Programa cultural: Visitando Museus em Milão

Nunca faltam lugares interessantes para ir em Milão.  A cidade tem uma programação cultural intensa e além das óperas e teatros, há muitas exposições temporárias e Museus em Milão com acervos permanentes.

Guarde este post no seu Pinterest!

 

A maioria dos Museus ficam em prédios históricos e, a visita vale ainda mais a pena.   Todos possuem fácil acesso, seja de carro, trem, metro ou ônibus.    O primeiro domingo do mês tem a tradição ter a entrada grátis, mas é bom sempre perguntar ou consultar o site antes. As exposições temporárias não costumam ser grátis. Neste dia, os museus ficam sempre mais cheios.

Nesta última viagem conheci 3 museus para completar minha lista.   Todos aceitam e incentivam a visita de crianças! Confira antes se há restrição de idade em determinadas exposições e se o conteúdo é de interesse.

  • MUDEC Museu della Cultura

O MUDEC fica pertinho de Navigli.   Aproveite para fazer um passeio combinado, museu (ou museus – porque o Armani Silos fica a poucos metros de distância), um passeio pelos canais de Navigli e um final de tarde com o típico Aperitivo Milanês.

O Museo delle Culture fica via Tortona 56 e foi aberto em 2014.  Quem for de metrô, deve descer na estação Porta Genova.

o que ver no Mudec Museu della Cultura
Arquitetura do Mudec Museu della Cultura

O projeto do museu é dos anos noventa, quando o Município de Milão comprou e reconstruir a antiga usina Ansaldo, em Porta Genova.  A a área industrial que estava abandonada virou um centro de atividades culturais.

Além de estar em um prédio restaurado,  estava com uma exposição incrível. Amei ainda mais o lugar.   Algumas fotos da mostra ETRO – GENERATION Paisley.

Etro no MUDEC em Milao
Etro no MUDEC em Milão

Para finalizar, um cafezinho e boas comidinhas no café do MUDEC.

o que ver no Mudec Museu della Cultura
Cafeteria do Mudec Museu della Cultura

Veja o vídeo

  • Armani Silos

Para os amantes da moda, este é um museu imperdível.  Quem não se liga muito em moda também vai gostar. A exposição está bem montada e visualmente bonita. Muito moderna e com estilo.

 Armani Silos
Armani Silos

Aberto em 2015, o Armani Silos é um espaço que apresenta toda a trajetória profissional de Giorgio Armani. Chama-se Silos porque fica num local onde havia um armazém de alimentos.

O prédio é de 1950 e o Museu foi aberto em 2015. São 4 andares com 600 roupas e 200 acessórios.

Exposição de Assessórios no Armani Silos
Exposição de Assessórios no Armani Silos
Coleções de Giorgio Armani
Coleções de Giorgio Armani

Ingresso 12€. Gratuito no primeiro domingo do mês. Próximo a Porta Gênova e Navigli.  Pode-se fazer um passeio combinado com o MUDEC.  Ficam bem pertinho um do outro.

Exposição de quadros no Armani Silos
Exposição de quadros no Armani Silos
  • Gallerie d´Italia

Em um palazzo (prédio histórico) belíssimo, ao lado do Teatro alla Scala e no final da Galleria Vittorio Emanuele II.  No prédio do Banco Comercial Italiano está a Gallerie d’ Italia. O projeto é do arquiteto milanês Luca Beltrami

Há uma sessão dedicada ao “Oitocentos” que é fruto da colaboração da Fondazione Cariplo e Intesa Sanpaolo (iniciativa privada) com 197 obras de arte, de Boccioni a Salvatore Garau. E uma sessão do museu dedicada ao “Novecentos” que fica no Palazzo della Banca Commerciale Italiana também na Piazza della Scala, com 189 obras de arte.

São 8300 metros quadrados. Os palácios que abrigam a galeria são obras de arte também. Projetados por arquitetos italianos do final do século 18 e início do 19, são os: Palazzo Anguissola Antona Traversi e Palazzo Brentani. A parte nova da galeria está na sede histórica do Banco Comercial.

Jardim de Alessandro Manzoni

Além disso, pode´se visitar o jardim em frente a casa de Alessandro Manzoni. Também com entrada pela Gallerie.

Aberto ao público desde outubro de 2015.  Há limoeiros e magnólias e algumas esculturas de arte contemporânea feitas por Joan Miró, Gio Pomodoro, Jean Arp e Pietro Cascella.

Há também uma fonte de nicho com um busto de Alexandre, o Grande, um símbolo da autoridade da família Anguissola e um sinal claro da paixão do Conde Antonio Carlo pela antiguidade clássica.

Aberto ao público em 2011, a Galleria fica na Piazza della Scalla, custa 5€ o ingresso e funciona de terça a domingo. Imperdível. www.gallerieditalia.com

Outros museus em Milão

Estes eu já visitei e gostei demais. Tem post aqui no blog

S H O P   T H E   T R I P

Clique nos itens e conheça os programas especiais dos nossos parceiros

Cooking in PortugalServiços de Brasileiros no exterior

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏠 Guias de Viagem PDF - Campos do Jordão, Penedo, Foz
🎟️GRUPOS PARA DUBAI
🎟️GRUPOS PARA PATAGONIA
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: contato@maripelomundo.com.br

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!