shop

Sestini

Amazon

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]

 

 

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.