Programa cultural: Visitando Museus em Milão

Nunca faltam lugares interessantes para ir em Milão.  A cidade tem uma programação cultural intensa e além das óperas e teatros, há muitas exposições temporárias e Museus em Milão com acervos permanentes.

Guarde este post no seu Pinterest!

A maioria dos Museus ficam em prédios históricos e, a visita vale ainda mais a pena.   Todos possuem fácil acesso, seja de carro, trem, metro ou ônibus.    O primeiro domingo do mês tem a tradição ter a entrada grátis, mas é bom sempre perguntar ou consultar o site antes. As exposições temporárias não costumam ser grátis. Neste dia, os museus ficam sempre mais cheios.

Nesta última viagem conheci 3 museus para completar minha lista.   Todos aceitam e incentivam a visita de crianças! Confira antes se há restrição de idade em determinadas exposições e se o conteúdo é de interesse.

  • MUDEC Museu della Cultura

O MUDEC fica pertinho de Navigli.   Aproveite para fazer um passeio combinado, museu (ou museus – porque o Armani Silos fica a poucos metros de distância), um passeio pelos canais de Navigli e um final de tarde com o típico Aperitivo Milanês.

O Museo delle Culture fica via Tortona 56 e foi aberto em 2014.  Quem for de metrô, deve descer na estação Porta Genova.

o que ver no Mudec Museu della Cultura
Arquitetura do Mudec Museu della Cultura

O projeto do museu é dos anos noventa, quando o Município de Milão comprou e reconstruir a antiga usina Ansaldo, em Porta Genova.  A a área industrial que estava abandonada virou um centro de atividades culturais.

Além de estar em um prédio restaurado,  estava com uma exposição incrível. Amei ainda mais o lugar.   Algumas fotos da mostra ETRO – GENERATION Paisley.

Etro no MUDEC em Milao
Etro no MUDEC em Milão

Para finalizar, um cafezinho e boas comidinhas no café do MUDEC.

o que ver no Mudec Museu della Cultura
Cafeteria do Mudec Museu della Cultura

Veja o vídeo

  • Armani Silos

Para os amantes da moda, este é um museu imperdível.  Quem não se liga muito em moda também vai gostar. A exposição está bem montada e visualmente bonita. Muito moderna e com estilo.

 Armani Silos
Armani Silos

Aberto em 2015, o Armani Silos é um espaço que apresenta toda a trajetória profissional de Giorgio Armani. Chama-se Silos porque fica num local onde havia um armazém de alimentos.

O prédio é de 1950 e o Museu foi aberto em 2015. São 4 andares com 600 roupas e 200 acessórios.

Exposição de Assessórios no Armani Silos
Exposição de Assessórios no Armani Silos
Coleções de Giorgio Armani
Coleções de Giorgio Armani

Ingresso 12€. Gratuito no primeiro domingo do mês. Próximo a Porta Gênova e Navigli.  Pode-se fazer um passeio combinado com o MUDEC.  Ficam bem pertinho um do outro.

Exposição de quadros no Armani Silos
Exposição de quadros no Armani Silos
  • Gallerie d´Italia

Em um palazzo (prédio histórico) belíssimo, ao lado do Teatro alla Scala e no final da Galleria Vittorio Emanuele II.  No prédio do Banco Comercial Italiano está a Gallerie d’ Italia. O projeto é do arquiteto milanês Luca Beltrami

Gallerie d´Italia Palazzo Anguissola Antona Traversi
Gallerie d´Italia -Palazzo Anguissola Antona Traversi

Há uma sessão dedicada ao “Oitocentos” que é fruto da colaboração da Fondazione Cariplo e Intesa Sanpaolo (iniciativa privada) com 197 obras de arte, de Boccioni a Salvatore Garau. E uma sessão do museu dedicada ao “Novecentos” que fica no Palazzo della Banca Commerciale Italiana também na Piazza della Scala, com 189 obras de arte.

Gallerie d´Italia em Milão
Gallerie d´Italia em Milão

São 8300 metros quadrados. Os palácios que abrigam a galeria são obras de arte também. Projetados por arquitetos italianos do final do século 18 e início do 19, são os: Palazzo Anguissola Antona Traversi e Palazzo Brentani. A parte nova da galeria está na sede histórica do Banco Comercial.

Gallerie d´Italia em Milão
Gallerie d´Italia em Milão

Jardim de Alessandro Manzoni

Além disso, pode´se visitar o jardim em frente a casa de Alessandro Manzoni. Também com entrada pela Gallerie.

Aberto ao público desde outubro de 2015.  Há limoeiros e magnólias e algumas esculturas de arte contemporânea feitas por Joan Miró, Gio Pomodoro, Jean Arp e Pietro Cascella.

Há também uma fonte de nicho com um busto de Alexandre, o Grande, um símbolo da autoridade da família Anguissola e um sinal claro da paixão do Conde Antonio Carlo pela antiguidade clássica.

Gallerie d´Italia em Milão Jardim de Alessandro Manzoni
Gallerie d´Italia em Milão Jardim de Alessandro Manzoni

Aberto ao público em 2011, a Galleria fica na Piazza della Scalla, custa 5€ o ingresso e funciona de terça a domingo. Imperdível. www.gallerieditalia.com

Outros museus em Milão

Estes eu já visitei e gostei demais. Tem post aqui no blog

S H O P   T H E   T R I P

Clique nos itens e conheça os programas especiais dos nossos parceiros

Cidadania Portuguesa e ItalianaCooking in PortugalServiços de Brasileiros no exterior

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!