Quer casar? A Basílica de Santo Antônio fica em Pádova

postado em: Europa, Museus 0

A cidade é conhecida por ser a cidade onde Santo Antônio, famoso franciscano português (também conhecido como Santo Antônio de Lisboa – cidade onde nasceu em 1195), passou parte de sua vida e gostaria de ter falecido (faleceu a caminho da cidade em 1231). A data de sua morte, 13 de junho, é festejada pelos paduanos como a festa del Santo.

Basilica de Santo Antonio
Basilica de Santo Antonio

 

Veja o tamanho da Basílica.  Reserve algumas horas para conhecê-la.  Há também museu muito bons.  Consulte o site e os horários de funcionamento.

Basilica de Santo Antonio
Basilica de Santo Antonio

Embora tenha nascido em Lisboa, Portugal, foi em Pádova que Santo Antônio viveu grande parte da sua vida e que chama de sua cidade. O santo está enterrado na imensa Basilica di Sant’Antonio.   O local é um destino de peregrinação desde a sua construção que começou logo no ano seguinte a sua morte.

Basilica de Santo Antonio

Um mix de estilo românico, gótico e bizantino, com uma cúpula cônica e sete outras cúpulas redondas, intensificado em 1424. No corredor norte está a Cappella di Sant’Antonio, do século XVI. Dentro do altar, que está pendurado com ex-votos os restos do santo.  O altar-mor por Donatello (1443-1450), restaurado em 1895, tem a escultura original, também por Donatello.

Basilica de Santo Antonio

 

No lado sul da igreja são quatro belos claustros, construídas a partir de 13 a 16 séculos.

Basilica de Santo Antonio

Santo António de Lisboa

Foi um dos intelectuais mais notáveis de Portugal, com grande cultura, deixou uma coletânea de sermões onde cita Plínio, Cícero, Séneca, Boécio,Galeno e Aristóteles, entre muitos outros. Tornou-o uma das mais respeitadas figuras da Igreja Católica e lecionou em universidades italianas e francesas. Foi o primeiro Doutor da Igreja franciscano.
Santo Antonio
Santo Antonio

 

 

O Santo casamenteiro

Apesar de não ter em seus sermões nada específico sobre casamentos, Santo Antônio ficou conhecido como o santo que ajuda mulheres a encontrarem um marido porque ajudava as moças humildes a conseguirem um dote e um enxoval para o casamento.

Santo Antonio
Santo Antonio

 

Reza a lenda que, certa vez, em Nápoles, havia uma moça cuja família não podia pagar seu dote para se casar. Desesperada, a jovem – ajoelhada aos pés da imagem de Santo Antônio – pediu com fé a ajuda do Santo que, milagrosamente, lhe entregou um bilhete e disse para procurar um determinado comerciante. O bilhete dizia que o comerciante desse à moça moedas de prata equivalentes ao peso do papel. Obviamente, o homem não se importou, achando que o peso daquele bilhete era insignificante. Mas, para sua surpresa, foram necessários 400 escudos da prata para que a balança atingisse o equilíbrio. Nesse momento, o comerciante se lembrou que outrora havia prometido 400 escudos de prata ao Santo, e nunca havia cumprido a promessa. Santo Antônio haviera fazer a cobrança daquele modo maravilhoso. A jovem moça pôde, assim, casar-se de acordo com o costume da época e, a partir daí, Santo Antônio recebeu – entre outras atribuições – a de “O Santo Casamenteiro”.  Fonte: Gomes Tobias

 

Basilica de Santo Antonio

Localização

Piazza del Santo 11, Pádua

Piazza del Santo
Piazza del Santo

Nosso álbum de fotos para inspirar

Basilica de Santo Antonio Basilica de Santo Antonio Basilica de Santo Antonio
Basilica de Santo Antonio Basilica de Santo Antonio Basilica de Santo Antonio

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!